terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dicionário Básico de Estrangeirismos Ingleses

A [áudio] (áudio ) – Tecla que aciona o áudio


A-B Repeat ( repetir de A a B ) – Tecla de controle remoto de aparelho como homethater que passibilita repetição de faixas entre dois pontos predeterminados.

ABS [ Antilocking Braking System] - (antibloqueio de travagem ) -Sistema de frenagem à prova de travamento das rodas. Melhora o desempenho da frenagem em pista escorregadia.Os primeiros sistemas deste tipo de freio foi desenvolvido para aeronaves e introduzido na década de 1950. O sistema atual foi criado pela empresa alemã Bosch, sendo disponibilizada para uso em 1978.

Access ( Acesso ) – Sistema de gerenciamento de dados da Microsoft e que permite o desenvolvimento rápido de aplicações qu envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.Seu nome completo é Microsoft Office Access, também conhecido como MSAcess.

Acid house – ( Casa do ácido ] estilo da música eletrônica, sub-vertente da house. Teve sua primeira aparição no meio dos anos 80. O Acid House é a mistura de elementos da house com o som pesado e graves fundos do sintetizador Roland TB-303. O termo “acid” deriva do consumo de várias drogas de festa, tais como o LSD (chamado vulgarmente de “ácido”) e o Ecstasy.Esse estilo era exclusivamente um fenômeno de Chicago, mas rapidamente os singles cruzaram o Atlântico e a Acid House assumiu o controle nas festas em Londres em 1987. O smiley, um sorriso dentro de uma bola amarela, virou emblema dos adeptos do acid house e era estampado em camisas. Porém, a fim de 1989, este estilo caiu no abandono.



AC in – ( alternating current ) Entrada de CD Player

AC Mains – ( alternating current ) Tomada para o cabo de força



AC-3 ( DVD ) – [ o mesmo que dolby digital, o sistema de som mais comum paraDVD , que permite um grande envolvimento sonoro com 51( ou cinco !) canais de audio. Os cinco canais sáo reproduzidos por trës caixas de som dianteiras ( esquerda, central e direita ) , por duas traseiras ( esquerda e direita e mais o subwoofer

Add ( adicionar ) –Função em aparelho de TV a qual adiciona ou retira canais da memória.

Add ch [ add channel ] ( adicionar canal ) – Função em aparelho de TV que adicionar canal canal em sua memória.

Active control ( caontrole ativo ) - Comando que ajusta automaticamente a qualidade da imagem em aparelhos de video.

Adjust {édijâst } (Ajuste) Comando de certos aparelhos eletro-eletrônicos para ajustar horas, sintonia, etc.

Advanced {édvânced} ( avançado ) O que é avançado,melhorado, etc. Curso, aparelho, etc.

A.Fine[ ] ( perfeitamente )Comando de aparelho eletro-eletrônico para que a sintonia Fino de áudio

AFC [automatic frequency control ] ( Controle automático de frequência ) – Recurso de televisor que faz com que o televisor, ao selecionar um canal, procure automaticamente seu melhor ponto de recepção , tomando como referência o ajuste de sintonia que está memorizado para aquele canal.

Affair {éfér}- 1 (ocupação ) - Negócio, assunto, transação,etc. 2 ( namoro ) - Pequeno envolvimento amoroso.

After shave {éftérshêiv} – ( Após barbear-se ) – Loção usada após barbeação, depilação , etc.

AGP – [ Accelerated Graphics Port ] ( Porta gráfica acelerada ) -Informática - Porta para placas graficas(GPU) em um computador.

A I [artificial intelligence ] - ( Inteligência artificial ) 2 (acoustic image ) – Imagem acústica.



AIDS {êids} [Acquired Immunological Deficiency Syndrome] ( Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ) - Doença grave, contagiosa transmitida por via sexual ou sanguínea causada pelo vírus HIV.

Air ( ar ) - Comando da máquina de lavar

Air-bag {érbég} - ( saco de ar ) - Bolsa de ar que nos automóveis infla-se em colisões graves, protegendo a cabeça do motorista e do passageiro.

Air-mail {Er-mêil} – ( Correio aéreo) - Siostema de entrega de correspondências por avião.

AI –sleep - Dispositivo que faz com que o aparelho desligue no fnal da reprodução de todos os CDs posicionados.

Alarm [alârm] - (Alarme) - Dispositivo que faz soar um som em tempo programado em aparelhos providos de sistema despertador.

All discs – ( Todos os discos ) - Comando de aparelho Micro system que o programa para tocar todos os discos da bandeja.

All included ( todo incluído ) - Serviço com tudo incluído ( O mesmo que All inclusive )

All inclusive ( Tudo incluído ) – Serviço como viagens, excursões, etc. em que está incluído todo o necessário, como hotel, alimentação, bebidas, passeios, etc.

All off {óulóf} (Todo desligado) - Comando de aparelho que desliga todo o sistema.

Alt [ alternate ] (alternar ) - Função do teclado do computador

Alt Gr [ alternate Graphics ] ( Gráficos alternativos ) - Tecla do teclado de um PC que correspondente às teclas “Ctrl” e “Alt” pressionadas juntas. Está presente somente em alguns teclados, localizada do lado direito da barra de espaços, escrita em sua abreviação, “AltGr”.

Alt Shift – [ alternate shift ] Tecla de atalho de PC



AM [ êi-êm ]{ Amplitude Modulation } – ( Amplitude Modulada ) – Tipo de sinal de rádio ; este termo quando em destaque em determinados aparelhos, como microsystem por exemplo, indica que este modo está AM atividade . 2. { Anti-meridien} – ( Anti Meridiano ) - Em relógios significa o horário de 1 às 12 antes do meio-dia. / ( gravação de AM )



Ambient ( gênero musical )



American ( Americana ) - Tipo de tela na reprodução de filmes em DVD ( 1, 85 : 1 )

American terrier - é uma raça canina. Os American Staffordshire Terriers foram reconhecidos pelo Kennel Clube Americano em 1936. A raça é membro do grupo dos Terriers e dos Molossos. O American Staffordshire Terrier tem sua origem na américa do norte, mas descende do cruzamento de 2 raças inglesas: O Terrier Inglês e o Bulldog. Do Terrier Ingles o American Staffordshire herdou as características de exímio caçador, do Bulldog herdou a força e resistência.

AMS [ Automatic Music Sensor ] ( Sensor automático de músicas ) - Função de microsystem que busca em alta velocidade o início da faixa corrente e das duas faixas prévias, ou das três faixas subsequentes. •

Analog mode – ( Modo analógico) – Modo não digital.

Anel shuffle – Avanço e retrocesso rápidos // ( ou anel shutle )

Angle – (Ângulo) - Comando de DVD para ver uma mesma cena reproduzida em outros ângulos nos quais tenham sido gravadas.

Anntena (antena ) - Entrada para terminais de antena em aparelhos como TV ou microsystem.

Antidoping { ântidópin } – (anti dopante) - Adj. E s.m. exame que visa a detectar a presença de substância estimulante caracterizadorade de doping , no organismo do atleta ou animal.

AP - [ Associated Press ] ( imprensa associada ) - Agência de notícias com sede em Nova York.

Apartheid - {apártáid } – ( à parte) - Extinto sistema político e social de segregação dos negros na África do Sul e que vigorou de 1948 a 1995.



Apart-hotel [ Apartment – hotel ] - Prédio de apartamentos com serviços de hotelaria, tais como refeitório, lavanderia, entre outros, como num hotel. Ttambém chamados flat services ou simplesmente flats, começaram a surgir no Brasil nos últimos anos da década de 1920. Eram construídos para utilização mista, isto é, poderiam ser ocupados tanto por moradores permanentes, que se utilizavam dos serviços de hotelaria,quanto destinados ao aluguel temporário, como em um hotel. Apart-hotel -Edifício para aluguel de apartamentos completos e no qual se oferecem serviços próprios de hotel. Os apart-hotéis, também chamados flat services ou simplesmente flats, começaram a surgir no Brasil nos últimos anos da década de 1920. Eram construídos para utilização mista, isto é, poderiam ser ocupados tanto por moradores permanentes, que se utilizavam dos serviços de hotelaria,quanto destinados ao aluguel temporário, como em um hotel.







APC { Automatic Picture Control } - (Controle automático de imagem ) Tecla de controle remoto de aparelho eletroeletrônico como TV Imagem pessoal ou mudar para alto pessoal

A. Prog. – Tecla do controle remote de TV.

American bar ( bar americano) . Bar tipo americano que têm bancos para sentar e o balcão bem comprido.

American staffordshire-terrier – O mesmo que American terrier.



Ampersand - ( ampersand ) - O Sinal gráfico “&”que significa o conectivo “e”.

AMPS –{ Advanced Mobile Phone System} ( Sistema Avançado de telefone celular ) - Foi a primeira geração de sistemas celulares, formada por sistemas analógicos (que só permite a transmissão de voz). Desenvolvido pelo Bell Labs nos Estados Unidos (1979) entrou em operação naquele país em 1983 tornando-se o sistema analógico dominante em escala mundial.

APC – [ Automatic Picture Control ] – ( Controle Automático de Imagem ) - Tecla de controle remoto de aparelho eletroeletrônico ( DVD, etc. ) que exibe os seus ajustes tais quais feitos na fábrica.

APMS – Função de aparelho eletro-eletrônico como o microsystem que armazena na memória as faixas que se deseja gravar.

Appolo (Apolo ) – Missões espaciais da NASA , das quais a de número 11, ou Appolo11 pousou em solo lunar em de julho de 1969.

Approach – ( aproximação) - Modo de tratar ou encarar (algo); visão de um problema; modo de enfocar ou lidar com; abordagem.

April ‘ [épril] - O mês de abril.

APSS [ Auto Program Search System ] ( sistema auto-programado de busca ) – Recurso de Microsystem que localiza automaticamente o início de qualquer faixa de música. / ( APSS / PREVIEW ) Retrocesso / retrocesso com música / APPS / CUE – Avança / avanço com música

Arcade ( VAC ) Arcade ou fliperama, como é tradicionalmente conhecido no Brasil, é um videogame profissional usado em estabelecimentos de entretenimento. Este video game é composto por um gabinete (caixa de madeira ou material plástico), tubo de imagem (CRT), monitor (componentes para geração da imagem, como fly-back, resistores, capacitores etc), fonte de alimentação, e sistema de jogo.

Arenacross – Uma das várias categorias do motocross.

ASP [Active Server Pages ] ( ) - Linguagem de programação de criação de sites com conteúdo dinâmico e interativo, com páginas leves de alto desempenho e total segurança ; curso através do qual se aprende tal linguagem.

Assembler ( montador ) - Programa de computador que efetua a montagem de uma linguagem de montagem (assembly) para código de máquina.

Assembly ( montagem )

Atlantis { atlântis } – ( ) – ônibus espacial. Foi o quarto veículo deste tipo a ser construído pela NASA. Recebeu o nome de Atlantis, em honra do primeiro navio de pesquisa oceanográfica dos EUA, com o mesmo nome. Realizou seu primeiro vôo em 3 de outubro de 1985. Lançou várias sondas, e tem participado na construção da ISS. O Atlantis foi o primeiro ônibus espacial a se aposentar.



ATM ( Automatic Teller Machine ) – Caixa Automático, Caixa Eletrônico - Meio criado pelos bancos para facilitar as transações bancárias, no caixa automático o cliente é responsável por toda a operação dessa maneira os custos de transação das ATMs são mais baratos do que aqueles realizados na boca do caixa.





ATR - Tracking digital



Audio (Áudio ) – Tecla que em certos aparelhos eletro-eletrônicos permite acesso à saída de som.

Audio out/in

Audio output ( modo de saída de áudio )

Auto – (automático ) - ( auto /PRG )

Auto image ( Imagem automática ) – Tecla de controle remoto de TV

August { ógust } - O mês de agosto

Autoclean {óutôclin} – ( Auto limpante ) - Dispositivo de certos aparelhos, forno de fogão, etc., de realizar a própria limpeza

Auto demo [ automatic demonstration ] (demonstração automática ) Recurso pelo qual se demonstra os principais recursos do televisor Apresenta todas as possíveis programações realizadas nos menus do televisor

Auto head cleaning ( limpeza automática da cabeça ) - Sistema de limpeza automática das cabeças

Auto image ( imagem automática ) - Ajustar automaticamente rapidamente de acordo com um dos critérios que vem gravados na memória do televisor pré-programados da mesma função.

Autocross {óutôcrós} –( ) –Competição automobilística para pilotos adolescentes, em pista apropriada

Auto off – ( desligamento automático ) – Recurso de aparelho eletrônico que o permite desligar-se automaticamente em hora programada.

Autopower {óutôpower} – ( ligação automática ) – Recurso de que dispõe certos aparelhos de ligar por si mesmos.

Autopower off - ( ) - Desliga automaticamente o aparelho após minutos sem utilização.

Auto Prg [ Auto progamation ] ( Programação automática ) – Tecla de controle remoto de TV que a posibilita realizar a própria programação.

Auto repeat – ( repetição automática ) - Repete a reprodução da fita ao final.

Auto replay – ( ) Para selecionar a reprodução contínua no modo

Autoplay ( leitura automática ) Recurso introduzido no Windows XP , examina recém-descobertos removíveis de mídia e dispositivos e, com base no conteúdo, como fotos, arquivos de música ou vídeo, lança um aplicativo adequado para reproduzir ou exibir o conteúdo. [1] É intimamente relacionada com a AutoRun recurso do sistema operacional. AutoPlay foi criado para simplificar o uso de periféricos dispositivos - MP3 players , cartões de memória , dispositivos de armazenamento USB e outros - iniciar automaticamente o software necessário para acessar e visualizar o conteúdo desses dispositivos. AutoPlay pode ser reforçada por AutoPlay compatível com software e hardware. Ele pode ser configurado pelo usuário para associar aplicações favoritas com eventos AutoPlay e ações.

Auto scan ( Auto escaneamento ) – Recurso de microsystem que realiza a varredura automática de sintonias do rádio.

Auto shut off - ( Desligamento automático ) – Recurso de certos aparelhos eletroeletrônicos que o faz desligar automaticamente se esse ficar por mais de 15 minutos sem rceber sinal de canal sintonizado (por sair do ar ) ou sem receber qualquer sinal de entrada de vídeo.

Autostop {óutuistóp} - ( Auto encerramento ) - Recurso de que dispõe certos aparelhos, especialmente toca-fitas para desligar por si ao final do uso.

Auto tracking ( rastreamento automático ) – Dispositivo de sintonia automática.

Auto switch –off ( auto desligamento ) – Recurso de televisor que faz com que se Desligue automaticamente cinco minutos após a emissora sintonizada sair do ar.

Aux. [ auxiliary ] - ( auxiliar ) – Recurso de que dispõe certos aparelhos eletro-eletrônicos como microsystem de se conectar a uma outra fonte.

AVL – [ Automatic Volume Limiter ] ( Limitador automático de volume ) – Recurso de televisor que diminui temporariamente a diferença de volume do som entre uma emissora e outra e minimiza o efeito desagradável de comerciais mais altos do que a programação normal. É também uma opção, ativada através de software ou hardware, em tocadores de música tais como, vídeo cassete, MP3players e leitores de CD ou outros dispositivos usados com fones de ouvido, que limita o nível máximo de volume. O objetivo deste é parar os fones de ouvido abafando todos osoutros ruídos, e para limitar o ruído dos auscultadores ser ouvido por outras pessoas. Também pode impedir que ouvintes de danificar sua audição. Este limite de volume pode ser ajustado pelo fabricante ou personalizado pelo usuário.

Auto tune ( sintonia automática )- Recurso de rádio que corrige desafinações. Também é utilizado para corrigir as performances no vocal e instrumental. É usada ainda para disfarçar imprecisões e erros, permitindo assim que muitos artistas possam produzir mais precisamente suas musicas. Além de ser utilizado para mudar sutilmente a altura do som, pode ser usado, com alguns ajustes, como um efeito deliberadamente preparado para distorcer a voz humana. O Auto-Tune tornou-se equipamento padrão para gravação em estúdios.

O Auto-Tune foi criado por Andy Hildebrand, que utilizou como base seu trabalho sobre a exploração de dados sísmicos, misturando-o com programas derivados de som, o que resultou no efeito Auto-Tune. O efeito Auto-Tune ficou conhecido por ter um uso extremo empregado na canção Believe (1998) da cantora norte-americana Cher (efeito Cher). O rapper norte-americano T-Pain é um dos músicos atuais que vêm revitalizando o efeito.



Axé-music ( Música axé ) - Gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do carnaval de Salvador, que mistura frevopernambucano, forró, maracatu, reggae e calipso.

A palavra “axé” é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. Expressão corrente no circuito musical soteropolitano, ela foi anexada à palavra da língua inglesa music pelo jornalista Hagamenon Brito para formar um termo que designaria aquela música dançante com aspirações internacionais[2].

Com o impulso da mídia, o axé music rapidamente se espalhou pelo país todo (com a realização de carnavais fora de época, as micaretas), e fortaleceu-se como indústria, produzindo sucessos durante todo o ano.



AZT [ Azidovudina ] - Medicamento utilizado no tratamento da AIDS.











BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB





Baby {bêibi } – ( bebê; gíria : broto , belezinha ) - Forma carinhosa de se dirigir a alguém , especialmente pessoa jóvem, meiga, doce, ingênua e de ar infantil.

Babydoll { bêibidól } ( Bebê boneca ) – Peça íntima feminina para dormir, criada na Inglaterra em 1756.

Baby liss ( baby liss )Aparelho que modela o cabelo em certo tipo de penteado. O Baby Liss tira o volume dos cabelos cacheados, crespos ou armados e pode, também, dar volume e movimento aos cabelos mais lisos. É possível usar este aparelho em qualquer comprimento de cabelo. Os curtinhos ficam supercharmosos quando ganham volume ou movimento, valorizando o corte e os traços do rosto. Com este aparelho é possível fazer coisas bem elaboradas, porém ele é muito útil em penteados rápidos, nos retoques de última hora e para definir movimento das ondas e cachos.

Baby-look {bêibiluk} – ( visual angelical ) – Modo de vestir-se com a blusa ou camisa de malha grudada ao corpo.

Baby-sitter { bêîbissítér } - ( baby-sitter ) - Pessoa geralmente jovem paga para cuidar de crianças enquanto os pais estão fora de casa, principalmente à noite.



Back {bék } - ( atrás) - Zagueiro , jogador de futebol que joga na defesa ( atrás ). Refere-se também ao passado.



Backing vocal { béquin-vôcâl } – ( Vocal de trás ) - Voz que auxilia a voz do cantor principal numa banda, grupo de música, etc.



Background { bék-gráund } – ( ) 1. Tudo o que constitui o fundo de uma cena(vozes, ruídos, música,etc.) ; 2. Tudo o que constitui a base ou os antecedentes de um fato; 3. Tudo o que constitui a base intelectual, técnica ou científica de uma pessoa.



Back side { bék-sáid } – ( ) Espécie de manobra que se faz no surf em que se dropa de costas para a onda.



Backspace ( retrocesso ) É a tecla que apaga o que você selecionar. Os teclados mais modernos não vêm mais escrito “Backspace”, mas sim uma seta apontada para a esquerda.



Backup [ bécâp ] - ( ) Cópia de segurança de arquivos. 1. Diz-se de ou procedimento ou unidade reserva que se utiliza quando de falha no procedimento ou unidade do computador original. Diz-se de , ou cópia de um arquivo que se mantém como reserva / Mantém emissoras pré-ajustadas ainda que o aparelho seja desligado..



Backward ( Para trás ) – Tecla de controle remoto de hometheater que realiza uma busca na mídia de alguma parte já passada, retrocedendo-a.



Bacon {bêicon } – ( toucinho) toucinho defumado.



Bad boy { béd-bói } – ( garoto mau ) – Jovem irreverente, rebelde, geralmente violento e transgressor das normas sociais.

Balance ( equilíbrio ) Ajusta o equiíbrio do som nas caixas acústicas.

Ballade ( balada ) - Tipo de música (visor )

Banana split { banana splít } - ( corte da banana ) - Espécie de lanche feito com banana. / banana e calda. mistura de sorvete, / sobremesa servida à base de sorvete e bananas. É considerada um tipo de sundae. Na sua forma clásssica é servida numa travessa em forma de barco. A banana é cortada ao meio longitudinalmente e colocada na travessa. Apesar de variar os sabores, tipicamente são servidas sobre a banana bolas de sorvete de baunilha, chocolate e morango. É comum servir o sorvete com calda ou xarope de chocolate, morango ou caramelo. Por últio é guarnecida com nozes, castanhas nou amêndoas quebradas em pedaços pequenos.



Band ( banda ) – Comando de aparelho como microsystem que seleciona a banda de tranmissão de rádio AM ou FM.



Band-aid { bandêid } – ( fita de socorro ) – Tira compequeno pedaço de gaze que protge ferimentos leves contra poeira, etc.



Band leader {bênd-lídâr } –O principal componente e uma banda de música, especialmente de rock in roll e geralmente o vocalista, compositor, idealizador, etc.



Bands ( A, B, SMP )



Bang-Bang ( Bang-bang ) –Designação dada aos filmes de farwest com tiroteios como atração principal.



Banners { bânêrs} – ( insígnia ) - Cartazes utilizados para propaganda.



Barman { bármen }- ( homem do bar ; homem do balcão ) – Emregado que prepara e serve bebidas em bar.



Baseball [ bêiziból ] – ( bola na base ) – Jogo em que uma pequena bola é arremessada com um bastão especial, numa disputaentre dois times , de nove jogadores cada um, num campo de quatro bases, ou seja, posições em que os jogadores se revesam.



Basset hound – Tipo de cão farejador.



BBC [ British Broadcasting Corporation ] ( Corporação Britânica de Radiodifusão ) - Emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922.



B-boy - Pessoa que se dedica ao breakdance (estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. ) ; o mesmo que breakdancer ou breaker.



B-boying -- Estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos.; o mesmo que breakdance , breaking ou break.



BBS [ bass boost system ] - ( sistema de aumento de grave ) - Recurso de microsystem que controla as batidas do som captando as notas mais graves da música reproduzida e as aumenta ou neutraliza.





Basket Ball { báskét-ból } - ( bola ao cesto ) - Jogo que se disputa entre dois quintetos, que procuram fazer passar uma bola por um aro metálico de 45 cm de diâmetro, suspenso a três metros do solo.

BASIC – [ Begginer‘s All-purpose Sybolic Instruction Code ] – { Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes } - Linguagem algébrica usada por engenheiros, cientistas e outros programadores não profissionais.

Battery ( Bateria ) – Compartimento onde se coloca a bateria em aparelhos que requerem este dispositivo.

Beagle ( cão de caça ) - Raça de cães de pequeno e médio porte.são sabujos, (nome dado aos cães farejadores como o beagle, o bloodhound ou o basset hound ) desenvolvidos principalmente para o rastreamento de coelhos, lebres e outros animais de caça. Eles têm um olfato afiado e o seu instinto de rastreamento faz com que essa raça seja usada como cães farejadores em atividades como importações proibidas de produtos agrícolas e de gêneros alimentícios em quarentena em todo o mundo. Beagles são inteligentes e são populares como animais de estimação por causa de seu tamanho, temperamento, e ausência de problemas de saúde genéticos. Essas características também tornam o cão um alvo para testes em animais.

Beagle 2 ( espião 2 ) - Modulo de sonda orbital de superfície Mars Express lançado a Marte e que perdeu o contato após pousar em Marte.

Beatnick ( beatnick ) – Movimento cultural norte-americano da década da década de 50 e início dos anos 60 (beat generation), que contestava os valores, padrões e modo de vida da sociedade materialista e afluente dos Estados Unidos da América. O termo é híbrido do inglês beat ( gasto, corroído ) mais o elemento nik, que aparece nos vocábulos russos lunik, sputnik, designativos de satélites artificiais Diz-se também apenas beat. Teve como representantes mais expressivos os poetas Jack Kerouac e Ginsberg.



Beat ( toque de tambor; compasso) - Gênero de música pop desenvolvido no Reino Unido no começo da década de 1960.Estilo musical oriundo da Inglaterra. Trata-se de uma fusão de rock and roll, doo-wop, skiffle e R&B/soul. Grupos de beat tinham caracteristicamente formações simples, dominadas pelo uso de guitarras, harmonias vocais e melodias pegajosas. Numa outra acepção é a forma reduzida de beatnick , mas a música beat não tem relação com este movimento cultural.

Beat box ( relativo à cultura hip-hop )



Beat proof ( redutor de ruído ) – Recurso de microsystem que reduz ruído durante a gravação em AM.



Belearic beat ( estilo musical )



Badminton ( badminton) - Esporte jogado por dois jogadores adversários ou dois pares opostos, que assumem posições em metades opostas de um corte retangular que é dividida por uma rede. Os jogadores marcam pontos, batendo uma peteca com raquete sua para que ela passe sobre a rede e terras em metade dos seus adversários do tribunal. Cada lado só pode atingir a peteca uma vez antes de passar sobre a rede. Uma jogada termina quando a peteca toca no chão.

Bee-bop ( bee-bop ) - Estilo do jazz que surgiu em Nova York nos anos 1940. Ele é considerado a primeira versão moderna do jazz com harmonias prolongadas e ritmos quebrados. O termo bee-bop é uma derivação, segundo para alguns, dos gritos de “arriba” dados nas apresentações de bandas latino-americanas. Para outros, no entanto, ele é uma onomatopeia que remete à sonoridade que distingue esse estilo das variações tradicionais do jazz. O bebop foi o estilo musical preferido dos beatniks e teve vários de seus elementos incorporados à literatura e ao modo de vida da chamada geração beat. Entre os expoentes do gênero estão Dizzy Gillespie, Charlie Parker e Thelonious Monk. A influência do bebop vai do rock’n’roll original até o drum’n’bass, passando pelo rock progressivo.

Beeper ( beeper ) - Dispositivo portátil que emite um sinal e ao mesmo tempo registra um número de telefone para contato.

Behaviorismo ( behaviorismo ) - Estudo psicológico fundado tão-somente na observação do físico ( o comportamento ), com rejeição da observação interior ou introspeção. O termo é híbrido do inglês behave ( comportar-se ) mais o sufixo “ismo” da língua portuguesa.



Best-seller ( melhor vendedor ) - Livro ou autor que é grande êxito de vendas.

Betomax – Formato de fita videotape não VHS.

Beverly Hills – ( Beverly Hills) – Direta em que se recomenda apenas um tipo de fruto durante 15 dias, sem limite de quantidade. Também conhecida como dieta do abacaxi.

B-girl – Garota que se dedica ao breakdance ( estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. ) ; o mesmo que breakdancer e breaker.

BHC [ Benzane hexachloride ] - ( Hexacloreto de benzeno ) - Fungicida

Bias - Botão e seleção de fitas

Bicicross [ bícicrós ] - (Cruzada de bicicletas) - Corrida de bicicletas, geralmente em locais acidentados.

Big [ big ] - ( grande ) - Grande , sensacional . notável , extraordinário.

Big band

Big bang [ big-bâng ] - (grande estouro ) - A explosão original que gerou o Universo há 14 bilhões de anos , segundo

Big boss [ big-bós ] – ( grande chefe ) -Aquele que se destaca em algum ramo de atividade, tornando-se referencial. Ex. Tim Maia ,Big Boss do soul brasileiro.

Big brother [ big-bródhér ] - Programa televisivo inventado no no ano de no qual os telespectadores participam indicando qual dos competidores, reclusos em uma residência e sob observação deverá ganhar a disputa . Tem o nome inspirado no romance “1984” de George Orwell, lançado em no qual todas as pessoas estão sob constante vigiância pelo enigmático ditaor da Oceania, “Big Brother”

Big stick – ( grande porrete ) – Política do presidente estadunidense Theodore Roosevelt para descrever o estilo de diplomacia empregada como corolário da Doutrina Monroe, a qual especificava que os Estados Unidos da América deveriam assumir o papel de polícia internacional no Ocidente.

o termo vem do provérbio africano, “fale com suavidade e tenha à mão um grande porrete”, implicando que o poder para retaliar estava disponível, caso fosse necessário.

Bike (bicicleta) - Bicicleta

Bip ( bip ) - Som de advertência emitido por computador ou aparelho eletrônico.

Bit [bít ]- ( bocado; alguma coisa ) – Termo da Informática , que se refere à menor unidade de informação; dígito binário ;unidade de medida correspondente à menor quantidade de informação capaz de ser transmitida por um sistema.

Black Berry (amora ) - Aparelho que possui funções de editor de textos, acesso à Internet, e-mail e tecnologia IPv6. É o aparelho que deu origem à categoria dos smartphones.

Black metal ( metal negro ) - Vertente do rock que evoluiu no início dos anos 80 paralelamente ao death metal, um outra vertente do metal extremo. É um estilo sombrio, cru e agressivo e incorpora em suas letras temas como o satanismo e o paganismo (em particular a mitologia nórdica), em alguns casos neo-nazismo. Várias bandas de black metal tiveram influências do punk.



Black music – ( música negra ) - Grupo de gêneros musicais que emergiram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos em países colonizados por um sistema agrícola baseado na utilização de mão-de-obra escrava (plantation). É comum em toda a América, onde o uso de mão-de-obra escrava negra foi amplamente utilizada. As músicas tribais africanas foram trazidas pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaram com outros ritmos europeus, formando novos gêneros musicais. É também conhecida como música afro-brasileira no Brasil e música afro-americana nos Estados Unidos.



Black-out [blé-cált] - ( apagão de luzes ) - Escurecimento completo, causado pela interrupção de energia elétrica. / Colapso no sistema de transmissão de energia elétrica ; apagão / Ausência do suprimento de energia elétrica em uma grande área metropolitana por um longo período de tempo, quer por alguma pane, quer por medida de segurança, como durante ataques aéreos sobre cidades durante guerras.



Black Power [ bléqui-páuér ] - ( Poder negro ) - Movimento cultural e musical formado pelos negros norte-americanos no final dos anos 60 e início do anos 70 para reivindicar direitos iguais e enfatizar o orgulho da raça negra. Os seus adeptos deixavam o cabelo crescer alto e arredondado e usavam calças boca-de-sino, que iam até o umbigo com cintos grossos e sapatos de saltos grossos e altos.



Black-tie [ bléqui-tái ] – ( gravata preta ) - Traje masculino ceremonioso, constituído de paletó preto, lapelas de cetim, faixa de cintura e calças da mesma cor. O mesmo que smoking.



Blast – ( som de instrumento de sopro ) - Função de som (DBB)

Blaster- ( DBB ) Blaster ou Lovesan foi um worm direcionado aos computadores executando o sistema operacional Windows que se espalhou pela Internet no ano de 2003. Sua programação direcionava um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) ao site de atualização do Microsoft Windows. Os computadores infectados apresentavam instabilidade no sistema que em geral provocava o encerramento do sistema por finalizar o processo de RPC do Windows. O worm utilizava uma falha neste serviço corrigida um mês antes para conseguir se replicar. O autor de uma das variantes deste worm foi identificado e preso pela polícia dos Estados Unidos, confessando sua culpa.

[editar]

Blazer [ blêizér ] – ( blazer) - Jaqueta esporte, leve e folgada.

Blended [ blêndéd ] – ( misturado; combinado ) Whisky que se constitui numa mistura de whisky de grão com whisky de malte.



Blend ( mistura ; combinação )

Bling – ( bling ) - Diz-se dos artistas de hip-hop que não contestam. Falam apenas de dinheiro e mulher.

Blockbusters – ( arrasa quarteirões ) – Refere-se a filme de enorme sucesso e que por isso formam-se filas imensas para assisti-lo, tomando quarteirões inteiros. O termo é originário da segunda guerra mundial: as bombas pesadas que destruíam um quarteirão inteiro eram chamadas “blockbusters”.





Blog [blóg ] – (web=rede + log =diario = blog) - Espécie de diário virtual on line iniciado nos EUA em 1988. Blog é uma palavra formada a partir da composição de “web” (rede ) mais “log”(diário ).



Bloodhound – ( bloodhound ) Tipo de cão farejador.



Blue jeans [ blú-jíns ] – ( ) - Calça informal, de uso popular, feita de brim azul ou zuarte (mescla) e resistente; jeans.



Blue moon [ blú-mún ] - Dizem que na atmosfera acima da troposfera existem partículas minúsculas de poeira que causam um efeito raríssimo. Elas dão um tom azulado à Lua para quem está observando da Terra. Esse fenômeno é tão raro que deu origem à expressão “once in a blue moon”, significando “muito raramente”.

Blue notes -



Blues [ blús ] - (blues) - Canção popular quase sempre nostálgica ou lamentosa afroestadunidense . É uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior utilizando sempre uma estutura repetitiva. É caracterizada por frases de 12 compassos, por estrofes de três versos em que as palavras do segundo verso frequentemente repetem os do primeiro, e pela recorrência de blue notes na melodia e na harmonia ; jazz ou música popular que usa estruturas fraseológicas e harmônicas do blues.

Blue screen - ( Tela azul ) Controle de VCR

Bluetooth ( Bluetooth) - Ttecnologia que permite uma comunicação simples, rápida, segura e barata entre computadores, smartphones, telefones celulares, mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras e outros dispositivos, utilizando ondas de rádio no lugar de cabos. Assim, é possível fazer com que dois ou mais dispositivos comecem a trocar informações com uma simples aproximação entre eles.

Blush [ blâsh ] - (rubor; vermelhidão) - Cosmético avermelhado com que as mulheres cobrem as maçãs do rosto.

Body balance ( balanço corporal ) - Exercício suave e de flexibilidade.

Body-board [ bódi –bórd ] - ( prancha de corpo ) - Esporte no qual o praticante desliza sobre a onda do mar com o corpo apoiado numa prancha.

Body combat ( combate corporal ) - Exercício aeróbico que simula golpes.

Body piercing – ( aplicação de piercing ) - Refere-se a quem aplica piercing.

Body pump – ( body pump ) - Musculação coletiva coreografada. Indicados para iniciados na musculação.

Boeing [ ] – ( Boeing) – Tipo de avão da Boeing Commercial Airplanes (BCA), a segunda maior da industria aeroespacial do mundo. Tem seu nome derivado de William E. Boeing, um dos seus fundadores



Book [ búk ] – ( livro ) - Espécie de álbum de fotos que serve para a apresentação de modelos a agências.

Book mark ( marcador de livro ) – Tecla de controle remoto que permite parar a leitura da mídia ( DVD )

Boogie-woogie [búgui-úgui ] - ( ) - Composição musical caracterizada pela repetição de um desenho rítmico no baixo.



Boom [ búm ) – ( popularizar-se) - Súbita expansão da atividade em uma área da economia; explosão (de vendas,etc.)



Boost - ( empurrão; levantamento )

Border collie – ( cão pastor de fronteira ) – Raça de cães desenvolvida na Grã-Bretanha. Descende de antigos cães pastores de renas, que foram trazidos para a Escócia durante as invasões vikings.

Bargraph – Exibe um conjunto de barras no display que acendem de acordo com a intensidade do sinal de áudio da função selecionada ( r´pado, CD, entrada auxiliar ou fita ).Relativas ao sinal de áudio.

Boss [bós] - ( patrão ) - O patrão , o chefe, o líder, em qualquer atividade ou ambiente de trabalho, etc.

Bottom-less ( menos a parte inferior ) – Modismo de nudismo de na praia não usar a parte inferior da roupa, sunga ou biquini.

Box [ bócs ] - (bofetada, murro ; compartimeto; quadrado ) - Luta regulamentada em que dois adversários com luvas apropriadas trocam socos em um ringue; é também qualquer compartimento entre outros reservados para determinado tipo de loja num centro comercial ; refere-se ainda ao compartimento reservado para o chuveiro no banheiro com portas de vidro ou acrílico que abre e fecha por deslizamento; é também trecho curto de capítulo de livro ou de matéria de jornal ou revista que aparece inserido num quadrado à parte..





Bowl [ ] – ( tigela ) - Tipo comum de vaso para servir comida.



Boy [ bói ] - ( garoto, rapaz ) – Forma reduzida de office boy (funcionário (em geral jovem) que serve de mensageiro e contínuo em empresas ).



Break [ brêik ] - (Freio, breque) -Estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente é dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro. O breakdancer, breaker, B-boy, ou B-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo ou faz Beat box. Inicialmente, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970.[1] Atualmente, o brakdance é utilizado como meio de recreação ou competição no mundo inteiro.

Break [ brêik ] – ( ) Tecla do computador / ( tecla de interrupção ) permite ao usuário interromper o processamento do computador. A pause Break também serve para dar uma ‘pausa’ quando você está dando o boot no sistema aí você pode anotar alguma coisa como nome da placa mãe, quantidade de memória entre outras coisas que aparecem na tela durante o boot.



Breakcore – ( ritmo radical da dance music ) Breakcore é um estilo de música eletrônica em grande parte influenciado pelo hardcore techno , drum and bass e música industrial que se caracteriza pelo uso de heavy bombo , breaks e um amplo leque de fontes de amostragem, jogado em tempos de alta.



Beakdance- Estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos.; o mesmo que break, breaking ou b-boying.



Breakdancer- Pessoa que se dedica ao breakdance (Estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. ) ; o mesmo que breaker, b-boy e b-girl.



Breaker Pessoa que se dedica ao breakdance (Estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. ; o mesmo que breakdancer , b-boy e b-girl.



Breakfast [ brékfast ] - ( primeira quebra ) - Folheto de lançamento de um produto , ou com explicações sobre campanhas de venda.



Breaking - Estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos.; o mesmo que breakdance , breaking ou b-boying



Bridge - Certo carteado jogado entre duas duplas , semelhante ao uíste no qual tomam parte quatro pessoas.



Broadside É um importante aliado na captação de recursos e parcerias de negócio, visto conter ampla variedade de informações sobre o histórico da empresa – seu know-how, portifólio, técnicas de administração, alterações na constituição, etc. Deverá reforçar a identidade da organização no mercado, oferecendo uma leitura clara e detalhada, porém, o mais sucinta possível.







Broadcast Broadcast (do Inglês, “transmitir”) ou Radiodifusão é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática.

Broadway [ bróduêi ] – ( Caminho largo) - Avenida da cidade de Nova Iorque, Estados Unidos muito famosa por seus teatros em dezenas, que exibem superproduções de musicais, que muitas vezes ficam em cartaz durante vários anos. Aparece em diversos filmes, com destaque “King Kong” , por exibir, principalmente, o teatro Broadway. Também pode ser vista no filme Independence Day.



Brother [ bródhér ] - ( irmão ) - Forma de se referir a alguém como amigo, camarada, bacana, etc.

Brown [ bráun ] - (Marrom) - Forma de se referir a quem é integrado à moda Black Power.

Browniano [ bráuniano ] – Diz-se de movimento desordenado das partículas muito pequenas em suspensão em um líquido, estudado pelo britânico Robert Browne ( 1550 – 1633 ).



Browser [ bráuser ] - ( browser) - Programa destinado a permitir a navegação na internet. Navegador de acesso a páginas da internet.



BRT { Bus Rapid Transit } ( Ônibu que circula rapidamente ) – Sistema urbano de transporte composto por ônibus espaçosos bi ou triarticulados que trafegam em corredores exclusivos e interligados, consistindo numa moderna modalidade de transporte de massa.



Buffer ( buffer ) Em computação refere-se a uma região de memória temporária utilizada para escrita e leitura de dados; em eletrônica refere-se a um amplificador seguidor de tensão, usado para acoplar impedâncias e fornecer ganho de corrente.







Bug [ bâg ] - ( inseto ) Erro inerente a um programa de computador. Defeito (em inglês: bug) é um erro no funcionamento comum de um software, também chamado de falha na lógica programacional de um programa de computador, e pode causar discrepâncias no objetivo, ou impossibilidade de realização, de uma ação na utilização de um programa de computador ou apenas uma trava no sistema.



Buggy [ bâd’ji] - ( carruagem pequena ) Pequeno veículo para duas pessoas, sem capota e aberto nas laterais , própria para corridas em terrenos arenosos.



Bulldog – ( cão touro ) Cão musculoso de focinho curto oriunda da Inglaterra. Sua origem não é muito certa, embora saiba-se que até meados do século XVIII seus exemplares, mais altos e ágeis, eram utilizados em combates contra touros. Ao que estes embates foram proibidos, o buldogue visto hoje como cão de companhia, foi salvo pelo homem, já que as interferências em seus cruzamentos, que geraram o físico atual, o impedem de reproduzir-se sozinho. Um exemplo disto é o seu nariz: voltado para cima, dificulta o resfriamento do ar e leva o animal ao superaquecimento, além de restringir sua energia para acasalar-se. Seu perfeito físico de lutador também não o ajuda com os cachorros. As fêmeas não são bem sucedidas em partos naturais, uma vez que suas pernas tortas excelentes para driblar os adversários, impedem que seus ossos dilatem a ponto de proporcionar a passagem dos filhotes. Sua personalidade é descrita como brincalhona e afetuosa, apesar da face brava.

Bull terrier ( Bull terrier) -. Tipo de cão de estrutura forte e sólida, musculosa e simétrica e de expressão viva na face, cuja raça é resultante do cruzamento de Bulldog com Terrier Branco. Chamado o gladiador das raças caninas, tem o temperamento equilibrado, disciplinado e amável com as pessoas.



Bullyng – ( valentia fanfarrona ) - Ato de violência física e/ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Bungee jump [ ] – (Salto com corda elástica ) - Esporte radical que se pratica saltando de uma imensa altura preso a um elástico preso na base da altura do lugar de onde se salta. Inventado na Nova Zelândia por Alan Jonh Hacket na década de oitenta.



Bunker [bânker ] - ( bunker ) - Grupo que se fixa firmemente em suas posições ideológicas.



Bus door [ bâs-dór ] – ( bus door ) - Publicidade feita na parte externa dos ônibus coletivo.



Business [ bíuzinés ] - (negócio/ transação comercial) - Negócio ou negócios.

Business Cells Center – ( Business Cells Center ) – Serviço de hotelaria que se compreende em células descentralizadas, cada qual incluindo uma série de serviços e recursos projetados para atender a todas as necessidades de trabalho e de telecomunicações e processamento eletrônico de dados do hóspede durante a sua estada. Coordena e dá suporte a todas as células descentralizadas. Está localizado no nível do lobby do hotel e contém quatro estações de trabalho, o escritório de reservas do hotel e outros serviços tais como a central de locação de equipamentos, e o escritório de serviços executivos que inclui fax, correio eletrônico, cópias, impressão, escaneamento, suprimentos e serviços de secretaria.



Business Intelligence ( Inteligência em negócios ) –



Button [ bâtôm ] – ( botão ) - Broche de campanha política, etc.; distintivo.



By- Bye – Adeus, adeusinho.



Bye [bái ]- ( ) - Forma reduzida de good-bye; Adeus / no visor , quando é desligado o aparelho.

Byroniano – Concernente a Byron , poeta Inglês ( 1788 – 1824 )

Byte [ báiti ] – { Binary term } - ( termo binário) -- Conjunto de oito bits, que representa um caráter da tela do computador.

Bytownita baitaunita ] – Mineral feldspato plagioclásico, que consiste em 10 a 30% de albita e 70 a 90 % de anortita.



CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC



Cable ( cabo ) - Programa o controle remoto para uma Segunda TV ou VCR / selecionar equipamento a ser controlado pelo controle remoto.

Caculator ( calculadora ) - Aciona calculadora no telefone celular.

Café society – ( sociedade do café ) - Nightclub que existiu em Nova Iorque City inaugurado em 1938 ( e depois uma filial em 1940 ) por Barney Josephson para apresentar talentos afro-americanos, numa versão americana dos cabarés políticos existentes na Europa antes da guerra. Era característico por tratar igualmente fregueses brancos e negros, o que não era o caso na maioria dos estabelecimentos da época. Grandes músicos negros lá se apresentaram, muitas vezes em espetáculos com forte conteúdo político.



Call – chamada de memória

Call center [ cól-cêntér ] ( Centro de atendimento por telefone ) – Local composto de operadores de telemarketing os quais atendem por telefone os diversos clientes ou possíveis clientes de uma determinada empresa para tratar de assuntos ligados aos seu produtos. Em muitos casos este atendimento se faz também por webchat e/ou e-mail.



Call Log ( registro de camadas ) – Serve para ver todas as chamadas recebidas ou discadas.

Call records (registro de chamadas ) – Recurso de aparelho telefônico que indica quem ligou, o nome ( se estiver armazenado e ou número ) , identifica as chamadas que foram efetuadas e também indica chamadas não atendidas e a duração de cada chamada.

Call waiting ( call waiting ) - Opção de linha telefônica em que se pode atender um outro e deixá-lo em espera.





Camaraman [câmara-mên ] - ( homem câmara ) Pessoa que opera câmara de televisão ou cinema.

Camping [ câmpín ] - ( Campismo ) – 1. Atividade coletiva esportiva ou turística que consiste em viajar e acampar ao ar livre em barracas ou tendas.2. Terreno preparado para acampar. 3.Local onde se estabelecem barracas ou tendas, geralmente com proximidade à natureza onde há toda uma infra-estrutura para prática de acampamento.

Canal line



Cancel ( cancelar ) – Comando de aparelho eletro-eletrônico como PC que cancela algum procedimnto em execução. Cancel (cancelar ) – Em aparelhos eletroeletrônicos é um comando que cancela algum outro comando ou programação antes acionado.

Canyon ( desfiladeiro) - Extensão e profundidade com ou sem rio no fundo entre encostas íngremes.

Capacity (capacidade ) – Em determinados aparelhos eletrônicos, refere-se ao ajuste do nível de volume e das funções dos menus.



Caps lock – Tecla de dois estados que quando ativa faz com que o teclado fique travado no modo de maiúsculas ( caixa alta ) Caps lock (caps lock ) Comando do teclado do PC que faz com que se digite as letras maiúsculas.

Caption ( legenda ) – Tecla de controle remoto de TV que permite acionar o modo de closed caption quando disponível no programa em exibição.

Card [ cárd ] - (Cartão) –Cartão eletrônico magnético dotado de chip ou informações próprias para interagir com determinados aparelhos para determinados fins.

Cart – ( carroça; carreta ) - Pequeno veículo de competição, motorizado, de quatro rodas, com embreagem automática sem carrocerias nem suspensão nem caixa de câmbio.

Cartoon [Kártum ] - Caricatura, desenho animado. Desenho caricatural de caráter satírico ou humorístico que se pública em jornais ou revistas.



Cases – ( O.C. 03]04 )

Cash [ ] Dinheiro em espécie.



Cast [ kést ] – ( ) - Papéis em teatro, etc.elenco. distribuição de papéis.



Casting – v. cast





CATV - ( TV a cabo )



CBL - { cable ) ( cabo ) – Refere-se ao cabo da TV fechada.

CC { Closed Caption } [ captação fechada ] - Tecla de controle remoto que aciona a função closed caption.



CD – { Comnpact disk } - ( disco compacto) – Disco de alta capacidade de armazenamento de dados. Em aparelhos em que conste sua inscrição significa que o aceita para reprodução. CD { Compact disc } ( disco compacto ) – O mais popular meio de armazenamento de dados./reprodutor de áudio; tecla que aciona o modo cd em aparelhos como o microsystem ; este termo destacado (aceso ) no microsystem indica que este modo está ativo.



CD carousel tray - bandeja carrocel de cd – Compartimeno de microsystem onde se coloca mídia ou mídias de disco para reprodução.



CD – DA { Compact Disc Digital Audio. } ( disco compacto- áudio digital ) – Tipo de disco que é um formato usado nos CDs de música convencionais.



CD- drive [ dráivi ] - ( ) – Aparelho para se ouvir CD o qual se instala em automóveis.



CD-E { Compact Disc-Erasable }( Disco compacto- apagável )



CD edit – Tecla de aparelho eletroeletrônico.CD Edit {Compact Disc Edit } – ( Edição de Compact Disc ) - ( CD Edit / check )

CD-G { Compact disc – Graphics } ( disco compacto – gráficos ) - CD + G (também conhecido como CD + Graphics ) é uma extensão do disco compacto padrão que pode apresentar baixa resolução gráfica juntamente com os dados de áudio no disco quando jogado em um dispositivo compatível. Discos CD + G são muitas vezes utilizados para karaoke máquinas, que utilizam esta funcionalidade para apresentar na tela a letra da música contida no disco.

CDMA – [ Code Division Multiple Access ] – ( Acesso Múltiplo por Divisão de Código ) – Método de acesso a canais em sistemas de comunicação, utilizado tanto para a telefonia celular quanto para o rastreamento via satélite (GPS).CDMA [Code Division Multiple Access ]( Acesso Múltiplo por Divisão de Código) - Tecnologia que permite o uso de aparelhos sem fio com recursos de última geração e com alcance restrito à área da residência onde estão instalados. Método de acesso a canais em sistemas de comunicação, utilizado tanto para a telefonia celular quanto para o rastreamento via satélite (GPS).

CD manager {Compact Disc manager } ( Manejador de disco compacto ) - Função de microsystem que seleciona CD,s e faixas entre CD,s inseridos no aparelho. Usada também para fazer gravações.



CD-MO – Disco não oficialmente lançado e que precedeu o CD-RW

CD mode { Compact Disc Mode } ( Modo de disco compacto ) - Para selecionar um mdo de ouvir o CD ( aleatório, repetição, etc. ) para programar e rever os números das faixas programadas.



CDMP3 { Compact disc }



CDP



CD-player – { Compact Disc – player } ( reprodutor de disco compacto) – Aparelho para se reproduzir CD. CD Player – { Compact Disc Player } ( reprodutor de disco compacto ) - Aparelho que reproduz CD



CD – R {Compact Disc – Recordable } ( disco compacto gravável ) Disco fino (1,2mm) de policarbonato usado principalmente para gravar músicas ou dados. Mas em vez do alumínio usado nos CDs comuns (chamados de “prensados”) para guardar os dados, os CD-Rs usam uma cera especial para isso.

CD Rom - {Compact disk read only Memory } - Disco ótico que contém grande quantidade de informações(textos, sons e imagens) para serem lidas por um computador. Leitura a laser. / Disco compacto de leitura só para memória é uma adaptação do CD projetado para armazear dados computacionais em forma de texto e gráfica, além de som stéreo de alta fidelidade.

CD-RW –O Compact Disc ReWritable (CD-RW -Disco Compacto Regravável) é um disco óptico regravável. Conhecido como CD-Erasable (CD-E) durante o desenvolvimento, o CD-RW foi introduzido em1997, e foi precedido pelo nunca oficialmente lançado CD-MO em 1988.

CDV – { compact disc video } – ( Vídeo de disco compacto ) – Primeiro disco ótico de armazenamento de áudio e vídeo disponível ao público. O mesmo que “laserdisc”.



CE Tecla na calculadora que limpa o operando que acabou de entrar; por exemplo você quer fazer 12 + 4 e entrou 12 + 5; CE te permite apagar o 5 e entrar o 4, mantendo válido o 12 +



Center ( centro ) – Tecla de hometheater





Center foward [ ] ( Centro pra frente ) – Centro avante



CGS {Centimeter-Gram-Second } – ( Centímetro-Metro-Segundo ) - Sistema de unidades físicas primordial que precedeu o Sistema Internacional de Unidades (SI), por este sendo substituído. O SI baseou-se, em essência, no Sistema MKS de unidades, também acrônimo maiúsculo para metro–kg(quilograma)–segundo.Sistema de unidades de medidas físicas, ou sistema dimensional, de tipologia LMT (comprimento, massa tempo), cujas unidades-base são o centímetro para o comprimento, o grama para a massa e o segundo para o tempo. Foi adotado em 1881 no Congresso Internacional de Eletricidade. Conquanto haja tendência de unificação internacional por meio do Sistema Internacional de Unidades, o Sistema CGS ainda é bastante usado em várias áreas e há algumas razões de ordem lógica, outras de fundo histórico, outras ainda de respaldo tradicional.



CH { Channel } – (canal ) – Refere-se a canais de Televisão. Em certos casos é um comando da TV que permite alternar os canais e/ou percorrer as opções do menu de programação.

Challenger [ chálêngér ] – ( desafiador ) – Ônibus espacial da NASA. Foi o segundo a ser fabricado, após o Columbia. Foi a primeira vez ao espaço em 4 de abril de 1983. Em 28 de Janeiro de 1986, na STS-51-L (sua décima missão), um defeito nos tanques de combustível causou a explosão da Challenger, matando todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa McAuliffe, a primeira civil a participar de um voo espacial. Este desastre paralisou o programa espacial estadunidense durante meses, durante os quais foi feita uma extensa investigação que concluiu por defeito no equipamento e no processo de controle de qualidade da fabricação das peças da espaçonave. A investigação sobre o acidente com o ônibus espacial foi liderada pelo renomado físico Novaiorquino Richard Philips Feynman, que descobriu uma falha nos anéis de borracha que serviam para a vedação das partes do tanque de combustíveis, que apresentava anomalias na expansão quando a temperatura chegava aos 0°C (ou 32°F). Feynman foi a público explanar as causas do acidente que chocou os Estados Unidos e fez uma demonstração em rede nacional e ao vivo.



Changer (changer ) Função de microsystem.

Channel [ ‘chênél ] - ( canal ) - Função da televisão ou aparelho similar para escolher o canal desejado.

Charge [‘chârd’ji ] – (figura) - Cartoon que trata criticamente um fato, geralmente político. É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco ( cômico, grotesco, ridículo ). Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon ( ou cartum ), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade. Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira.

Charge In use - ( carga em uso) - Acende quando o monofone estiver em uso ou pisca quando a bateria estiver fraca

Charm - (encanto) – Qualidfade daquilo que agrada . Encanto, simpatia . atração/ fascínio/sedução/graça

Charter [ Xártér ] – (fretar ) - 1. Avião fretado. 2. Diz-se do vôo não regular, previamente lotado.

Chat [ ] – ( conversa ) - Recurso da internet ou da telefonia de telefone fixo que permite a comunicação em tempo real, com o uso de teclado, entre vários internautas. Tecla de conversa com outras pessoas no celular

Check – ( verificar ) - Tecla de aparelho eletroeletrônico que permite verificação de programa.



Check list

Check end – ( Final de checagem ) - Aparece no visor depois da última música

Check-in [ Xékím ] – ( Check in ) - Apresentação de cliente na recepção de hotel ou em seção de aeroporto destinada ao embarque de passgeiros.

Checking – ( checagem ) - Em propaganda, departamento encarregado de controlar a exatidão com que os veículos inserem, transmitem ou expõem a publicidade autorizada.

Check-up [xécáp ] - (checagem geral) - 1. Conjunto de exames( médicos, clínicos, laboratoriais), através das quais se verifica o estado de saúde de uma pessoa. 2. P.ext. Conjunto de exames e testes para se saber as condições de algo (máquina, etc.).



Chester [ xéstér ] – ( chester) Frango grande, de carne tenra, comercializado já pronto para consumo.



CH Guide { Channels Guide } - ( guia de canais ) - Comando de TV que mostra os nomes dos canais disponíveis.



Chiclets - Goma de mascar, do sapotizeiro. Produto da Adams.



Chill-out [ xiláut ] –( ) – Mús. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Chill Out

Informações gerais

Origens estilísticas Drum and bass, Ambiente, House, Eletrônica, Balearic beat

Contexto cultural Meados da década de 1990, Reino Unido, Europa, Ibiza, São Francisco, América do Sul

América

Instrumentos típicos

Diversos softwares sintetizadores, loops


Popularidade Alta

Gêneros de fusão

Downtempo, Trip hop, Ambient house


Chill out (ou chillout) é um termo derivado do calão para a palavra “relaxar” em inglês.

[editar] História

O principal entendimento é que chill out não é bem um estilo, mas sim um espaço que tocam diversos estilos que condizem com o mesmo. Naturalmente com o tempo o termo para estilo chill out começou ser usado popularmente.

Emergido nos inícios e meios da década de 1990 como um termo geral para vários estilos de música de relativa melodia e baixo tempo feitas por produtores contemporâneos na música eletrônica. Um número de compilações com o termo “Chill Out” nos seus títulos foi lançada a partir de meados dos anos 1990, ajudando a estabelecer o gênero como muito próximo do que seria downtempo e trip hop mas também incorporando, especialmente no início do século XXI, variedades mais calmas de música house, nu-jazz, psybient, Lounge music e Lo-Fi. O gênero também inclui algumas formas de trance, música ambiente e IDM, e incorporou inteiramente o gênero mais antigo de Balearic Beat, embora esse termo ainda seja usado de várias formas com chill out. Chill out é geralmente tonal, relaxante (ou pelo menos não tão “intenso” como outra forma de música pelos estilos de que deriva), e geralmente não incorpora música que enfatiza “hard”, “profundo” ou particularmente ritmos hipnóticos. É por vezes chamada de “techno suave”.

[editar] Influências culturais



Chinese crested dog ( cão de crista chinês)Raça de cachorro introduzida, nos Estados Unidos e na Inglaterra, por marinheiros chineses. Mas esta informação não garante, em absoluto, que os Chineses sejam realmente originários da China, mas certamente eram muito conhecidos pelos mandarins.





Chip [ chêp ] – ( lasca ) - Minúscula peça de silício que contém um circuito eletrônico miniaturizado, e muito usado na moderna eletro-eletrônica.



Chip Corecell –Revolucionária tecnologia de overlock dinâmico



Chips- ( lascas ) – Batatas assadas industrializadas.

Ch list { Channel list } ( Lista de canais ) – Tecla que permite exibir listas de canais em tela ( TV )

Chrome – Tipo de navegardor da Google.



Chrono –

CIA { Central Intelligence Agency } ( Agência Central de Inteligência } Serviço secreto de contra-espionagem dos EUA.

Cinema (VAC ) – Tipo de tela em DVD.

Cinemascope ( 2,35 : ! – 2, 55:1 ) Opção de tela no DVDO CinemaScope foi uma tecnologia de filmagem e projeção que utilizava lentes anamórficas criada pelo presidente da Twentieth Century Fox em 1953. Foi utilizada entre 1953 e 1967 para a gravação de filmes widescreen, marcando o início do formato moderno tanto para a filmagem quanto para a exibição de filmes. O surgimento dessa tecnologia de lentes anamórficas, teoricamente, permitiu que o processo criasse uma imagem de até uma relação de aspecto 2.66:1, quase duas vezes mais larga em relação ao até então onipresente formato 1.37:1.

Clash ( outra coisa )

Class – Excelência ( Especialmente de estilo ou aparência)



Classic – clássico Classic – Clássico - Tipo de música ( visor ) / Função de som (DSC)



Class net

Clear ( limpar ) – Tecla de aparelho eletro-eletrônico como DVD que apaga faixas selecionadas de uma programação realizada. Clear - ( apagar ) - Comando que em aparelhos como o DVD apaga qualquer programação sequencial de reprodução da faixas anteriormente feita



Clip – Filme curto para projeção de determinada música. Clip [ klip ] – ( prendedor de papel ) – 1. 2. Forma reduzida de videoclip



Clip A-C Teclas de seleção do clip musical

Clip Erase Tecla de apagamento das músicas do clip musical

Clip file - Aparece no visor ao armazenar clips Armazenamento de clips

Clip play – Reproduz clip musical



Clock – relógio / para ajustar o relógio o temporizador v/ ver as horas Clock (relógio) – Visor que exibe as horas em aparelhos como alguns microsystems, por exemplo.



Clock counter - contra relógio

Clock set – acertar relógio

Close ( fchar ) - Comando de certos aparelhos eletro-eletrônicos que faz fechar algum seu compartimento, geralmente após nele se ter inserido uma mídia para reprodução ou após tê-la retirado após o seu uso.Close [ klôsi ] – ( perto ) - Forma reduzida de close up. Close [ klôsi ] – ( perto ) - Forma reduzida de close up.



Closed caption - Processo que converte uma porção de audio de um programa de televisão em palavras as quais aparecem na tela do televisor de uma forma similar a legendas, permitindo aos espectadores lerem o diálogo e a narraçao dos programas de televisão. – recurso que , se acionado, permite uma linguagem que transcreve o audio que está sendo transmitido ( usado especialmente para deficientes auditivos ) Closed caption - Processo que converte uma porção de audio de um programa de televisão em palavras as quais aparecem na tela do televisor de uma forma similar a legendas, permitindo aos espectadores lerem o diálogo e a narraçao dos programas de televisão. – recurso que , se acionado, permite uma linguagem que transcreve o audio que está sendo transmitido ( usado especialmente para deficientes auditivos )





Closet [ klôzét ]- ( ) - Aposento privativo onde se guardam roupas e objetos pessoais. Os armários embutidos Closet [ klôzét ]- ( ) - Aposento privativo onde se guardam roupas e objetos pessoais. Os armários embutidos



Close Up [klôzáp ] – ( ) - Fotografia ou tomada de câmara de televisão ou cinema, na qual a imagem fica muito próxima e amplificada. Close-up ‘[clôzáp ] - (primeiro plano ) – Tomada de cämara de um pormenor, feita em primeiro plano, para que ele apareça ampliado. Close Up [klôzáp ] – ( ) - Fotografia ou tomada de câmara de televisão ou cinema, na qual a imagem fica muito próxima e amplificada.









Club – ( Tocando em PUBS e CLUBS ) Club – ( Tocando em PUBS e CLUBS )



Clubbers Clubbers



Cluster Cluster

CM Skip – Para omitir comerciais ( Comercial skip ) CM skip – Para busca de avanço rápido de imagem por 30 segundos.CM Skip – Para omitir comerciais ( Comercial skip )



CNN – (Cable News Network ) Canal a cabo de notícias norte-americano fundado em 1980 por Ted Turner.[1][2] Quando de seu lançamento, o CNN foi o primeiro canal a transmitir uma programação de notícias 24 horas, e o primeiro canal exclusivamente jornalístico dos Estados Unidos.



Coaxial – Saída de DVD para decodificador digital ( não ótico )



COBOL - {Common Business Oriented Language } (Linguagem orientada para negócio comum ) - Linguagem de programação de alto nível com instruções apresentadas em forma de frases, mais usada no comércio e na indústria.



Cocker - Cão de raça de porte médio. Apesar do nome, seu surgimento deu-se naEspanha, local onde levantava aves do mato ou pântano para que fossem abatidas e depois recolhidas. Chegados à Inglaterra e ao País de Gales, foram usados até 1800 para caçar galinholas. Ali, passaram a ser chamados de cocker spaniel - a origem do inglês moderno.[1] Apesar de haver achados de pinturas representando animais de Filipe II da Macedónia parecidos com estes cães, acredita-se em três hipóteses: surgiram na Espanha; foram criados por John Dudley, Duque de Northumberland, para o Rei Henrique VIII; ou apareceram em 1570, no livro de John Caius, que descreveu 22 raças, colocando-os como usados na falcoaria. A partir do século XVII, o desenvolvimento destes cockers seguiu uma linha mais clara. Primeiramente pela palavra spainel ter sido aceita, em particular na Inglaterra, onde foi considerado raça especificamente inglesa.[2]

Cocker spaniel Cocker spaniel

Cocktail [kóquitél ] - (Rabo de galo ) - Bebida feita com aguardente, açucar e gelo, coquetel; aperitivo, coquetel; mistura ( de legumes, frutas ou bebidas alcoólicas.

Coffee-break [ ] – ( ) - Intervalo para o café



Coke – Coca-cola Coke [ kôuk ] – ( ) - Forma reduzida de Coca-cola.

Cokspen



Coli husky

Colli ( cachorro ) Colli ( cachorro )

Color [ kólor ] - Função da televisão que regula a cor da imagem. Color [ kólor ] - Função da televisão que regula a cor da imagem.



Color system – Selecona sistema de cores

Colortrend ( ? )

Columbia - ao primeiro veículo operacional, o já desaparecido



Concert – ( VAC ) Concert – ( VAC )





Container [ kôuntêinér ]-( recipiente ) - Grande caixa para acondicionamento de carga a ser transportada por avião ou navio; cofre de carga. 2. Grande recipiente de metal p/ lixo, etc. Grande caixa para acondicionamento de cargas em geral de dimensóes e formatos padronizados, facilitando seu transporte, embarque, desembarque e transbordo.



Continuous play - Permite a reprodução contínua do lado da fita do deck 2 e em seguida, do ladoda fita do deck 1 Continuous play - Permite a reprodução contínua do lado da fita do deck 2 e em seguida, do ladoda fita do deck 1



Contrast plus - Incrementa o nível de contraste , realçando a imagem. Contrast plus - Incrementa o nível de contraste , realçando a imagem.





Control [ côuntrôu ]- ( Controle ) – Função de aparelho eletro-eletrônico que controla, domina, regula, etc.



Cook ( Ilhas na Oceania- Pacífico Sul )





Cooks spean ( cachorro ) Cooks spean ( cachorro )





Cooky - Biscoito, bolacha- cookie.

Cool - Calmo, sereno, tranquilo, moderado.



Cooper [ kúpér ] - ( Sobrenome de Keneth Cooper ) - 1. Método de treino físico criado pelo médico norte-americano Keneth Cooper cuja base é a prática de exercícios de resistência por períodos relativamente extensos, o que melhora a utilização do oxigênio pelo organismo; 2. Por ext. prática de corrida como exercício regular.

Copy-desk – 1. Redação final de um texto , tendo em vista sua publicação e que envolve a correção geral de texto redigido dentro das normas e critérios editoriais , gramaticais, etrc. 2. Por ext. Aquele que executa o copy- desk. 3 – Seção de jornal ou editora onde se faz o copy-desk.

Copyleft – permite a reprodução gratuita de qualquer obra sob sua chancela ( oposto a copyright )



Copyright [ Kópi-‘rait ] - ( direito de cópia ) - Direito exclusivo de edição e venda de uma obra literária, artística ou científica. 2. Marca C ( Dentro de uma circunferência) que indica a reserva dos direitos autorais de uma obra.



Core Cell - ( chip corecell )



Corel Draw [ kórel-dról ] – ( ) - Programa de computador que consiste em



Corner [ kórnér ] - ( ) - 1. Encontro de campo, da linha de fundo com a lateral.; 2.Inflação cobrada desse ponto; escanteio. Corner – Tais marcas tem apenas um corner nas lojas Duty Free dos aeroportos



Costume designer – Estilista de roupas usadas pelos personagens em um filme.

Cotton [ kótôn ] - (algodão) -Tecido de algodão.

Counter ( DVD ) Tecla que exibe relógio ou contador da fita

Counter display – Em propaganda, anúncio colado num cartão com suporte

Country [ kâuntri ] - (Campestre, rural, nativo) - Música caipira norte-americana. v.country music

Country music - v. country

Cover [côuvér ] - ( Disfarce, camuflagem, cobrir, tapar) – Artista, especialmente cantor que imita um outro artista largamente conhecido, interpretando suas músicas e imitando sua performance.

Cowboy [ cáubói ] - ( vaqueiro ) -1. Trabalhador braçal das fazendas de gado do velho oeste americano e que muito predominou nos filmes de bang-bang ; diz-se do whisky sem gelo.



CPU { Central Processing Unit } ( Unidade Central de Processamento )

Crack [ kráki ] – ( crack ) - Droga feita com pasta de cocaína e usada através da inalação da sua fumaça ao ser queimada. Também refere-se a um excelente jogador de futebol,e por extensão à pessoa que é muito boa em determinada atividade. É ainda uma queda brusca e violenta nas principais ações da bolsa de valores, levando à quebradeira no setor bancário e no mercado em geral.

Cracker – Bombinha de São João ; pirata de computador

Crash test – ( da Euroncap) – O mais respeitado programa europeu para avaliação de segurança em automóveis.

Crayon [cráiôn ] - ( lápis colorido para desenho ) - Lápis de grafite. Desenho feito com esse lápis.



Cream cracker [ krim-krêikér ] – ( biscoito de creme ) - biscoito , bolacha, nata cor creme, biscoito duro que estala



Creative commons – Liberação de direitos autorais via internet

Cristal report

Crooner [ crunér ]- ( cantador em voz baixa)- Cantor de canções populares./ cantor de todos os sentimentos.



CRT ( tubo de imagem )



Ctrl {control } (controle ) - Função do teclado do computador



Cue – ( cue ) - A fita está avançando rapidamente no modo de reprodução para busca visual

Cult

Curry [cârri ] - 1. Condimento indiano feito de diversos pós. 2. Molho feito com ele.

Cut-offs – ( Mús. techno ) – efeito

CVD (disco )

CVR ( controle de VCR )

Cyber

Cyber café –

Cyborg – Palavra composta de cibernética e organismo , termo cunhado por Manfred Clynes, em 1960 para descrever a necessidade da humanidade aperfeiçoar funções biologicas artificialmente para sobreviver no ambiente hostil do espaço. Originalmente , um cyborg era um ser humano com funções corporais auxiliadas ou controladas por dispositivs tecnológicos, como um tanque de oxigênio, válvula cardíaca artifical ou bomba de insulina. Ao longo dos anos o termo adquiriu uma conotação mais geral, descrevendo a dependência de seres humanos em tecnologia. Nesse sentido pode ser usado para caracterizar qualquer um que depende de computador para realizar seu trabalho diário.





DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD



DDT – ( Dicloro-Difenil-Tricloroetano) é o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos causadores da malária e do tifo. Sintetizado em 1874, suas propriedades inseticidas contra vários tipos de artrópodessó foram descobertas em 1939 pelo químico suíço Paul Hermann Müller, que, por essa descoberta,recebeu o Prêmio Nobel de Medicina de 1948.

Dance ( visor ) – Tipo de música.

Dancehall – Variação do reggae

Dance music - música para dançar

Dancer - Dançarino ou dançarina.

Dancing - Sm. Casa onde se dança ou se aprende a dançar.

Dark ( escuridão ) -

Darwiniano - Relativo a Charles Robert Darwin, naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção naturale sexual[1]. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia.[2] Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.

Dasp - Tecla de controle remoto de TV

DAT – { Digital Audio Tape } ( Fita de áudio digital )

Data [dêit ] ( dados )

Dataport – ( serviço hotel )

Date – data / ( na tela )

Daily – ( MF ) Para o temporizador funcionar diariamente. / para ativar programação diária.

Day - Situação de escuta

Day Hospital

Day off ( of talvez )

Down - ( Também síndrome de down )

DBFB – Dynamic Bass Feedback ( tecla de reforço dos graves )

DBB – Reforço Dinâmico de Graves / função de som Beat, Punch , Blast

DDoS (informática )

DDR – ( info)

DDR2 – ( memória )

DDS –Dolby Digital Sound - Forma de ser gravado disco – DVD

Death metal ( Metal mortal ) - Subgênero de rock que investe no peso, mas sem muita velocidade, com vocais guturais gritados e letras em geral que abordam temas como a guerra e o caos mundial.

Deck – ( convés ) - Forma reduzida. / módulos ( de navio ) \ Piscina com deck \ na deck nós convidamos

Default – ( padrão ) O áudio analógico é a configuração Default de fábrica (DVD )

Defensers – ( lavadora de roupa )

Delay – ( demora, atraso ) - Atrasar

Delphi ( curso info )

Delicatessen ( iguarias, guloseimas, doces ) -Pequeno mercearia de produtos finos.

Delivery – ( entrega ) - Serviço de que dispõe determinados estabelecimentos comerciais de entregar o produto comprado.em lugar indicado pelo cliente: casa, trabalho, etc.

Delete ( apagar, excluir ) - ( tecla de supressão ) Em processameno de textos é um controle que possibilita suprimir um texto já armezenado num meio qualquer de armazenamento.

Demo { forma reduzida de Demonstração ) - Demonstra no visor alguns dos principais recursos disponíveis no seu produto./ Ligar ou desligar a demonstração exibida selecionada a intensidade da iluminação do display ( estando ligado o aparelho ) / Para ver no display uma demonstração de todas as fuções disponíveis no aparelho.

D. Enh. – Realce de diálogo

Design ( desenho ) - Concepção de um projeto ou produto. quanto a seu aspecto visual. Numa acepção mai ampla significa desenho industrial. Em tese o termo se refere a qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema. Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, maquinas, ambientes, e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras, livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da interenet, entre outros.

Design center –

Designer -1. Especialista em design. 2. Aquele que criou determinado design( objetos, pág. de revistas, livros , internet, roupa , etc.





Desktop ( desktop ) -Microcomputador de mesa.

Dial – ( mostrador ) – Mostrador do rádio em que se evidencia ao disposição das sintonias.

Diet [dáiéti] - ( dieta ) - Relativo a produtos que não contém açucar. / Um alimento diet é aquele no qual não há açucares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente. Por issso, um alimento diet não significa necessariamente que tenha menos calorias. Um caso clássico é o do alguns chocolates diet que apesar de serem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras / Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal. / qualquer alimento produzido industrialmente que apresenta ausência de determinados nutrientes.

Digital – Função de som (DSC )

Digital câmera

Digital Comb Filter - ( TV )

Digital Crystal clear ( TV Philips )

Digital hardcore ( ritmo radical da dance music )

Digital Voice Imagem – ( Telefonia )

Digipack

Dimmer ( ofuscador ) - Permite selecionar a luminosidade do display Dimmer – Tecla de controle remoto de aparelho eletro-eletrônico como hometheater que possibilita mudar o brilho da janela do display no painel frontal.



Dimport - Tecla de aparelho de hometheater

Dinamic bass

Direct navigator ( navegador automático )

Directory ( lista telefônica ) - ( no fax )

Disc ( disco ) - Indica o número da bandeja do disco que deve ser reproduzido ou o que está sendo reproduzido ( no aparelho ) ; o que está pronto para ser reproduzido.

Disco – Para ouvir sons longos e vibrantes ( discotec )

Disc – disco

Disk – Seleciona disco no CD

Disc change ( troca de disco ) para trocar CDs

Disc direct play – Discagem direta para po divertimento

Disc\diskman \ discman

Disc skip ( Pulador de disco ) Comando em aparelho de microsytem que permite selecionar, dentre os compartimentos diponíveis, aquele em que se deseja reproduzir a mídia ( CD ou DVD ), bem como alternar entre os mesmos compartimentos para ouvir o disco que se deseja e que esteja inserido nos compartimentos.

Disc skip ex-change – Permite trocar CDs enquanto outro está sendo reprduzido.

Disco (VAC )

Discoteque

Discovery ( descoberta )

Disc-Jockey - S.2g. 1. Radialista encarregado(a) da seleção e apresentação das músicas em rádio e discoteca. 2.P.ext. Discotecário. / artista profissional que seleciona e roda as mais diferentes composições, previamente gravadas para um determinado público alvo, trabalhando seu conteúdo e diversificando seu trabalho em radiodifusão em freqüência modulada (FM , pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias.)

Disc menu ( menu do disco ) – Tecla de aparelho eletroeletrônico, como o hometheater, que permite exibir em tela as informações disponívei sobre o conteúdo da mídia.

Display ( exibição ) – Comando de certos aparelhos eletro-eletrônicos que faz com que sejam exibidas na tela informações gerais sobre o próprio aparelho, visando a sua configuração e ajustes necessários, bem como informações sobre mídia que está sendo reproduzida. Também se refere a peça publicitária em forma de mostruário colocada em balcões de lojas.

Disp ( de Disp/RPT ) – Altera o modo de exibição do tempo de reprodução dos CDs / Seleciona um dos modos de função Repeat para repetição da reprodução de faixas do CD , quando é pressionada juntamente com a tecla Shift / Quando a reprodução do CD

Dispenser – ( dispensador) – Para latas

Display normal – Frequencia do Eq. displaynão está sendo executada mostra no display o número da bandeja do CD selecionado

DLVX - ( disco )

D.Mix – Indica uma trilha sonora de múltiplos canais. Pode ser misturada em dois canais.

DNA { DexorriboNucleitode Acid } ( Ácido desoxirribonucléico) - Ácido presente nas células e que se compõe de uma fita dupla, sendo responsável pela transmissão de características hereditárias, pois contém informações genéticas que especificam o desenvolvimento biológico de todo tipo de organismo celulares e a maior parte dos vírus.Este termo se tornou muito comum com o acentuado avanço da ciência em função das pesquisas com células tronco e a possibilidade de comprovação de paternidade, chamado comumente de exame de DNA.

Dolby digital - Decodificadores ( home theater ) \ o mesmo que AC-3. Possui ainda algumas variações como o Dolby Digital com Sorround EX , que acrescenta uma via central ao conjunto de caixas traseiras, permitindo um maior envolvimento sonoro.

Dolby NR – Reduzir ruído de silvo em alta frequênciae baixo nível

Dolby pro logic ( O mesmo que Dolby Stereo ) – Invenção anterior ao Dolby Digital, que acrescentou uma caixa de som ou alto falante ( também chamada de speaker frontal, no centro e ainda um canal de som traseiro ( o surround ) Seria equivalente a um sistema 4.1

Dollar – ( dólar ) -Unidade monetária e moeda dos EUA, Austrália, Canadá, Nova Zelândia,Etiópia, Formosa, Libéria e Malásia.

Doping – ( doping ) - Uso irregular de substância estimulante paramelhorar o desempenho de atleta ou cavalo/ilegal/ química. 2. Em turfe, aplicação ilegal de substâncias químicas.

Doppler – Tipo de exame

Dorper - ( animal, provavelmente cavalo )

Double - Quem substitui ator ou atriz num filme, em cenas perigosas, eróticas, etc. ( confirmar origem )

Down-( abatido, desanimado ) - Em desgraça, deprimido, vencido. / Na função rádio ercore em ordem decrescente as frequências das emissoras anteriores. / tecla – Tipo de síndrome



Download – ( descarregar, transferir ) - Transferência de arquivos via linha telefônica, de um servidor para um computador pessoal.

Downtempo (gênero musical )

Downtown -( centro da cidade ) - Cidade, centro comercial da parte baixa de uma cidade.

Down under –



DP

DPSS Digital Program Search System ( controle VCR ) / Localiza automaticamente o início de qualquer faixa da fita.

Draft – ( traçar, delinear ) - Na impressora

Draft condensed ( na impressora )

Drag queen ( Rainha do baile) - Homem que se veste com roupas exageradas femininas estilizadas. Transformista ; travesti de programa de show.

Dread lock - Madeixa ou cacho de cabelo do estilo rastafári

Dreamweaver ( computação )

Dreamworks

Drink - (bebida alcoólica) - especialmente leve e que se bebe demoradamente, apreciando-o. / líquido preparado especificamente para o consumo humano. Além do que necessidades básicas, as bebidas fazem parte da cultura da sociedade humana. Pode ou não conter álcool.

Drive-in [dráivi-in] ( Drive-in ) - Estabelecimento comercial no qual os clientes entram de automóvel para nele serem atendidos. Este termo se encontra mais relacionado a um tipo de cinema onde se pode assistir ao filme de dentro do carro, enquanto que o termo mais associado ao primiro caso é drive-through ou drive-thru ( dirigir através de ).

Drive-through

Driver ( acionador ) - Parte do computador que aciona um disco magnético seja este um disquete, seja um disco rígido. //Leitora de disquete.



Drive thru – ( dirigir através de ) - Sistema de atendimento ao cliente, no qual o mesmo pode entrar de carro na loja ( em suas dependências) e náo precisa sair do carro para ser atendido.

Drop – no surf

Drops (gotas , pingos ) ) - Balas duras, de formato retangular, quadrado ou redondo.

Drop shot

Drum – ( tambor ) bateria, tambor.

Drum n bass ( música ) – gerado pelo DUB

DSC { Dynamic skin correction } ( Correção de pele dinâmica ) - Tecla de controle remoto de certos aparelhos de TV que realça a cor natural da pele nas imagens.

DSC { Digtal Sound Control } - ( Controle de som digital ) – Seleciona efeito sonoro pretendido de acordo com o tipo de músca a ouvir: Jazz , Rock , Techno / Função de som / digital/rock/pop/new age/classic/eletric

D. Skip – O mesmo que Disc Skip.

DTMF tons

DTS – [e o sistema de multicanais de som mais desenvolvido , usado nas salas de cinema mais modernas, como algumas do sistema multiplex – DTS

Dual ( dual ) - channel ( info)

Dual front ( conceito dual front ) telefonia

Dual layer

Dual mode

Dual ( dual boot ) - É um sistema de computador no qual dois sistemas operaconais são instalados no mesmo disco rígido, permitindo que qualquer um dos sistemas operacionais seja carregado e tenha o controle.

Dual laser optical

Dual mode - ( modo, maneira/ modual, relativo a dois da costume. )

Ducto bass reflex

Dub – ( dub ) - Inventado na Jamaica pelo produtor King Tubby? O dub que é quando as gravações do reggae são desmontadas no estúdio , instrumento por instrumento, e remontadas ( assim como aquele rádio) , só que depois reprocessadas em ecos e reverbs . O dub é o casamento de arte e tecnologia. Ele é a primeira forma de musica techno \ o esqueleto da música . E a versáo do produtor que faz com que uma mesma música pareça outra , tirando e colocando vocais e instrumentos( Surgiu na Jamaica no início dos anos 70 de cuja base se valeu o rap no início) \ surge em 1970 uma evolução das versões, que tem o baixo e a bateria como instrumentos principais, usa muitos efeitos e traz eventualmente um DJ ( aqui no Brasil , chamado de MC ) cantando sobre a base. Nesse per[iodo, o produtor King Tubby aparece como um dos mais importantes. o dub vira um gênero ao se desenvolver na Inglaterra, pois passa a náo precisar de uma matéria prima. Os grandes nomes dessa primeira fase são Mad Professor e Adrian Sherwood / variação do reggae

Dubb ( dubb ) - Recurso de aparelho como microsystem que permite a gravação de uma fita para outra fita no mesmo aparelho.

Dubbing – Utilizado ao copiar fita cassete / gravação normal

Dublê

Dumping –( dumping ). Prática ilegal que consiste em lançar produtos ao preço de custo ou mesmo abaixo dos custos com o objetivo de conquistar mercados e eliminar a concorrência.

Duplex scan - ( duplex escanear ) - Exame

Duty free ( taxa livre )- Lojas de importados nos aeroportos \ tipo ou nome de uma rede de lojas

DVD { Digital Versatile Disc } ( Disco Versátil Digital ) – Dico em que se armazena dados e que possui uma capacidade maior de armazenamento do que o CD ou CD-ROM . Em aparelhos em que conste inscrito este termo significa que o aceita para reprodução.

DVCD ( disco )

DVD ROM ( Digital Versatile Disc Read Only Memory ) - Tecnologia de disco ótico que provavelmente irá substituir o disco Cdrom ( assim como os CDs de áudio) nos próximos anos / suporta até 28 vezes mais informação / nomes dos filmes em formato DVD e o aparelho usado com a televisão.

DVD – RAM – Tipo de disco

DVDS

DVD+R

DVD-R

DVD-ROM – Digital Vídeo Disc – Read Only Memory

DVD – V

DVD + RW ( disco )

DVD – RW

DVDS

DVI - Digital Voice Imagem









EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE







E - Controle de velocidade da câmara lenta / procura de modos indexados no modo DPSS

Easy listening (Mús)

Easy pop –

Easy rider –

E-Business – Negócios no ambiente digital

Eco Power – Comuta o sistema para o modo de poupar energia.

Ecstasy [ êkistási ] ( êxtase ) - Droga alucinógena estimulante em forma de comprimido e muito usada por jovens de classe média em discoteques e festas raves.

Edit – ( editar ) -

EEUU

Effect on/off

Eggcheeseburguer - (Ovo queijo e rodela de carne moída) - Sanduiche com ovo frito, fatia de queijo, etc.

Eject – (ejetar ) - Função de certos aparelhos, toca-fitas, vídeo-cassetes, etc. , que faz devolver a fita. abre bandeja de disco ( DVD ) / na impressora

Electro – tipo de música

Electroclash – ( )

Eletric – Função de som (DSC)

Eletronic ( eletrônica ) Ignição dos veículos mais modernos.

E-Mail – {eletrônic mail } - (correio eletrônico)1 Recurso do computador que permite o envio de mensagens eletrônicas via linha telefônica; correio eletrônico. 2. Cada uma dessas mensagens. 3. O endereço, na internet, para onde uma mensagem eletrônica é enviada;Endereço eletrônico / correio postal através do qual se pode enviar e receber mnsagens fotos e arquivos. O texto chega em poucos instantes e os usuários não precisam estar conectados para receberem. A mensagem fica armazenada em uma caixa postal eletrônica até que o destinatário resolva abrir o envelope digital./recurso do computador que permite o envio de mensagens eletrônicas via linha telefônica; correio eletrônico.

E-Music - Musicas disponibilizadas pela internet

Enable – ( habilitado )

End – ( Encerra ligação no celular ) / Final do diso. / Levar o curso até o fim da linha ou da tela, variando conforme o programa.

Enduro – Uma das categorias do MotoCross

Energy drink – (Bebida energética )

English – (Inglês ) – O idioma inglês

Enter ( entrar ) – Comando que aciona qualquer ação pré-determinada, confirmando-a.

Enterprise - ( empreendimento ) - Grandes ( especialmente ) organizações empreendedoras que utiliza computadores. Engloba corporações, pequenas empresas, instituições não lucrativas, orgãos governamentais e até outros tipos de organizações ( na indústria da computação, um empreendimento é uma organizaão que utiliza computadores)

EP – ( SP/EP) Conrole VCR Selecona velocidade da fita para operação.

EP\Eps ( lançados originalmente... ) O . C .

EPG { Eletronic Program Guide } ( Guia de Programa Eletrônico )

EQ {equalizer } ( equalizar ) – O mesmo que equal.

Eq. Display {equalizer display } Pressionando-a consecutivamente p/obter cinco formas diferentes de visualizar o espectro de frequências: Display normal , peak hold , peak line , snow , mouth

Equal { equalizer } ( equalizar) – Em aparelhos eletro-eletrônicos como microsystem permite regular o tons de áudio de acordo com uma conveniência própria.

Erase ( apagar ) – Tecla de controle remoto que apaga canais e determinadas informações memorizadas; confrma a seleção do menu em exibição; memoriza o item do menu em exibição ou ajustado ; restaura o modo TV ( TV, DVD )

ERP [ Enterprise Resource Planning ] Sistema informatizado de gestão empresarial

Error (erro ) - Informação que se indica na tela ( PC , etc. ) procedida de alguma operação inorreta.

ESA – Responsável pelo lançamento da sonda orbital de superfície Mars Express em 2003.

Establishment ( estabelecimento ) - O que está estabelecido, a ordem normal de algo.

ET

European ( européia ) - Tela em DVD na medida de 1,66:1



Evening (noite ) - Situação de escuta



Excel { exceder ) - No menu sintonia – VCR Curso de computação

Exchange ( troca ) câmbio, troca de moedas.

Exit ( sair ) – Tecla de controle remoto que possibilita sair de menu. (TV )

Expande ( expandir ) -( função – TV )

Expert - [Ecspérr]- ( perito ) - Profundo conhecedor; . / autoridade, especialista. / grande conhecedor de determinado assunto.

Express line

Eye [ olho ] - Tecla de controle remoto que permite o ajuste automático da imagem de acordo com as condições do ambiente ; também ajusta a função olho mágico para nível de imagem (DVD).

E-zine {eletronic magazine } -



FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF





F - Farad - Função teclado do computdor / Unidade padrão de captância no sisema internacional de unidades. / Fahrenheit

Factoring – Empresas de factoring – essas que descontam cheques negócio

F. Adv.

Fahrenheit - Relativo à escala termométrica de Gabriel Daniel Fahrenheit.

Fair play - (jogo limpo ) sm. - Comportamento leal durante uma competição esportiva.

Fan ( ventilador ) - Ajusta a velocidade da ventilação da máquina de lavar.



Farewell(passar bem) despedida , adeus, separação.

Farwest ( Oeste distante) - Filme centrado na conquista do Oeste norte-americano, em geral com muitas brigas corporais, tiroteios. O mesmo que bang-bang.

Far wind - (muito vento ) – Comando de aparelho como o toca-fitas que faz com que a fita adiante-se rapidamente.

Fashion ( moda ) – Tudo o que é, está ou se faz moda.

Fastest ( o mais rápido ) – Refere-se ao competidor mais veloz no jogo eletrônico

Fast food ( comida rápida ) -Lanchonete que prepara e serve rapidamente certos tipos de alimentos(pizza, lasanha, frango, etc.) ; é também onome deste tipo de alimento.

Fast Track Internet - ( serviço de hotel )

Fax –{ facsimile } – ( fax ) - também chamada de telecópia, um fax é uma transmissão telefônica de material impresso digitalizado ( texto ou imagens ) , normalmente para um número de telefone associado a uma impressora ou outro dispositivo de saída. (fax ) / Aterna entre duas chamadas / atende espera de chamadas / inicia nova chamada \ tipo de plug in

Fax modem ( modulador de fax )

FBI { Federal Bureau of Investigation } –( Escritório Federal de Investigação ) - Órgão da polícia federal norte-americana.

FCR { Favorite Channel Review }– ( Rever Canal Favorito ) - Tecla de controle remoto de TV que permite pronta sintonia em canal pré-definido como favorito.

Feed back - ( retorno, reação, resposta ) - Qualquer comentário crítico , observação construtiva ou sugestão suscitada por uma iniciativa, muitas vezes a pedido de quem a recebe.

Feeling - (Sentimento)

Ferry boat [ félrí bôut ] ( balsa de serviço de travessia ) - Serviço de travessia em baía ou rio através de grandes balsas de fundo chato e pequeno calado para poder trafegar em águas rasas, e consta de uma grande abertura que dá a um enorme pátio para veículos que em muitos casos desses tipos de balsas são transportados também.

FF -{Fast Forward } Função de impressora

F. FWD – { Far Farwind }

Fitness {boa forma } - Forma física

Fitness center ( centro de boa forma ) – Local que abriga equipamentos de exercícios físicos especificamente para pessoas que desejam alcançar a boa forma física.

Flash – ( lampejo ) - 1. Lâmpada elétrica de clarão intenso e instatâneo, possibilita fotografar em lugares de luminosidade deficiente. 2. Esse clarão. 3. Jorn. Notícia prévia e resumida./ telefonia : para conexões com serviços especiais da companhia telefônica, como chamada de espera. / Tecla para responder a uma outra chamada. / (Telefonia)/ tipo de memória como a do pendrive(fax ) / Aterna entre duas chamadas / atende espera de chamadas / inicia nova chamada \ tipo de plug in

Flashback – Recurso de TV que permite voltar ao canal último que estava assistindo.

Flash ringer

Flat – ( apartamento ) Apartamento em hotel ou complexo hoteleiro. / cancela a equalização.

Flat service ( serviço de apartamento ) – O mesmo que apart-hotel ou simplesmente flat ( apartamento com serviço de hotel )

Flat TV {flat television } ( tela plana TV )

Flip – ( jogar pra cima com o polegar )

Flip top ( topo de jogar pra cima com o polegar )

Flit - fugir ; voar; esvoaçar

Flog – bater ; castigar; açoitar

Flow ( fluir, correr; crescer a maré )- Aparece no visor de sounds effects

Fly-back Componente de geração de imagem .

Flyers

FM {Frequency Modulation } ( Frequência Modulada ) - Tipo de sinal de rádio cuja característica principal é a alta fidelidade na reprodução sonora ( stereo ); este termo em destaque (aceso ) em determinado aparelhos eletroeletrônicos indica que o modo FM está acionado.

Fodor’s - No mundo do turismo aventura são guias tradicionais, formais, referências nesta atividade. São assim chamados na América do Sul, Brasil e Rio de Janeiro. O mesmo que Fromeer’s. É assim chamado no Rio de janeiro e São Paulo.

Folder ( dobrador ) Folheto publicitário constituído de uma folha impressa e dobrada uma ou mais vezes.

Folder down – Recurso de determinados aparelhos eletroeletrônicos como CD Player para selecionar pasta anterior

Font ( fonte ) - ( na impressora )

Footing ( firmeza de pé ) - Passeio a pé para reduzir as tensões diárias.

For export ( estoque para exportação )

Fortran – Formula Translation System – Linguagem de programa;aóa de alto nível, usada em aplicações tecnico-científicas.

Forward ( adiante ) – Tecla de controle remoto de hometheater que possibilita realizar busca em uma mídia de uma imagem ainda a vir.

Forwarding – Para desviar as chamadas não atendidas para caixa postal

Forward skip – O mesmo que forward

Fotolog

Fox ( raposa ) – Raça Inglesa de cães pequenos.

Fox Terrier

Fox trot – ( trote da raposa ) - Dança a quatro tempos de origem norte-americana

Frame advance ( avanço de quadro )

Franchising ( franchising ) - Sistema de parceria comercial em que o detentor de uma marca ( o franqueador ) transfere a uma firma independente ( o franqueado ), sob certas condições, seu sistema de funcionamento e a exploração de seus produtos.

Freak ( excentricidade ) - Deusa de religião Freak americana DISCORDIANA em que todo o ser humano é um papa

Free [frí] - ( livre ; grátis )

Freedom ( liberdade ) - Grande projeto americano, voltado para a construção de uma estação espacial.

Freehand (carta branca ) -

Freelance – ( freelance ) - 1. Profissional (Jornalista, fotógrafo,etc.) que presta serviço sem fim empregatício. 2.Esse serviço. / profissional autônomo que se auto-emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seu trabalho or projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muto em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

Free shop – ( free shop ) - Loja em geral em aeroportos que comercializa produtos com isenção de impostos.

Free voltage ( voltagem livre ) - Seleção automática de voltagem.

Freezer ( congelador ) - Aparelho eletrodoméstico, usado para congelar alimentos ou para conservá-los / armazenar alimentos e bebidas. congelados. 2. Compartimento da geladeira destinado ao congelamento de líquidos e sólidos.

Frommer’s ( frommers’s ) - No mundo do turismo aventura são guias tradicionais, formais, referências nesta atividade. São assim chamados na América do Sul, Brasil e Rio de Janeiro.

Front – Tecla de home theater / Front ( Frente ) – Tecla de hometheater

Frontman -

Front man – da banda

Front Page ( Página da frente ) - Primeira página( de jornal, etc.) sensacional.

Front side – Dropar de frente para a onda

Frost free ( frost free ) -

FSB – ( info )

FST { Frequency Synthesized Tuning } ( sitnizador )

FT { final tuning } - sintonia final

Full ( cheio ) - Quando está chieia a memória de rádios sintonizados aparece no Display

Full auto function ( controle VCR )

Full loading Sistem ( control VCR )

Fullscreen – ( tela cheia ) - ( tela cheia que adapta a imagem ( com mutilação ) ao formato da TV ) DVD

Full-time ( tempo integral ) Em tempo integral, trabalho, estudo, etc.



Function ( função ) - Selecona modos de audição : Tuner, CD , Tape / Phono / Aux / Funções do aparelho

Funk ( funk ) - Tipo de música popular de ritmo grave e repetitivo, que combina elementos do jazz, blues e soul/ simplicidade melódica / batida pesada / com muita dança. / é um estilo bem característico da música negra estadunidense, desenvolvido a partir de meados dos anos 1960 porartistas como James Brown.Funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo sincopado ( em que há supressão de uma letra ou música no meio da palavra. Musicalmente falando: é ligação da última nota de um compasso musical com a primeira do seguinte. ) pelos vocais e alguns de seus cantores e grupos. E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante. Nos anos 70 o funk foi influência para músicos de jazz.

Funky

Fuzzes ( Mús. )

Fuzzy – Controle de imagem ( nomal , nítido, suave ) / Tecla de TV que seleciona combinação de controle da imagem ( contraste, brilho, cor) ( Normal /nítido / suave )



FX ( Placa de vídeo FX... ) ( Info )







GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG





Gabba – ( ritmo radical da dance music )

Gadget ( buginganga )

Game ( jogo ) - 1. Jogo de computador. 2. No tênis, cada uma das divisões de set, na qual apenas um jogador tem o direito de sacar, cedendo este direito no game seguinte. Tecla para game em TV, celular, etc. Fitas de jogos eletrônicos – Talvez)

Game show ( game show ) - Programa televisivo de jogos

Gang ( bando ; turma ) - Expressão da gíria americana que significa quadrilha, bando de malfeitores

Gangstarap

Gangster ( bandido, meliante ) - Indivíduo que faz parte de uma gang ; bandido

Gay ( alegre ) - homossexual do sexo masculino.

Gel (Gel’ªtin)

Gentleman -Homem fino, de maneiras educadas.

Geq - Tecla de controle remoto

Geyser (Gêiser) - Fonte quente de origem vulcânica, que trás normalmente muitos sais em dissolução / aparelho doméstico para aquecer água, aquecedor

Ghetho ( gueto ) - 1. Primitivamente, bairro onde os judeus eram obrigados a morar em certas cidades da Itália e em outros países da Europa. 2. P.ext. Bairro habitado por populações segregadas socialmente.

Ghost writer –

Ghotic Metal ( metal gótico )

GHS - ( info )

Gigabyte (gigabyte ) -Unidade de medida equivalente a 1024 megabites.

Gin ( Gim ) - Gim, bebida, genebra / Aguardente de cereais ( cevada, trigo, aveia ) aromatizado com bagos de zimbro.

Glam boy

Glam girl

Glamour-[glâmur] - Encanto pessoal.

Gloss – ( brilho, lustro ) - Cosmético

GMT – Greenwich Mean time ( horário médio de Greenwich )

GND Conecta-se fio terra

Go Go

Go go boy

Golden retriever - (recuperador dourado)

Golf ( golfe )

Good ( bom, boa )

Goofy – Surfista ou skatista não destro

Google

Gore - Goregrind é um tipo específico de grindcore cujas bandas adotam uma temática “gore”, ou seja, as letras falam sobre doenças ou sobre violência de forma explícita, ou então são inspiradas em filmes com a mesma temática. As capas dos álbuns de Goregrind muitas vezes trazem imagens extremamente chocantes e perturbadoras para a maioria das pessoas, como fotos de sexo, sangue, pessoas mortas, e cadáveres mutilados, desfigurados, etc.

Gospel - (Evangelho) Relativo à música evangélica. É uma composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito à vida cristã, assim como, de acordo com seus gêneros musicais variados, também oferece uma alternativa ao povo cristão à música secular convencional.

Go to (ir pra ) – Localização de um pono específico do contador

GPRS { General Packet Radio System } - Sistema que permite conexão em alta velocidade e ininterrupta à internet ( telefonia celular ) / Alta velocidade de transmissão de dados ( telefonia )



GPS – [ Global Position System ] – ( Sistema de Posicionamento Global ) – Sistema que através de um satélite é utilizado para determinação da posição de um receptor na superfície da Terra ou em sua órbita.

GPU

Grace – ( Graça ) -Furacão que inspirou o filme “Mar em Fúria”. Este furacão se deu a centenas de quilômetros da costa leste americana.

Grafical User Interface (windows/ info )

Grammy –

Grand prix - Grande prêmio (?)

Graphic novel

Great hits (grandes sucessos)

Green belt ( cinto verde )

Green peace ( paz verde ) - Organização não governamental de âmbito mundial que luta constantemente através de meios legais para a manutenção do equilíbrio e bem –estar do meio ambiente./ organização não governamental com sede em Amsterdã( Holanda do Norte, Países Baixos) e escritórios espalhados por 41 países.

Green wich - linha imaginária que divide o globo e determina os fusos horários.

Greens – Ultrassom

Grid (grade) Local onde se posicionam os carros de corrida para a largada.

Grill (Grelha) – Termo que em restaurantes indica o serviço de churrascaria, alimentos grelhados, etc.

Grincore old school

Groove ( groove ) - Tecla que aumenta o volume, reforça os graves automaticamente em sua plena intensidade, muda a equalização.

Group ( grupo ) - ( DVD ) Realça o diálogo

Grunge ( Revival Punk misturado com metal no início dos anos 90 )

G Sigma

GSM – ( Global System for Mobile Communication ) – Sistema global de comunicação móvel é um sistema digital de telefonia móvel largamente utilzado na Europa e em outras partes do mundo. Utiliza uma variação (TDMA ) e é a mais utilizada das três tecnologias digitais de telefonia sem fio ( TDMA ,GSM e CDMA ); Tecnologia que digitaliza e comprime dados, depois os envia por um canal com dois outros fluxos de dados de usuários, cada um seu próprio espaço de tempo. O sistema ópera tanto na faixa de frequência de 900 Mhz quanto na faixa de de 1800 Mhz permite que se use seu aparelho quando em outros países

Guard-Rail –( grade de proteção ) - Barra de segurança ou trilhos nas auto-estradas, para dar maior segurança aos motoristas.

Guide –( guia ) - Tecla de controle remoto que permite a exibição do guia de programação eletrônica ( EPG ) ( TV )

Guiness book

Guiness World Records





HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH





Hacker ( invasor ilegal de sistemas alheios ) - Pessoa viciada em computadores e que utiliza os conhecimentos em informática para benefício ou não dos que utilizam o sistema. / usa de seus onhecimentos para ter acesso a sistemas privados

Half (metade ) - Quando é seleconado o tempo total de repodução das múscas do CD é dividido de modo que o tempo de duração de cada lado da fita seja aproximadamente igual.

Halfback

Half life

Half timer

Hall ( saguão ) - Sala de entrada; saguão. 2. Grande vestíbulo de hotel, residência, etc. / simula efeitos de grandes espaçoes ( efeito sonoro ) / (VAC) / recinto , espaço à entrada de edifícios

Halley – Cometa que pasa a cada 76 anos

Halloween ( halloween ) - ( véspera do dia de todos os santos / dia das bruxas ) evento tradicional e cultural que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevânca nos EUA, Canadá , Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.Ocorre no dia 31 de outubro, dia em que se organizam festas em que as pessoas vão fantasiadas de seres terríveis e assutadores. Neste dia também as crianças batem às portas pedindo gulodices, que devem ser dadas ou então elas podem aprontar alguma travessura.

Hamburguer (Ham - presunto, pernil de porco)

Hamster -

Handball

Handcap ( desvantagem ) 1. Desvantagem que, nas competições esportivas se impõe a um competidor superior, com o objetivo de igualar as chances de vitória dos concorrentes. 2. Fig. Desvantagem.

Handheld – ( seguro na mão ) – Computador ou aparelho pequeno o suficiente para ser segurado na palma da mão. ( V. PDA , Palmtop , Smart phone , Ultra Mobile PC )

Handmade ( feito à mão ) -

Hangar ( hangar ) Abrigo fechado para aviões , balões, dirigíveis, etc.

Hang loose ( hang loose ) -

Happening – ( acontecimento ) -1. Acontecimento artístico que envolve o público e incorpora manifestações de artes plásticas, música, literatura, cinema ,teatro, etc., sem seguir um roteiro pré-determinado. 2. Cada um desses eventos.

Happy end ( final feliz ) - Desfecho feliz nas peças teatrais e cinematográficas

Happy hour – ( Hora feliz ) -Período após a jornada de trabalho em que os amigos se reúnem em bares ou restaurantes para conversar, beber, antes de ir para casa.

Hardcore – ( núcleo duro ) – Refere-se à cena musical surgida internacionalmente através da segunda onda do punk no final dos anos 70 . É o nome atribuído a uma variação extrema de algo. A palavra significa literalmente miolo ou centro, núcleo duro, e era usada para designar militantes agressivos e também criminosos.

Hard-Disk -Disco Rígido

Hard mod ( que deram nos Skinheads )

Hard rock – ( rock duro )

Hardware ( hardward ) - Conjunto dos elementos físicos de um computador; máquina. / Conjunto de elementos físicos de um computador e os dispositivos a ele relacionados, como parte mecânica, magnética, elétrica e eletrônica. Refere-se à capacidade da máquina.

Haule ( haule ) - Na gíria havaiana significa “alma branca” , o cara que ainda não é íntimo do mar.

H Bass –{ ____________ Bass } – ( ___________ grave ) - Programação que dá acesso à memorizaão das faixas para reprodução programada quando é pressionada juntamente com a tecla shift / Realça graves

Heavy (pesado) - Enfatiza as batidas ( efeito sonoro )

Heavy Metal – ( metal pesado ) - 1. Música de rock pesado, em geral de letras agressivas, cantada alta e acompanhada de muitos gritos. 2. Conjunto que pratica essa música. / Gênero de rock que se desenvolve no final da década de 1960 e no início da década de 1970.em grande parte na Inglaterra e nos EUA. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas.

Help ( ajuda ) –( no fax )

Hemp – Cânhamo

Henry – Unidade de indutância no sistema de unidades internacional, igual à indutância de um elemento passivo de um circuitoentre cujos terminais se induz uma tensão elétrica constante igual a 1 volt, quando percorrido por uma corrente cuja intensidade varia uniformemente à razão de um ampere cada segundo. ( confirmar origem )

HD { Hard Disk } ( Disco rígido ) -O disco rígido de um computador, 2{ High Definition } ( Alta definição )qualquer vídeo exibido em alta definição.

HD-DVD {High Definition – Digital Vídeo Disc ) - Vídeo com formato de alta definição.

HDTV { High Definition – Television }

HF – { High Frequency } ( Alta Freqüência )

Hi – (ôi ) – Saudação que pode aparecer no visor quando o aparelho é ligado.

Hi cut – Função de TV

Hi dubb – Gravação com o dobro da velocidade

Hi-Fi ( High Fidelity ) Alta fidelidade / alta qualidade, grande pureza de som obtida nos aparelhos eletrônicos

High-life -A alta sociedade.

Hip Hop - salto, pulo ( Hip – anca, quadril ) / originada nos subúrbios de Nova Iorque no fim dos anos 60 ( gênero musical ) ( Public Enemy )/ significa balançar os quadris/ processo de evolução da cultura negra./ É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reinvindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

Hippie ( hippie ) Diz-se de , ou jovem que, pela maneira livre de agir e viver e, eventualmente,. Pelo uso de drogas, coloca-se em oposição aos valores tradicionais da sociedade. O termo derivou da palavra hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra. Eram parte do que se convencionou chamar movimento de contra-cultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 70. Uma das frases idiomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima, Paz e amor.// as questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual eram idéias respeitadas recorrentemente por estas comunidades. Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza. Defendiam o amor livre e a não violência. Criaram estilo de roupa, música e até hoje um estilo bem diferente e próprio. Movimento de contracultura, roupas velhas e naturalmente rasgadas ; amor livre e sem distinções.

Hi-speed { High-speed } ( Alta velocidade ) - Recurso de certos aparelhos eletroeletrônicos que permite copiar de fita uma fita para outra alta velocidade. O mesmo que hi speed dubbing.

Hi speed dubbing {High speeding dubbing } – - Recurso de certos aparelhos eletroeletrônicos que permite copiar de fita uma fita para outra alta velocidade. Hi speed.

Hit ( sucesso ) O que está na moda ou faz sucesso na temporada.

Hi tech { High Technology } -( Alta tecnologia ) -Tecnologia de ponta

Hit parade ( parada de sucesso )

HIV – { Human Immunodeficiency Virus } ( Vírus da Imunodeficiência Humana ) - É da família dos retrovírus e o responsável pela AIDS. Esta designação contém pelo menos duas subcategorias de vírus, o HIV-1 e HIV-2. Entre o grupo HIV-1 existe uma grande variedade de subtipos designados de -A a –J.

Hobble –( hobble ) - Telescópio espacial ao redor da Terra, lançado pelos EUA em 1990 através do ônibus espacial Discovery. Tira e emite fotos do espaço cósmico com nitidez./ satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha.

Hobby ( passatempo) - Atividade artística, manual, esportiva, etc., exercitada por gosto e com certa frequência durante os momentos de lazer; passatempo; atividade , laser, alternativa./ atividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou coletivamente.

Hockey [ róquêi ] – Esporte praticado entre duas equipes e em que se usam bastões (sticks) recurvados com os quais se tenta impelir uma pequena bola maciça para dentro do gol adversário.

Hoffman ( Hoffman) – Processo Hoffman da quadrinidade curso – psicologia

Holding ( holding ) - Empresa sem finalidade produtiva que mantém o controle de várias outras por meio da posse da maioria de suas ações. sf. - Empresa formada exclusivamente do capital das outras empresas que são por elas controladas.

Hole – ( buraco ) Refere-se a cada buraco em que se objetiva fazer entrar a bola no jogo de golfe.

Hollywood - (férias na mata ) - Famosa cidade cinematográfica nos EUA.

Home (lar ) – 1. Termo que quando aparece no visor do celular indica que você está em local onde pode utilizar o servço. 2 Tecla do teclado do PC , a qual leva o cursor ate a posição inicial apropriada que varia conforme o programa e o momento em que a tecla é pressionada.

Home Page [ rôum pêidig ] – ( página ponto de partida ) - A página inicial de um site na Internet e que serve de entrada.

Home theater ( teatro caseiro ) Aparelho eletrodoméstico

Home vídeo – ( vídeo caseiro )

Hot-dog ( cachorro quente ) - Pão com salsicha e molho feito de tomate ketchup, cebola e pimentão picadinhos, etc. queijo ralado, etc.

Hot line

Hour (hora ) - Referir-se às horas em determinados aparelhos eletroeletrônicos, seja quanto à exibição da mesmo o seu ajuste.

House ( casa ) - O mesmo que House Music ( estilo de música )

House Music ( música caseira ) – Estilo de música

HP –{Horse Power } ( Cavalo-Vapor ) -

HPS ( tela )

HRC TV a cabo

HT {High Technology } – ( alta tecnologia ) Tecnologia

HTML – ( curso info )

HTTP { Hiper Text Tranfer Protocol } ( Protocolo de transmissão de hipertexto )

Humid ( úmido ) - Na máquina de lavar

Husky – ( rouco; forte ) -Cão esquimó de puxar trenós.

Husky siberiano ( cachorro )

Hydractive III – Ajusta a altura do carro de acordo com a velocidade, as condições da pista e o estilo de dirigir.

Hyper band – Ch 64

Hypes – ( )







IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII





Iceberg – ( ice – gelo / berg (sueco)montanha ) - Grande massa de gelo flutuante, que apresenta emerso apenas um décimo do seu volume. / Desprende-se das geleiras polares. / flutua impelido pelas correntes marinhas



IDM ( música )

IMB

Immobilizer Sistema em carro de competição automobilística

Impeachment ( denúncia ) - Processo político não criminal pelo qual o Poder Legislativo destitui o presidente da república por prática de certos crimes previstos em lei, sem que por isso ele seja condenado penalmente.

In (em ) - Quem ou o que está “por dentro , na moda. Teminal de entrada / In use ( v. charge )

INCL – No menu sintonia – VCR

Incredible surround (incredible surround ) – recurso de microsystem

Index ( índice ) - Permite localizar o início de gravações.

Indicator ( indicator ) - Tecla em telefone sem fio

Indie – { Independent record companies } – Corruptela que se refereà produção artística independente notadamente em música; bandas sem gravadora ou selo ; o que não é comercial ; o que é alternativo ao que é vendido pelas grandes gravadoras e corporações.

Indigo –( anil ) – Termo que se refere à calça jeans pela sua cor azul. O mesmo que “índigo blue”.

Indigo blue – (Azul de anil ) - Termo que se refere à calça jeans pela sua cor azul. O mesmo que “índigo”.

Indoor - ( Porta a dentro ) O que é para ser usado dentro de casa, não fora. Antena, etc. É oposto ao termo “outdoor”.

Indy –Fórmula automobilística

Info – { information } - ( Informação) – Tecla de controle remoto de TV que faz exibir certas informações ma tela.

Infoway

In house -

Input – (entrada ) - 1.Dados de um programa de computador . 2. Econ. O mesmo que insumo. 3. Ponto de vista. /Acesso direto ao modo auxiliar (AV ) / Selecina a fonte do sinal de video do game / Para selecionar a fonte de entrada para gravar. seleciona a fonte da TV

Insert ( inserção ) – Em determinados teclados de computador é uma tecla programável que é geralmente usada para alternar entre os modos de inserção e sobreposição na inclusão de um texto.

Insider ( insider ) Aquele que está por dentro de determinado assunto.

Insight - ( discernimento ) - Compreensão repentina, intuitiva de uma situação.

Instant hit – ( sucesso instatâneo ) - Música que marca

Instant replay ( repetição de instante ) Recurso que permite retroceder 20 Seg. de gravação.

Intellsat – International Telecomunications Stellite Consortium

Interative VU meter - Para apresentar o controle VU( unidade de volume ) na música ou o modo de volume , dependendo do modo de visalização selecionado.

Intercoler – ( )

Interface ( interface ) - Conjunto de teclas, botões , comandos de sistema operacional, formatos de exibição gráfica e outros dispositivos fornecidos por um computador ou programa para permitir que o usuário se comunique e utilize o computador ou programa. 2 . Conjunto dedeclarações, funções, opções e outras maneiras de expressar instruções do programa de dados fornecidos por um programa ou linguagem para utilização por um programador. 3. Organização física e lógica que suporta o enganchamento de qualquer aparelho a um conector ou a outro aparelho; v. comunicar-se com outra pessoa ou objeto. Com equipamentos de hardware é fazer uma conexao física adequada de modo que duas partes de equipamentos possam comunicar-se ou trabalhar juntas de maneira eficaz.

Interior designer ( projetista de interior ) - É o profissional capaz de não apenas decorar um ambiente mas também de fazer estudos técnicos que permitam deixar qualquer local com uma combinação perfeita de estética e funcionalidade / casas/clínicas/escritórios/ hospitais, etc.

InterneII - Versão aperfeiçoada da internet, de uso restrito na qual podem ser reservadas bandas para a realização de teleconferências, experiências de telemedicina,etc., sem as limitações da velocidade e interrupções características da rede original.

Internet ( internet ) - Rede mundial de computadores interligada por meio de programas especiais servidores e provedores de acesso e que oferece serviços como e-mail, acesso a sites, download de pogramas, etc. , e através da qual se tem acesso a todas as informações que através dela se possa encontrar. É a principal das novas tecnologias de informação e comunicação.

Interpol { International Police } ( polícia internacional )

Intro scan –Recurso de microsystem que permite ouvir dez segundos de cada faixa de um CD ou de cada estação de rádio automática e alternadamente.

IP - Velocidade stadard play da gravação 2. { internet protocol } –( protocolo de internet ) -

IPv6

IRA { Irish Republican Army) -

IRC Tv a cabo ( programas de IRC )

ISO

ISS - { International Space Station } ( Estação espacial internacional ) - Centro de pesquisa internacional desenvolvidos reunidos em órbita baixa da Terra e é a maior estação de espaço já construído. Começou em 1998 e está prevista para ser concluída em 2012. A estação deverá permanecer em funcionamento até pelo menos 2020 e, potencialmente, para 2028. [9] [10] Como muitos satélites artificiais, o ISS pode ser visto da Terra a olho nu. [11] O ISS serve como uma pesquisa laboratório que tenha um ambiente de microgravidade na qual equipes de realizar experimentos em biologia, biologia humana, física, astronomia e meteorologia. [12] [13] [14] A estação tem um ambiente exclusivo para os testes dos sistemas de espaçonaves que serão necessários para missões à Lua ea Marte. [15] O ISS é operado pela tripulação Expedition, e tem sido continuamente pessoal desde 02 de novembro de 2000, uma presença ininterrupta humana no espaço durante os últimos 10 anos e 309 dias. [16] A partir de junho 2011 , a tripulação da Expedição 28 a bordo é [17].

A ISS é uma síntese de vários projectos espaciais estação que inclui a liberdade americana, o soviético / russo Mir-2, o europeu Columbus eo japonês Kibo. [18] [19] As restrições orçamentárias levaram à fusão desses projetos em uma única multi-nacionais do programa. [18] O projeto ISS começou em 1994 com o programa Shuttle-Mir, [20] e o primeiro módulo da estação, Zarya, foi lançado em 1998 pela Rússia. [18] Desde então, os módulos pressurizados, treliças externas e outros componentes têm sido lançados por ônibus espaciais americanos, foguetes Proton russo e foguetes russos Soyuz. [19] Em junho de 2011, a estação consistiu de 15 módulos pressurizados e uma estrutura de treliça extensa integrado (ITS). O módulo planejado final, o módulo de laboratório russo, tem previsão de lançamento em 2012. A energia é fornecida por 16 painéis solares montados na armação externa, além de quatro matrizes menores nos módulos russos. [21] A estação é mantida em uma órbita entre 278 km (173 mi) e 460 km (286 milhas) de altitude, e viaja a uma velocidade média de solo 27,724 km (17,227 milhas) por hora, completando 15,7 órbitas por dia [22].

Funcionava como um projeto conjunto entre as cinco agências espaciais dos participantes, as seções da estação são controlados por centros de controle de missão no terreno operado pela American National Aeronautics and Space Administration (NASA), a Agência Espacial Federal Russa (RKA), a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), a Agência Espacial Canadense (CSA), ea Agência Espacial Europeia (ESA). [23] [24] A posse eo uso da estação espacial é estabelecida em tratados e acordos intergovernamentais [25] que permitem o russo Federação de reter a propriedade plena de seus próprios módulos, [26] com o restante da estação repartido entre os outros parceiros internacionais. [25] A estação é servida por nave Soyuz, nave Progress, o Veículo de Transferência Automatizado e Transferência H-II veículo, [24] e tem sido visitado por astronautas e cosmonautas de 15 nações diferentes. [27] O custo da estação, foi estimado pela ESA como 100.000.000.000 € mais de 30 anos [28], embora outras estimativas faixa de 35 bilhões de dólares a 160 bilhões de dólares [29]. O financiamento, recursos de pesquisa e projeto técnico do programa ISS tem sido criticado por causa do alto custo. [30] [31]





ISSO –{ Incredible surround } –( Incredible surround ) - Recurso de microsystem



IT { Information Tecnology } ( Tecnologia da Informação ) - Termo que engloba todas as formas de tecnologia utilizadas para criar, arazenar, trocar e utilizar informações em suas várias formas ( dados de negócios, conversas de voz, imagens ,faixas , filmes, apresenações multimídia e outras formas, inclusive aquelas ainda não concebidas ) É um termo conveniene para incluir telefonia e tecnologia que está impusionando que frequentemente é chamado da revolução da informação.

ITO – Input select ( line ) – Seleciona a posição auxiliar ( DVD )

ITR – Gravação com Timer Instatâneo

IXPs – ( Internet Exchange Point )





JJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJ







Jack - Lugar para plugar fios elétricos

Jack o´lantern ( fogo fátuo ) – Adorno usado como decoração nas festas de halloween, o qual é feito com abóbora

Jack Russel

Jack Russel Terrier ( cão )

Jah – ( Jeová. ) - O Deus cultivado na crença rastafari.

Jam session ( Jam session ) - Reunião de músicos de jazz em que se improvisa livremente sobre a melodia das músicas executadas.

Jazz ( jazz ) - Gênero musical norte-americano, vocal ou instrumental,de ritimo forte e sincopado, caracterizado pela improvisação; de origem afro-americana surgida em Nova Orleans no início do séc XX . No visor de controle de som digital ( DSC ) , de microsystem indica efeito sonoro melhor compatível à reprodução deste estilo de múica.

Jazz Band – ( banda de jazz ) - Orquestra de Jazz

Jazz beats ( jazz beats ) – Batidas de jazz

Jeans - Calça de tecido azul e resistente. 2. Calça semelhante a essa mas de outra cor.geralmente tem costura aparente com pontos grandes. / A raiz da palavra jeans foi notada pela primeira vez em 1567 como Genoese ou Genes, um termo usado na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova, na Itália. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob Davis. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistêcia aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.

Jeb ( jeb ) - Golpe na luta de Box.

Jersey – Espécie de tecido de malhas de algodão lã e seda.

Jet- set

Jet-ski ( esqui a jato ) - Veículo motorizado individual que desliza sobre a água.

Jewel-case (estojo similar aos CDs de música ( DVD )

Jingle ( tinido ) -Peça musical de campanha publicitária/rádio e televisão//musical e vocal anúncio ou slogan musicado. / anúncio ou slogan musicado / mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a FM de ser lembrado cpom facilidade. Música feita exclusivamente para um produto ou empresa.

Jockey – Indivíduo cuja profissão é montar cavalos nas corridas

Jogging ( corrida ; correr a pé ) - Prática de corrida ou de caminhada, visando ao bem-estar físico. 2. Ato de caminhar ou correr em baixa velocidade. 2. Uniforme ( calça comprida de boca cintada e blusa sem gola e de mangas compridas ) para praticar jogging. / ato de caminhar ou correr em baixa velocidade. 2. Uniforme ( calça comprida de boca cintada e blusa sem gola e de mangas compridas ) para praticar o jogging.

Joint Venture ( especulação comercial articulada ) - Associação temporária de empresas visando à exploração de determinada atividade econômica.

Joystick – ( controlador manual ) - Dispositivo dotado de alavancas e botões, com o qual o usuário de certos jogos eletrônicos interagem com as cenas que aparecemna tela da TV ou do computador.

JPEG ( imagem não TIFF ) DVD-TV

JEPG

Jump (salto ) - Tecla de controle remoto de TV que permite retornar rapidamente ao último canal assistido.

Jump fit – ( jump fit ) - Aulas aeróbicas realizadas sobre minitrampolins.

Junkebox – ( junkebox ) - Caixa que toca música escolhida através de uma fixa paga.

Junkie- ( junkie ) – Drogado





KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK





Keep-case ( estojo em DVD ) com capa plástica. Keep-case – ( estojo em DVD ) – Com capa plástica.

Ketchup - Molho feito de massa de tomate e condimentos. Ketchup [ Két-châp ] – ( ) - Molho de tomate com cebola, açucar e condimentos./ condimento à base de tomate, usado para temperar.

Keyboard ( keyboard ) Teclado

Key tone (keytone ) - Recurso de aparelho telefônico para digitar com som.

Kickbox ( kickbox ) - Luta em que se vale dos golpes da capoeira e do caratê.

Kid- ( Criança ) – Criança, garoto, jovem.

Kilt ( saiote escocês ) - Saiote e lã quadriculado e pequeno que faz parte do traje típico do homem escocês.2. Saia feminina que imita esse saiote.

King-size ( tamanho gigante ) - Refere-se especialmente a cigarros maiores do que a média normal.

Kit ( equipamento ) - Conjunto de objetos vendidos em uma caixa ou estojo destinados a um fim específico. 2. Conjunto de peças que devem ser montadas.

Kitchenette (kitchenette ) 1. Pequena cozinha. 2. Apartamento conjugado, dotado dessa cozinha. Apartamento de dimensões mínimas, sem divisórias.

Kitesurf ( surfpipa ) - Esporte que se pratica no mar

Knockdown ( derrubar ) Soco que leva um boxeador à lona, sem determinar o nocaute.

Knock-out - No boxe, ação ou efeito de provocar a inconsciência do adversário por dez segundos, no mínimo.( K.O.) / Modalidade em que se vence a luta

Know-How - Conjunto de conhecimentos técnicos essenciais ao exercício de uma habilidade ou ao desempenho de uma tarefa.











Kodak Photo Cd Play ( DVD )

Kodak Picture CD

KS – ( telefonia ) – Não PABX , não PBX

Ku klux Klan - s. Organização secreta (Sul dos EUA) destinada a garantir a supremacia dos brancos./Sociedade secreta, ultra-reacionária, do sul dos Estados Unidos, fundada em Pulasky, no Tenesse em 1865, destinada a manter a supremacia dos brancos sobre os cidadãos de raça negra e, mais tarde, sobre judeus e católicos.





LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL





L – O canal auxiliar está seleconado para exibir o equipamento conectado às entradas Audio/Video no video cassete / Left – entrada de caixa da esquerda / plug saída de caixa

Labrador retriever - cão

Lady [ lêidi ] - ( dama ) - s. Senhora, dama; patroa, dona de casa; amada; (com minúscula; Título nobiliárquico inglês.

Language ( Idioma ) - Comando que em certos aparelhos como DVD permite selecionar o idioma a ser reproduzido no áudio do vídeo.

Lan house - [ Local Aerea Net house ] – Loja que oferece serviços de informática diversos e disponibiliza computadores para uso.

Lap [ lép ] – ( ) - Funçào do relógio digital que faz com que o número no quadro altere para ajuste de horas, data, etc.

Lap fastest - ( a volta mais rápida ? ) automobilismo

Laps remaining ( voltas que faltam ? )

Lap Top [lép tóp ] - ( ) - Inform. Pequeno microcomputador portátil.



LASER [ lêizér ] - ( Abrviatura de Light Amplification by Simulated Emission of Radiation ) l. Dispositivo que produz um feixe de radiação monocromática, altamente concentrado e potente. 2. Qualquer instrumento que utiliza esse feixe de radiação. Aparelho que gera feixe condensado de radiação monocromática aplicações nas comunicações, medicina, física,etc. O raio de luz laser é mais intenso do que a luz do Sol . Foi o cientista Theodore Marinan quem construiu o primeiro LASER do mundo em 1960. 3. Classe do iatismo.

Amplificação da luz pela emissão estimulada de radiação; Fís. Fonte de luz desenvolvida do MASER , para aprodução de um feixe de luz acromática, muito condensada de intensidade luminosa muito grande.

Laserdisc – antigos discos, do tamanho do vinil que traziam imagem e som. Só podem ser lidos pelos aparelhos apropriados. LD ou Laserdisc foi o primeiro disco óptico de armazenamento de áudio e vídeo disponível ao público. A tecnologia foi demonstrada em 1972 num protótipo das empresas MCA e Philips e estava disponível no mercado a partir de dezembro de 1978 em Atlanta, Geórgia nos Estados Unidos como MCA DiscoVision.

Neste mesmo ano a Pioneer Electronics também licenciou o formato e passou a distribuí-lo como Laser Videodisc. Em 1980 o nome foi resumido para LaserDisc e logo depois em 1981 para Laserdisc sem letras maiúsculas no meio.







Layout [ lêi-áut ] - ( ) - Esboço de página de jornal ou revista. 2. Em publicidade, projeto de anúncio que serve para orientar a arte-final. / Esboço de um anúncio com determinação da colocação do texto e das ilustrações, de sorte que fiquem destacados certos elementos e que despertem o interesse do leitor; Esboço bem acabado de uma obra.

LCD – ( Liquid Cristal Display )- Mostrador de cristal líquido. Tipo de tela de alta definição de imagens.



LD Laserdisc ou CDV (Compact Disc Video) foi o primeiro disco óptico de armazenamento de áudio e vídeo disponível ao público.



Lean - metodologia



Leasing [ ] – ( ) - Forma financiada de aquisição de um bem por meio de aluguel, pago mensalmente e que dá direito à propriedade ao final do contrato.



Led - Ponto de luz vermelho ( ? ), indica ligado. Indica modo de stand by, etc.

Lets box –Exercício aeróbico que simula golpes.

Letter box formato não Pan&scan

LF ( LF / FF) na impressra



Lifestyle –

Lift [ lift ] - ( Levante ) - Indicação que refre-se a um dispositivo encontrado em latas de alimento, refrigerante, etc. e indica a parte que deve ser puxada para que se abra a lata.



Light [ ] - (leve, suave) - Refere-se ao que possui baixo teor./ Na máquina de lavar /Som com menos batidas ( oposto a heavy )



Line Posição auxliar ( DVD ) Line – Posição auxiliar ( DVD ) / Posição e entrada de outro aparelho



Line out – Tomadas de videocassete / videolase/gravador de minidiscos Saída localizada no painel traseiro para conectar o aparelho a um amplificador externo que controlará o som enviado pelo LX-15 ( CDP ) Tomadas do video cassete/ videolaser / gravador de minidiscos





Line up [lâinâp ] – ( ) - No surf refere-se ao lugar exato on a onda arrebenta



Link [ ] - ( ) - Elemento (Palavra, frase, imagem, etc. ) de uma página da internet em que se pode clicar para que se tenha acesso a outra página ou a outro elemento da mesma página. / ligação, elo.







Live - ( Vivo, do dia, do momento ) - Refere-se ao que é apresentado no momento em que se transmite (por rádio ou televisão) ou mesmo o que foi gravado com o público expectador (show de música etc.) / Enfatiza a interpretação vocal ( efeito sonoro )

Living [living ] - Sala de estar

Living room [ lívín ‘rúm ] - ( sala de estar ) – Compartimento de casa ou apartamento em que

LMT { Lengh-Mass-Time } – ( Comprimento-Massa- Tempo ) - Sistema dimensional de tipologia.



LND tecla em aparelho telefônco



Load ( Load / eject ) – Na impresora



Lobby [ lóbí ] Grupo organizado que pressiona parlamentares, funcionários governamentais, etc. , para que apoiem ou rejeitem determinadas medidas, projetos, etc., de acordo com os intereses daqueles a quem ele representa. Por extensão é também a pressão exercida por esse grupo, ou qualquer movimento coordenado com vistas a influenciar uma decisão.Significa também vestíbulo, antecâmera, sala de espera ou saguão, de hotel, prédio comercial,etc.

Lock Bloqueia o cond. Desviável (?)

Lockout – União de patrões, que, em resposta à ameaça de greve de seus empregados fecham as portas de suas fábricas ou estabelecimentos comerciais. / União de patrões, que, em resposta à ameaça de greve de seus empregados, fecham as portas de suas fábricas ou estabelecimentos comerciais.

LO-FI ( música )

Loft [ ] – ( ) – Residência

Logoff

Lonely Planet [ lônélí plânêt ] - No mundo do turismo de aventura é aquele guia que é feito por e para mochileiros. Tem informações que não constam nos outros como duração e viagens de trens e horários de ônibus. É assim chamado no Brasil e Rio de Janeiro.

Long neck [ lông nék ] – ( pescoço longo ) – Refere-se à garrafa cujo pescoço (gargalo ? ) é acentuadamente longo. ( nos permite beber diretamente da garrafa ? ) / tipo de garrafa utilizada em algumas bebidas alcoólicas

Long Play [ lông plêi ] - ( ) - Disco que comporta 331/3 ou 45 rotações por minuto; elepê. Abrev.LP pl. LPs / fonográfico ( vinil )



Look [ lúk ] - ( aparência ) - O aspecto visual de uma pessoa, recinto, produto, etc.



Lookout – União de patrões, que , em resposta

Loop - Tecla de reprodução de uma parte específica / tipo de anena

Looping [ lupin ] - ( )- Volta completa feita por um avião, uma montanha russa, etc. sobre si mesas , e que assume o formato de um “e” cursivo.



Loops ( instrumento musical )



Lord [ lórd ] - ( ) - Senhor, amo; castelão(com maiúscula) Deus; ing. (lorde) Iiv.t. Tornar lorde III v.i. Dominar, ser senhor de / vestido com ostentação



Loud - ( estrondoso ) – Tecla que liga ou desliga a função Loudness de aparelhos como o microsystem.

Loudness ( sonoridade )– Tecla que reforça os sons graves e agudos de aparelhos como o microsystem.

Lounge – ( descano ) - Serviço oferecido por empresas que fazem grandes eventos festivos e que consiste em oferecer ao cliente no local do evento e enquanto ele acontece um espaço silencioso com sofá, lazer, etc. para um descanso momentâneo.



Longe music ( música )



Love story [ lóvi’stóri ] – ( história de amor ) - Filme que trata de um romance, uma história de amor.

Low cost low fare [ lôu cóst-lôu-fêir ] – ( ) – Sistema de produção em que se barateia ao máxmo os custos da produção para baratear ao máximo o preço ao consumindor final.

Lower ( no fax )

Low fi – Antônimo de Hi Fi

Low mid band : CH 95 –CH 99

Low profile [ ] – ( ) – Desempenho discreto, controlado.

LP – Velocidade da fita na gravação ou reprodução

LSD – ( Diatilamida do Ácido Lisérgico ) Droga sintética criada por em e que provoca efeitos tais como

LX - 15

Lycra [ láicra ] ( ) - Marca registrada que que identifica uma fibra sintética de grande elasticidade e muito utilizada na confecção de calças, maiôs, cintas e biquínis, fitness ou roupas de ginástica em geral.









MMMMMMMMMMMMMMMMMMM





Maastricht

Mac ( pode ser usado tanto pela plataforma PC quanto pela MAC )

Mach [ ] - ( ) - Índece de velocidade que mede a queba da barreira do som.

Macintosh ( equipados com os chips power PC no início dos anos 90 )

Made in [ mêide in ] - (feito em) Refere-se ao país de origem de determinado produto. / expressão correspondente a “ fabricado em” , “produzido em “ “feito em” usada juntamente com o nome do país onde a mercadoria é produzida

Madley – tipo de nado

Magnified Healing – Max Center 252, Itaigara

Mai daí [ ] - ( )



Mail [ ] – ( ) - 1. Cartas, mala postal, correio, sistema postal; correio, sistema postal; correspondência; malha, cota de malha. 2. V.t. enviar pelo correio; proteger com cota de malha.



Mailings

Main _ tecla no aparelho ( que liga ) principal.

Mainstream [ mênstrim ] - ( )



Majors [ mêijórs ] - ( )



Make-up [ mêi-câp ] - Caracterização ou mensagem de artistas (em teatro, cinema, televisão)



Making of [ mêikin-óv ] - tirar conclusão



Making Off ( fugir, escapar (? )

Malthusianismo s.m. Doutrina de Malthus (1766 – 1834 ), sociólogo e economista inglês, o qual defendeu a restrição da espécie humana por motivos de ordem econômica e em defesa da própria humanidade.

Malthusiano - Pertencente ou relativo a Malthus ou à sua doutrina. S.m. Sectário do sistema de Malthus

Mandatory release – ( lançamentos obrigatórios )

Manegement [ mânêij’ment ] -

Maneger [ Menadjar ] - Agente de um esportista profissional ou de um artista; empresário; 2. Gerente ou administrador de empresas.

Manguebeat – Início dos anos 90 (recife ) coco, maracatu, ciranda, letras vríticas. Cunhou termos como manguetown, etc.

March [ marth ]

Marchand [ ] - ( ) -

Mariachi cyber- punk

Mariners [ ] – ( ) – Sondas espaciais de informação sobre Vênus mostrou as clateras do planeta / cuja Mariner 4 foi a primeira de sucesso 1965 Nasa / Soldados

Mariners ( 2 e 4 ) – Sondas espaciais de informações sobre Vênus

Marker - Marca algum ponto durante a repodução ( DVD ) Marker ( marcador ) – Tecla de controle remoto Marker search





Marketing [ márketin] - ( mercadologia ) - O estudo do mercado, quanto aos aspectos de promoção de produtos, realização do perfil dos consumidores, elaboração de companhas de publicidade; conjunto de medidas tomadas por uma empresa visando a proporcionar as melhores condições possíveis para o sucesso de um novo produto ou serviço, desde a planificação da sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor, constituindo-se numa moderna técnica de comercialização. É também processo social e gerencial através dos quias indivíduos e grupos obtêm o que ncessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas.





Mars – Misões russas de explorações a Marte, cuja a 3 ( Mars 3 ) foi bem sucedida pousando com êxito na superfície de Marte ( 1971 )

Mars Express – ( ESA ) – Sonda orbital e de superfície. Seu módulo Beagle 2 perdeu contato depois de ousar em Marte, enquanto a sonda em órbita analisa as calotas polares e o resto da superfície do planeta. Sonda européia que investiga o planeta em paralelo aos robôs( S&O) e que confirmou a existência de gelo seco ( gelo misturado ao dióxido de carbono ) nos pólos de Marte.

Mars Global Surveyor ( nasa ) – Ainda em órbita, fornece imagens em alta resolução da superfície de Marte(1997 )

Marshal – 1947 pág 440

Mars observer [ ] - ( ) - Sonda espacial de informações sobre Marte.

Mars odissey – Sonda orbital, continua na ativa. Analisa o clima de Marte. Também serve de estação de transmissão para as sondas em atividade no planeta.

Mars Pathfinder - Levou a Marte o robô Sojourney, protótipo das missões atuais e que foi acompanhado por milhões pela internet. ( 1997 )

Maser ( Microwave Amplification by Simulated Emission ) Microondas Amplificadas por Emissão Estimulada de Radiação. Fís. Dispositivo capaz de amplificar ou gerar radiação em radiofreqüência.

Master [ mastér ] - ( ) - Liga ou desliga a energia elétrica principal do televisor / refere-se ao que é melhor, etc. ( três suítes, sendo uma master ) / tecla de hometheater Master Level Control – Aumenta ou diminui o nível de reprodução sonora



Match point [ méth pôint ] - ( ) - Ponto necessário para ganhar uma partida.



Max – De máximo

Max sound ( max on / off) – Ativa ou desativa a mistura ótima das diversas cracterísticas sonoras.

MBA

MB DDR (Info)

MC [ êmi-cí ] -

M-Commerce [ êm-cômérce - Comércio móvel

Media

Media P. – Tecla de controle remoto que permite reproduzir arquivos de músicas e fotos ( TV )

Medley ( como a regravação de músicas óbvias, ainda mais em medley (pout- pourri )

Meeting [ ] - ( ) -



Megabyte [ mégabáiti ] - ( ) - Unidade de capacidadeda memória de um computador. [Símb. :Mb Mbyte]



Mega hair [ mégarrér ] - ( cabelo ) - cabelo longo, artificial / aplique de cabelos



Megapixels – ( telefonia )

Megastar

Megastore [ méga’stór ] - Loja de grande porte.





Megawatt [ méga-uót ]- Mega - grande/ Fís. Unidade de medida de potência no sistema internacional.



Mellotron [ melotrôn ] - Instrumento musical

Mem ( de Mem / Scan ) – Ouvir dez segundos de cada CD. Ouvir cada rádio por alguns segundos.

Memo { forma reduzida de Memory ( memória )} O mesmo que memory.

Memory [ mêmórí ] – ( memória ) - Comando de aparelho eletro-eletrônico como TV , microsystem, PC, etc. que posibilita que se guarde informações ,sejam emissoras de TV, de rádio , dados em geral para serem posteriormente acessados. / Memory – Grava números na memória ou para discar um número gravado anteriormente.

Memory Aceleration (info)

Memory sticck duo TM ( telefonia )

Menu ( opções ) - Tecla de controle remoto de aparelho eletro-eletrônico que disponibiliza na tela as opções de programas a serem acessados, funções, configurações e acesso a seus ajustes, etc.

MER – ( robôs exploradores de Marte ) – Missão dos robôs

Merchandising [ mérchândáizin ]- ( ) - Propaganda dissimulada quew se faz pela menção ou aparição de produto ou marca em filme, programa de televisão, etc. / Planejamento prmocional de um produto , antes de ser lançado.

Mercury - Mercúrio.

Messages – Para enviar mensagem para outrocelular e ler as recebidas / mantê-las no aparelho.

Meter [ - (no relógio) S. metro, medidor.

Mic { abrviatura de microphone ( microfone ) – Recurso de que dispõe determinados aparelhos eletro-eletrônicos como mycrosystem, DVD , etc. de se conectar a um microfone. A inscrição MIC geralmente se encontro no canal de entrada do seu plug.

Mic level – para regularo nível de som do microfone )

Micro adjust

Microchips

Microsistem [ maicro ] - ( sistema ) – Aquele som

Microsoft

Microvision

Microvolt – Melhoramentos 594 – Tecnologia implantada para impedir a copiagem de informações em video

Microwatt -

Mic vol { microphone volume } ( Volume do microfone ) – Comando de aparelho eletroeletrônico que permite aumentar ou diminuir o volume de som do microfone.

Mid – de médio

Mid band – CH 14 – CH 2

Midia [ ] - Do inglês Mass Media ( pl. de medium ) médio , meio

Milk shake [ milk-shêik ] – ( leite batido ) –Lanche feito á base de leite batido com sorvete , creme, chocolate, coco, etc.; frapê.

Mini System

Minute – Tecla de ajustes e minutos

MIR

Miriavolt – Melhoramentos – 599

Mirivolt – 596 - Melhoramentos

Miss [ mís ] - ( ) - Mulher jovem ou solteira; senhorita, senhoria / Mulher de corpo “escultural” que disputa concurso de beleza / prendedor de cabelo.

Mister - Senhor ( Com maiúscula) Também de tratamento (Chamar de senhor como tratamento).

Mix

Mixing mic – micrfone para entrada de Karaoke

Mixto - Tipo de sanduíche



MKS {Meter – Kilo –Second }- ( Metro – Kilo – Segundo ) – Sistema de unidades



MMA - As artes marciais mistas (frequentemente conhecidas sob seu acrônimo em inglês: MMA - mixed martial arts) são artes marciais que incluem tanto golpes de luta em pé quanto técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como o esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. Usam uma escala grande de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas.

Algumas organizações que organizam torneios de artes marciais misturadas são Ultimate Fighting Championship (UFC) e o extinto PRIDE Fighting Championships. Em opinião popular, os termos artes marciais misturadas e vale-tudo tem o mesmo significado. Entretanto, as diferenças entre estes termos devem ser reconhecidas e ambos devem ser distinguidos do termo full contact (“contato pleno”).



MMS – Envio de fotos mensagens e sons, sistema GPRS para alta velocidade na transmissão de dados e alerta vibratório.

Mod – Um comportamento pop dos mais clássicos, que se reflete no gosto por terninhos italianos bem justos com gravatinhas, camisetas brancas com um alvo azul e vermelho ( igual ao dos aviões ingleses da Segunda Guerra ) ) , lambretas, anfetamina, música soul e umas boas brigas.

Mode [ môde ] - ( modo ) - Funçào de certos aparelhos eletro-eletrônicos , especialmente relógio, que faz mudar o quadro numérico de horas para data, para cronômetro, etc. para ajustes. / muda no visor os diferentes conjuntos de dígitos que se referem à data, alarme, cronômetro, etc. para alteração./ fnção de rádio, permite escolher um dos critérios de sinonia de emissoras FM que pode ser / LOC locais/ Na função rádio, pemite escolher um dos critérios de sintonia de emissoras FM que pode ser Loc ( emissoras locais ) ou Dist ( emissoras dstantes ) e silenciona a forma de execução da sintonia de emissras de AM ou FM que pode ser manual, automática o Preset ( emissoras memorizadas ) . Na função Reprodução de CDs seleciona o modo de avanço ou retrocesso drane a reprodução que pode ser em faixa (Tr) ou de busca rápida ( SCh / ? )

Model [ módel ] - ( modelo ) -

Modem [ môdêm ] - ( ) - Aparelho que liga um terminal de computador a uma linha telefônica, possibilitando a comunicação com outros computadores. Dispositivo que converte os sinais digitais dos microcomputadores para analógicos permitindo a transmissão de dados do computador por meio de linhas telefônicas.

Mon ( na tela )

Money – Dinheiro

Monitor ( fax )

Mono

Monotuner – Tecla de controle remoto

Monroe – A América para os americanos )

Month – ( na tela ) – Tecla de ajuste do mês



Mopp – Curso Mopp

Morphing

Motel / hotel à beira da rodovia

Motoboy [ motobói ] - ( rapaz de motocicleta ) - Profissional que utiliza motocicleta para fazer entregas de lojas delivery, ou ainda para outros serviços.



Motocross [ mótocrós ] – ( cruzada de moto ) - Modalidade de esporte radical praticada sobre motos em pistas acidentadas e cheia de obstáculos.



Mouse [ máuse ] – [ rato ] - Pequeno dispositivo móvel que permite acionar comandos do computador, mediante a movimentação do cursor ( sinal móvel que aparece na tela) e a pressão dos seus botões./ tem como função movimentar o cursor pela tela do computador./ é um periférico de entrada que, historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica.

Mouth – Espectro de freqüência do EQ Display

MPEG – ( Motion Pictures Experts Group ) ( Grupo de especialistas em filmes – formado em 1988, a partir de uma redução dos organismos internacionais que regem as normas e os procedimentos no campo eletrônico ) – Tipo mais comum de formato digital em que é gravado o DVD em sua geração.

MP4

MP3 Player -



MS

MSAccess – V. Access

MSM / MSN

MS Project –

MS1 - Placa mãe - ( info ) / tecnologia MS1

MTS - Tecla em controle remoto de TV que seleciona o modo stereo , mono ou SAP ( TV )

MTV

Multidisc Format Play ( DVD )

Multidispenser – ( gaveta ) ( lavadoras de roupas ) – Distribui automaticamente o sabão , o amaciante e o alvejante

Multimedia player (info )

Multimídia (9)

Multiplex – Relativo a um sistema de transmissão de vários sinais ou mensagens simultaneamente no mesmo circuito ( com telefonia ou telegrafia, por ex. ) ou no mesmo canal ( rádio ou telev ). S.m. Sistema multiplex, principalmente de telegrafia.

Musicassete – Cassete pré-gravado

Mute (mudo ) – Comando que em certas aparelhos, como TV, microsystem, DVD, etc. interrompe a saída de áudio.



Muting - ( v. Mute )



MYSQL - Banco de dados





NNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN





NAM –( Módulo de Designação do Número ) – Número telefônico e informações sobre a rede que a operadora programa no telefone.

Nanobots – bilionésimo robô ( aplicações gerontológicas, pesquisas farmacêuticas, diagnósticas clínicas e nano-odontológicas. – 3116 7444

NASA { National Aeronautics and Space Administration } ( Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço )

Necessaire

Nerd ( nerd ) - Alguém tecnicamente brilhante mas não sociável cuja imagem clássica é a de um menino prodígio de cabelo selvagem e óculos de lentes grossas cercado por tubos de ensaios e computadores.

Net [ nét ] – (rede ) – Forma abreviada de Internet.

Network [ nét’uôrk ] - ( trabalho em rede )

New age - [ níu’^eidj ] - ( nova era ) – Tendência do mundo atual / Função de som ( DSC)

New deal [ níu-díól ] - (novo acordo) - Ação política de Franklin D. Roosevelt na década de 30. New deal – ( novo acrdo ) Política econômica do presidente Frankin Rooselvelt inspirada na teoria do economista inglês John Keynes em que o Estado ganhou papel de planejador, intervindo diretamente na Economia deixando a postura liberalista em 1932

New look

News

News games – Jogos inspirados nos últimos acontecimentos da política internacional através da internet

Newton – s.f. – Unidade de medida de força do sistema de unidades internacional, definda como a força que imprime a um corpo, de massa igual a 1 quilograma, uma aceleração igual a 1 metro por segundo, na direção da força. Símbolo: N.

Newtoniano – Relativo a Isaac Neewton, cientista inglês (1642-1727 ), ou próprio dele.

New wave [ níu-uêivi ] - ( nova onda )- de Talking Heads e Bondie a Duran Duran

Next ( próximo ) – Tecla de controle remoto que em certos aparelhos como o DVD faz com que se passe à faixa próxima seguinte da subdivisão da programação reproduzida, seja a próxima sequência de filme , a próxima música, a próxima foto, etc.

NHV ( automobilismo ) - Nível de Ruido e Vibra;áo

Nickname

Night [ náit ] - ( noite ) A noite, no que se refere aos entretenimentos dos quais de pode nela usufruir.

No - Não/sem

Nobreak

Noise ( mús )

Nonsense [ nônsêns ] – ( ) - disparate, tolice, asneira

Nonstop - direto, sem parar / programa , filme sem propaganda, etc.

No service – Não pode receber ou fazer ligações porque fora da área de serviço está disponível ou fora da faixa ou banda de operação.

Notebook [ nôut’búk ] – ( livro de anotaçòes ) - Microcomputador portátil um pouco maior e mais pesado que o laptop.

Now – Agora

NTSC [ National Television System(s) Comitee ] – ( Comitê Nacional do

Sistema de Televisão ) – Termo que no display de aparelhos eletro-eletrônicos como o DVD, por exemplo, refre-se a um sistema de televisão analógico atualmente nos EUA, na maioria dos países da América ( o Brasil é uma das exceções – só utiliza este sistema apenas em DVDs players) e em alguns países do leste asiático. O nome refre-se à organização representativa do setor, responsável pela criação deste padrão.

NTSC – PB – sistema de cor – VCR – sistema de vídeo

Nu-jazz (tipo de música )



Number - Número

Num lock - Aciona teclado numérico Num Lock é a tecla que habilita o teclado numérico de qualquer computador. É uma forma curta de se referir a numeric lock (trava numérico) ou a number lock (trava números)[1]. Caso esteja desabilitada as teclas do teclado numérico assumem a função direcional[2]. Um LED indica quando está ativado ou desativado[1]. Está presente tanto em teclados ABNT como ABNT2.







Nylon [ náilon ] ( náilon) - Fibra sintética, muito resistente, de largo uso na indústria têxtil. Por extensão é também tudo feito com essa fibra. É a designação genérica para uma família dos polímeros sintéticos conhecidos genericamente como poliamida e produzidos primeiramente em 28 de fevereiro de 1935 por Wallace Carothers em Du Pont. O nylon é um dos polímeros de mais uso geral, sendo um material de seda termoplástica.É o nome genérico para a família das poliamidas sintetizada. Foia primeira fibra têxtil sintética produzida dos fios desse polímero.





OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO



O-concur

October fest

Off - [ âf ] - ( desligado ; fechado ) – 1. Funçào de aparelho eletro-eletrônico que o desliga ; 2. Foma de falar com o lucutor de um programa mas não no ar.

Off board (info. )

Office – ( Info )

Office-Boy [ ófice-bói ] - ( rapaz de escritório ) - Rapaz que trabalha para escritórios, faz pequenas tarefas, mandados, etc. Menino que, em escritório, faz pequenas tarefas de ruas e internas, moço de escritório. - Funcionário (em geral jovem) que serve de mensageiro e contínuo em empresas.



Off-line [ ] - ( desligado à linha ) - Diz-se do estado de um equipamento, terminal ou usuário, quando este não se encontra interligado a um rede de computadores.

Off Road – Fora da estrada

Off set [ óf-sét ] - Certo método de impressão gráfica com chapa de metal. / Sistema de impressão em que se transfere a tinta de uma chapa metálica gravada para o papel por meio de um cilindro de borracha.\ Moderno processo de impressáo litográfica, em que a imagem, gravada numa folha de metal flexível, geralmente zinco ou alumínio, e transferida para o papel por intermédio de um cilindro de borracha.



Offside [ óf-sáid ] – ( ) - No futebol, o mesmo que impedimento.



Off time – relaciona-se por tecla no aparelho

OHM – Impedância da entrada de anena

OK [ ó quêi) - ( ) - Forma de gíria para correto, certo, concordo. Corresponde {a locução inglesa all correct ( exatamente, correto, certo .)

Oldies – Tipo de música ( visor )

Ombusdman [ ] - ( ) - (sueco e inglês) - 1. Jornalista encarregado de analisar o jornal sob a ótica do leitor mais exigente, identificando e criticando as falhas encontradas como se fosse um julgador desse jornal. 2. Funcionário que numa empresa, tem a responsabilidade de analisar o produto ou serviço do ponto de vista do consumidor ou do cliente.

On [ ôn ] – ( ligado ) - Comando de aparelhos eletro-eletrônicos que o faz ligar.

Once ( na tela)

One Screen (TM ( ao modo de ao quadrado, o TM ) ) – Tecnologia One Screen

On line [ ônláine ] ( ligado à linha ) - Adj. - Inf. 1. Diz-se do sistema em que o usuário pode interagir com outros computadores, por meio de um terminal. 2. Diz-se do estado de um equipamento terminal ou usuário, quando este se encontra interligado a uma rede de computadores. [Antôn.: off-line]

On screen Transfere as infrmações do display para a tela

On the road [ ôn dhi rôud ] - ( na estrada ) - Referente à geração pé na estrada que

On the rocks [ ôn dhi rôud ] - ( nas pedras ) - Whisky com gelo

On time [ ôn táime ] - Pontualmente, na hora marcada, pontual. Tecla de aparelho seleciona

Open - ( Abrir ) – Comando que em aparelhos eletro-eletrônicos faz com que se abra algum compartimento para inserção ou remoção de algum dispositivo de reprodução. Como por exemplo a gaveta do microsystem que se abre para que seja colocado o disco a ser reproduzido. Também é uma forma de se referir ao Open market .

Open market [ ôpên – márket] - ( mercado aberto ) - Operação de compra e venda de títulos do governo pelo Banco Central, no mercado de capitais, mercado aberto. / para controlar o volume da moeda em circulação. \ Fin. Operação financeira efetuada pelo investidor, com prazo préfixado e variável.

Oper – Operation ( telefonia )

Opportunity Robô lançado a Marte em 2004 para explorar sua superfície enviam fotos de oceanos perdidos através de aperfeiçoado sistema de transmissão – chegou em 2004 Sonda gêmea da Spirit com pouso através de airbags e investiga a planície Meridiani, onde descobriu sinais de um antigo oceano.

Options - para fazer alterações na agenda do celular Organizer Para armazenar os números de telefones mais utilizados num celular e associá-los a nomes para permiir que você possa fazer uma ligação sem precisar lembrar ou digitar o número do telefone. Tem esta função, calendário , calculadora, hora, data alarme, lista de tarefas, etc

Orkut – ( ) – site de relacionamentos \ página na internet em que a pessoa reúne amigos.



Oscar [ óscar ] - ( ) - Estatueta com que são premiados os melhores do cinema. / dede 16/03/1929 criado a pedido da academia



OSD { On Screen Display } ( na tela ) – Recurso de certos aparelhos eletroeletrônicos , como o DVD que faz disponibilizar na tela mensagens temporárias e segunda etapa dessas mensagens número do canal e o relógio ; retira o menu da tela, informações sobre os canais,etc.

OTR – gravação instantânea ( Sound \OTR ) em jogos\ aparelhos, etc.

Out [ áut ] - ( fora) - 1. O que ou quem está fora de moda. 2. Tecla conjugada do controle remoto de certos aparelhos eletroeletrônicos que se coordena com o outra função da mesma tecla. (Ex. OSD /OUT ).

Outdoor [ áut-dór ] - ( porta a fora ) - Grande cartaz de propaganda colocado em ponte de grande afluência de público. 2. Propaganda assim veiculada.

Out let [ áutlét ] - ( ) - Saída, escape (também fig.) escoadouro escoamento; (eletr. Tomada (com.) Mercado comprador; Com. Distribuidor



Output [ - (autput) - Eletron. Num sistema, saída ou grandeza de saída.



Output channel – Seleciona em que canal do televisor o videocassete rá transmitir.

Out put level Indica através de leds o nível de saída enviado às caixas acústicas.

Outside [ áut-sáid ] - ( lado de fora ) - No surf ,lugar após de arrebentação da onda.

Outsider [ áut-sáidér ] – ( O que fica de fora ) – Por extensão refere-se a pessoas que preferem ficar fora de onde a “onda arrebenta”, quer dizer, de onde ocorre o perigo, as coisas ruins.

Outsourcing

Over – Forma reduzida e overnight

Overbook

Overdose ( além da dose ) - Dose excessivamente forte de uma droga pesada e que pode provocar coma ou morte.

Overdubs ( depois eles fizeram os overdubs de outros instrumentos

Overlapping [ over lápis ] -[ Sobreposição ] – Esquema tático de futebol idealizado pelo técnico Coutinho no Flamengo nos anos e que consistia num revezamento do lateral com o ponta.

Overlock (info )

Overlook [ ] - ( ) - Ver do alto ; dominar(com a vista) Examinar, inspecionar, velar, vigiar, cuidar; passar por alto, não fazer caso de ; tolerar, perdoar, desdenhar, descuidar.



Overnight [ ôvérrnáit ] – ( durante a noite ) Aplicação financeira realizada no open market com prazo de um dia útil. ; cobrir em parte, conceder em parte. / Aplicação de dinheiro para resgate no dia útil seguinte.









Oversampling filtro digital com 8 vezes

Overweight [ ] - ( ) - Acima da média do mercado.







PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP







PABX { Private Automatic Branch Exchange } ( Central privada de comutação telefônica ) ( automática) / dispensa o auxílio de telefonista.

Page Teclado do computador

Page down (Pg Dn) – Uma tecla que executa várias funções em diferentes programas aplicativos, sendo porém mais usada nos processadores de textos para permitir que os documentos sejam paginados tela a tela no sentido do final do arquivo. No teclado do

IBM- PC e compatíveis, a tecla coincide com a tecla 3 do teclado numérico e pode ser usada quando a tecla Num lock não está ativa.

Pagemaker – Maracador de página

Page on

Pager - O mesmo que Bip , pequeno dispositivo de telecomunicações que recebe ( e em alguns casos transmite ) sinais de alerta e pequenas mensagens de texto. Esse tipo de dispositivo é conveniente para pessoas que estão esperando por chamadas telefônicas mas não estão perto de um telefone para fazer ou retornar chamadas imediatamente.Um pager típico cabe facilmente em um bolso de camisa pois alguns são tão pequenos quanto relógio de pulso. Um receptor sem fio miniatura captura a mensagem , ( geralmente acompanhada de um bipe ) Os pagers mais simples mosram apenas o númeo do telefone da pessoa que enviou a mensagem. Os mais sofisticados mostram pequenas mensagens de texto.



Page up Teclado no computador / Executa pogramas aplicativos, porém é mais usada nos processadores de textos para permitir que os documentos sejam paginados tela a tela no sentido do começo do arquivo. No teclado IBM-PC e compatíveis, a tecla coincide com a 9 do teclado numérico e pode ser usada quando Num Lock não estiver ativa.

Painter – Tipo de cachoro

PAL – [ Phase Alternating Line ] – ( Linha de Fase Alternante ) – Termo que no diplay de aparelhos como o DVD, por exemplo, refere-se a uma das opções de codificação da cor referente ao aparelho de televisão ao qual está conectado o DVD para que então a se ajuste no alcance da imagem ideal. A codificação PAL é usada por boa parte do mundo , exceto na maior parte das Américas, alguns países asiáticos ( que usam NTSC ) , partes do Oriente Médio e Europa de Leste e França ( que usam SECAM ). Foi desenvolvido na Alemanha por Walter Bruch, e introduzido em 1967.

PAl – B/G

PAL – M [ Phase Alternating Line - Manufacturers] – Termo que no display de aparelhos como o DVD , por exemplo, refere-se a uma das opções de codificação da cor refrente ao aparelho de televisão ao qual está conectado o DVD. O PAL-M é o sistema de codificação do sinal de cor usado no Brasil.

Palmtop ( Palmtop ) - Microcomputador que cabe na palma da mão. (V. PDA e Handheld )

Pal- N ( sistema de cor )

Pan&scan – Imagem panorâmica

Pankek Usado em maquiagem



Paper – preparar o seu paper do dia seguinte.

Paper out

Parking

Parkinson ( mal de ... )

Parsec ( de paralax + second ) Astr. Unidade de medida para o espaço interestelar, igual a uma distância que tem uma paralaxe heliocêntrica de 1segundo ou a 206.265 vezes o raio da órbita da Terra, ou a 3,26 anos-luz ou 30,8 trilhões e quilômetros.

Pash Mina - ( acessório de roupa )

Pass- Equalizador na posição pana ( sem atuação )

Patch [ pétch ] - ( ) - Material colante posto sobre a pele. Para deixar e fumar , por exemplo.

Pause [ pâuz ] – ( pausa ) - Comando de certos aparelhos eletro-eletrônicos que interrompe a reprodução de uma programação temporariamente, deixando-o pronto para sua continuação de onde interrompido.

Pay-per-view [ pêi-pér-víu ] ( pague por vista ) Sistema de serviço de TV a cabo em que o assinante paga de acordo com a programação que assistiu.

PBC – Se está reproduzindo o PBC, pressione menu ( PBC on) para que apareça o menu de raiz. Pressione Menu ( PBC off ) para reproduzir a película sem interrupção.

PBX [ Private Brunch Exchange ] Central privadade comutação telefônica ( manual ) , exige o auxílio de telefonista.

PC – { Personal computer } ( Computador Pessoal ) –

P. Channel – { Previous channel } ( canal anterior ) – Tecla de controle remoto de TV que permite retornar ao canal que se estava assistindo anteriormente.

PCI – ( Fax Modem PCI ) – Express placas

PCM ( DVD) – Pulse-Code Modulation - Padrão dos atuais Cds de audio

PCM Down Conversion ( DVD )

PDA [ Personal Digital Assistant ] – ( Assistente Pessoal Digital ) – Compudador de dimensões reduzidas e de grande capacidade computacional, com agenda e sistema informático de escritório elementar, podendo ser conectado a um PC e uma rede informática sem fios (wi-fi) para acesso a correio eletrônico e internet. ( V. handheld )

Peak hold - frequência do Eq. display

Peak line - frequência do Eq. display

Pedigree [ pédigrí ] - ( ) Registro de uma linha de antepassados de animais (especialmente de cavalos, cães, aves) linhagem.



Peeling [ pilín ] - ( ) - Refere-se à depilação feita em salões de beleza especializados.



Peep show [ píp-shôu ] – ( show de espiar ) – Estabelecimentos de streap-teasers que ficam dentro de vitrines onde as pessoas param para observar as vitrines.

Penalty [ pênáltí ] - ( multa ) – Penalidade máxima no futebol que é aplicada quando uma infração é cometida pelo adversário dentro da sua grande área.

Pendrive – Pequeno dispositivo portátil de armazenamento de dados.

Tendo aparência semelhante a de um isqueiro.

Pentium [ pêntium ] – Microprocessador de computador pessoal largamente utilizado. Vendido desde 1993, o pentium rapidamente substituiu o processador 486 da Intel como a opção mais utilizada em microprocessadores pessoais. O modelo original do pentium inclui dois processadores em um chip que contém 3,11 milhões de transistores.

Performance [ pérfórmâns ] – ( reprsentação ; atuação, exibição ) - Desempenho em público de artista , atleta, filme, carro (especialmente em corrida) ,etc.

Performers

Person – Tipo de equalização ( com Bass e Treb )

Personal – Tipo de equalização

Personal trainer [ personal trêinér ] ( treinador pessoal ) - Treinador particular de educação física que instrui o cliente nas práticas dos exercícios que lhes são necessárias aos seus objetivos e mantendo-se próximo ao mesmo.

Peter Pan

Pet shop [ pét shóp ] – ( loja de animais de estimação ) - Loja que vende artigos para animais de estimação, rações e até mesmo animais domésticos./especializado em vender filhotes de animais, alimentos e acessórios, além de oferecer serviços de embelezamento como banho, tosa, perfumaria.



Pixel – { Picture element } ( elemento de tela ) Unidade de medida para imagens.



P file – Tecla de arquivo pessoal ( microsystem )

PhD – Philosophiae doctor, doutor em filosofia. /corresponde ao título de doutor no Brasil ( quem fez o curso de doutoramento após ter terminado a faculdade ) . / grau acadêmico concedido por uma universidade que idealmente crtifica a capacidade do candidato em desenvolver investigação num determinado campo.

Phone [ Fônn ] - ( ) – Entrada de aparelho eletro-eletrônico sonoro à qual se acopla o plug do headphone. / saída para audição pivativa

Phonebook – Armazena números na agenda do celular

Phones – Saída para fones de ouvido

Phono – Toca discos ( tecla de )

Photo CD – ( tipo de disco )

Photo impression

Photoshop

PHP – ( linguagem )

Pickup [ píkâp ] - ( ir buscar ) - Automóvel tipo camionete que pode transportar certa capacidade de carga . 2. Toca discos , mais especificamente aquele que tocam vinil. ( pick-up )

Picnic ( pique nique )

Picture ( imagem ) – Tecla de controle remoto de TV que ajusta a imagem do aparelho em relação às opções de características oferecidas.

Pier ( embarcadouro ) - Pegão de ponte; molhe, cais;

Piercer – Profissional do piercing.

Piercing [ Pêrcing ] - ( penetrante ) - Objeto metálico perfurante usado como adorno em várias partes do corpo (nariz, língua, umbigo,etc.)

Pig snout ( cão )

Pikles [ pikô ] - Legumes conservados em vinagre, usados como condimento.



PIN { Personal Identifical Number } - Código de acesso ao celular ativa o chip / dá acesso aos serviços do celular

Pinball [ pímbâl ] - ( fliperama ) - Jogo de azar em plano inclinado em que o jogador procura colocar em buracos bolinhas impulsionadas à mola.

Pince-nez

Ping-pong [ píng-pông ] - ( ) - Esporte praticado com uma raquete, que é usada para impulsionar uma bolinha de celulóide por cima de uma rede que divide em duas áreas a mesa de jogo; tênis de mesa. Modalidade de tênis de mesa.

Pin head – ( cabelos de pin head ) ( Sabotage )

Pinsher ( cachorro )

Pin-up [ pín,âp ] - ( ) - Gravura ou retrato que se pendura na parede (esp. de mulher) 2. Que pode ser pendurado ou colocado na parede; (gír.) Atraente, de belas formas.



Pit-Bull [ pit-búl ] – ( touro) – Cachorro muito feroz de origem ...



Pit -Stop [ pit- stóp ] - ( parada ) Parada para reabastecimento, troca de pneus e ajustes mecânicos, durante uma corrida de automóveis.



Play [ plêi ] - ( tocar ) - Comando de aparelho eletro-eletrônico, especialmente microsystem, DVD, etc. , que ativa sua função.



Playback [ plêibék ] - ( ) - Reprodução de um som gravado, logo após essa gravação ter sido feita.



Playboy [ plêi-bói ] – ( Rapaz que brinca ) - Rapaz rico e ocioso que se preocupa apenas em gozar a vida. É também é o nome de uma revista de entretenimento erótico direcionada para o público masculino, fundada em 1953 por Hugh Hefner.



Player – gaveta do aparelho ( DVD )

Play ground [plêigrãund ] ( área de recreação) - Área ao ar livre, especialmente em prédios de apartamentos residenciais especialmente planejada para o entretenimento de crianças e pré-adolescentes que habitam o prédio. Seu principal objetivo é estimular a atividade física entre crianças. Podem possuir, de acordo com o tamanho, desde gangorra, balanço, escorregadores, casinhas, chapéu mexicano a trapézios, trepa-trepas, casas maiores, quadra esportiva, laguinhos e até bancos de areia.

Playlist

Play mode – Seleciona modo dereprodução

Play-off [ plêi-óf ] - ( ) - desempate.

Playroom [ plêi-rúm ] - Sala para recreios ou jogos dotada de snooker , bilhar , mesas para baralho, xadrez, etc. , especialmente em clubes e edifícios residenciais.

Playstation

Play time - Hora de recreio, folga.

Plug [ plúg ] - ( tomada de pino ) - Dispositivo e conexão provido de um ou mais pinos metálicos para encaixe em aparelhos eletrônicos ou numa tomada./Conector que se constitui na terminação de um cabo, e que serve para fazer a ligação de um componente (fones,microfone,etc.) a um equipamento ( gravador, amplificadr, etc. ) / um termo que significa “de encaixe”

Plug and play – Função que possibilita memorizar automaticamente todas as emissoras de rádio ao ligar



Plug in – instala-se no micro

Plus [ plus ] – ( mais ) - Refere-se a certos produtos industrializados otimizados.

PM [ pí-êm ] - (Post Meridien) - O horário depois do meio dia nos relógios.

P.Mode { Picture mode } - ( modo de imagem )– Tecla de controle remoto que a justa a imagem ( TV ).

PMPO – Potência de som

Point [ pôint ] – ( ponto ) - Local público ( bar, livraria, praça, etc.) que se torna ponto de encontro de pessoas com interesses em comum.

Pointer ( perdigueiro )

Poker [ pôkér ] – ( ) - Certo jogo de cartas de origem norte-americana para duas ou mais pessoas

Pole position [ pôll-pózichôn ] -( Posição polo) - Melhor posição na largada das corridas automobilísticas ou seja, na frente no grid de largada. O termo foi adaptado das corridas de cavalo. Normalmente a posição no grid de largada é determinada em uma seção à parte de classificação, onde os pilotos tentam obter o melhor resultado ( mediante a volta mais rápida, etc. )

Polling [ ] – ( ) – Função no aparelho de fax que... / Em comunicação eletrônica é a checagem contínua de outros programas ou dispositivos por outro programa ou dispositivo para se crtificar do seu estado. Geralmente para checar se eles estão conectados ou querendo comunicar-se.





Poltergeist [ ] – ( ) - Espírito a que se atribuem as batidas e outros ruídos nas sessões mediúnicas.



Polyester [ ] – ( ) -



Poodle [ pudôu ] - ( cão d’água ) - Cão de pelo encaracolado bastante inquieto e brincalhão. / de companhia e estimação.

Pool [ pul ] – ( ) - 1. Consórcio de empresas do mesmo ramo, com o fim de monopolizar o mercado e garantir ou conseguir vantagens (preços, etc.) 2. P.ext. - Associação de pessoas ou entidades com vistas a alcançar um fim em comum.

Pop [ póp ] - ( popular – forma reduzida ) - O que é popular./ função de som (DSC)

Pop rock

Popstar [ póp stár ] - (Estrela popular) Artista muito conhecido e cultuado.

Pop zouk - ritmo dançante de inspiração afro-caribenha

Position memory / pres play to preview chapters

Post card [ póst cárd ] – ( Cartão postal ) –( Não oficial e muitas vezes com figuras )

Poster – Impresso em forma de cartaz, de caráter não comercial.

Postgre –

Post - Texto ( Informática )

Poster Impresso em forma de cartaz, de car[ater náo comercial.

Post office - Agência de correio

Pout- porry -



Power [ páuér ] (força,energia) – Comando de aparelho eletro-eletrônico que o faz entrar em funcionamento permitindo a entrada da corrente elétrica, bem como o desliga também interrompendo a entrada desta corrente.

Power dry – Este produto foi desenvolvido com um tecido de toque agradável e suave constituído a partir de multifilamento de alta absorção, que proporciona conforto por mais tempo.

Power on ( liga) ( microsystem )

Power PC - Chips que equipavam os Mancintosh no início dos anos 90

Power point / Reint / ? / - Curso de Informática

Power stroke turbo diesel

Pown

Preamps ( de estúdio )

Prem - ( Prem/Program)

Premium sound – Automobilismo – sistema de som.

Preset ( predefinidos ) – Recurso de certos aparelhos como o microsystem que permite selecionar emissoras para memorizá-las ou ainda localizar aquelas já memorizadas para acioná-las.

Preset EQ ( efeitos de equalização ) de acordo com o gênero : Rock / classic / jazz/ pop / Pass / escolher equalização desejada

Prev { forma reduzida de Previous ( anterior ) } – Comando que em certos aparelhos como o DVD faz com que se retorne à faixa seguinte anterior da sua subdivisão na midia ou na programação.

Prev ch – Canal anterior / voltar ao canal anterior

Preview – Tipo de menu em DVD / Situaliza o conteúdo de uma faixa ou de um disco inteiro. baseada em caracteres.

PRG { abrviatura de program ( programa ) } – O mesmo que program.

Printed [ printéd ] - ( impresso ) - (copiado ou reproduzido) livro, etc.

Print ScReen Sys Rq – Tecla que envia para a impressora um imagem da tela O Print screen é uma tecla comum nos teclados de computador. No Windows, quando a tecla é pressionada, captura em forma de imagemtudo o que está presente na tela (exceto o ponteiro do mouse e vídeos). Para salvar seu conteúdo, basta abrir algum programa que suporte imagens e pressionar “Ctrl + V”(colar), o programa mais usado é o PAINT que já vem instalado no windows. Se quiser capturar somente a tela do programa ativo utilize simultaneamente o “Alt + Print Screen”.

“Print screen” e o “Alt + Print Screen” também estão disponíveis no GNOME e no KDE.

Nos teclados QWERTY, fica entre as teclas F12 e Scroll Lock, ou entre Backspace e Scroll Lock.

No Sistema Operacional MAC/OS da Apple, para computadores Macintosh, a função Print Screen funciona de modo diferente. Nos teclados para Macintosh não existe uma tecla específica para ativar esta função. O printscreen funciona de uma forma diferente, apertando as teclas shift + maçã + 4 e daí sim selecionar com o mouse o que quer copiar. A imagem será salva no desk.

Teclado IBM/Windows (US)

v•e










Profiles ( perfis ) modifica o nome do celular

Program ( Programa ) – Comando de aparelho eletro-eletrônico, como o DVD, microsystem, etc. que permite selecionar e ordenar faixas da mídia a serem reproduzidas.

Prog. { abreviatura de Program ( Programa )} – O mesmo que Program.

Programacion – pr /

Program skip _ Programa um período de tempo depois do qual o televisor sintonizará novamente um canal que já estava selecionado

Progressive out – Saída progressiva

Progressive scan - ( DVD )

Promoters [ ] -

Protools - Gravação e mixagem em Protools preamps valvulados \ faz gravações e mixagens

PSA {Prostate-specific antigen } Antígeno prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da próstataglândula. O teste de PSA mede o nível de PSA no sangue

P.Scan – Tecla do controle remoto de aparelho como DVD que permite selecionar o tipo de conexão de entrada de vídeo da TV.

P.size { Picture size } ( Tamanho da imagem ) – Tecla de controle remoto que altera o tamanho da imagem. ( TV )

P.Skip { Program skip } ( Programa de pulos ) – Aciona este programa e seleciona seu período de atuação.

P / still - Para interromper a fita ou ver a reprodução quadro a quadro./ avança a imagem de video um quadro por vez.

Psybient ( música )

Psychobilly ( outracoisa ) – Gênero que se inspira no rock dos anos 50, nos carrões, nas garotas e nas histórias sobrenaturais.





PT – Atrás do aparelho telefônico.

Pub [ pûb ] - ( bar ) - Espécie de bar, originalmente situado no subsolo, onde são servidas bebidas alcoólicas.

Pug ( filhotes ) ( cachorro )

Puk – Código para desbloquear cartão de telefonia celular

Pull [ púl ] - (puixar) - Indicação em portas de banco ou lacres de certos produtos para que abra-se.

Pulse – regula o pulso / efeito sonoro

Pump. (mec.) bomba.

Punch ( DBB )

Punk [ pânk ] ( Punk ) - Movimento caracterizado pelo desprezo total aos valores e normas sociais e cujos membros adotam apresentação visual e gesticulações agressivas. É tudo o que se relaciona a este movimento.

Punk rock ( rock punk ) - Estilo de música que tem como representante maior a banda Sex Pistols e o eu lidar Sid Vicious.

Push - [ pâsh ] - (empurrar) - Indicação em portas de banco para que se dê acesso. / ( MS ) apagar clips / indicação no compartimento de tape do microsystem para fechá-lo.

Push button ( torneira )

Push Eject – Abre tampa de cassete

Puzzle - (Quebra-cabeça), enigma, problema; jogo de paciência; perplexidade, confusão - determinado jogo publicado em jornais e revistas, etc.

PVC - Polyvinyl cloride - Polímero do cloreto de vinila





QQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQ





QFD –

Q-play – ( Q-play ) – Comando que faz com que uma mídia inicie do filme principal nela gravado, pulando publicidade e trailers de outros filmes.

Quality

Quantum - s. pl. Quantum (Também fís.) ; Tanto, quantidade, quantia. /

( latim Quantidade )a menor parcela possível de uma propriedade física, como energia ou matéria. É usada assim desde 1900 ( Max Planck )

Quark - sm. Fís. Quím. Partícula elementar da qual são formadas os prótons e os nêutrons,e que compõe 99% de toda matéria.

Quark express -



Quartz - sm. - Min. Sílica cristalizada, cuja variedade transparente e dura é o cristal de rocha. // Min. Óxido de silício, mineral também conhecido por cristal de rocha. \ quartzo

Queen - rainha.

Quick ( de quick / replay ) - Repetição de reprodução

Quick mecanism ( controle VCR )

Quick mechanism- full lading System



Quick start- full lading mechanism Recurso para iniciar a reprodução ou gravação mais rápida e silenciosamente ( VCR)

Quicktime -s. Mil., passo ordinário. – tipo de Plug In

Quick view – ( vista rápida )Para alternar entre o canal que está assistindo e o último canal assistido.



Quit ( Quiet / s)



Quiz – Jogo de perguntas e respostas , geralmente televisivo, com artistas, etc.



RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR



R - Right – Entrada direita

Race - Raça, corrida, páreo, prova, competição/ correr, fazer correr.

Racing - Adj. de corrida - (s. corridas) - car - automóvel de corrida; -track: pista.

Rack – No teto do carro

Rafting [ ] - ( ) – Botes infláveis para descer corredeiras. \ o próprio esporte

Ragga – ( mús ) – Variação do Reggae

Rally [ ralí ] - Espécie de competição automobilística de longa distância e vários dias passando por cidades, até países e terrenos difíceis.

Ram – ( Memória de Acesso Radômico ( pode ser acessado diretamente ) ) – Local em computador onde o sistema operacional, os programas aplicativos e os dados em uso são colocados, de modo que eles possam ser rapidamente apanhados pelo processador do computador / De memória

Ramster [ ] - ( ) - ratinhos de criação. / ( espécie de rato ) roedor que tem parentesco com o rato e o prquinho da Índia(?)

Random ( acaso ) – Comando de aparelhos eletro-eletrônicos, como o microsystem que aciona reprodução, das faixas de uma mídia aleatoriamente, ou seja, fora da ordenação em que se acha na encontra na mídia.

Ranger

Ranking [ rânkng ] – ( ) - Classificação de atletas, jogadores, equipes ou seleções, apresentada numa sequência que vai do primeiro ao último colocado.

Rap [ rép ] - ( rap ) - sm. - Gênero musical originário dos EUA , caracterizado por uma melodia pouco desenvolvida e repetitiva e por letras muito extensas e de conteúdo social em protesto. O termo teria sua origem nas iniciais de Rhythm And Poetry ( ritmo e poesia ); é o discurso rítmico com rimas, e é um dos elementos da música e cultura hip hop. O rap, comercializado nos EUA desenvolveu-se tanto por dentro como por fora da cultura hip-hop , e começou com as festas nas ruas, nos anos 70 por jamaicanos e outros. Eles introduziram as grandes festas populares em grandes galpões, com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão, gritando e encorajanndo com as palavas de rimas, até que foi se formando o rap. A origem do rap é jamaicana, mais ou menos na década de 60 quando surgiram os sistemas de som ( Sound Systems ) , que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes.

Rappel [

Rapper [ répér ] – ( ) – Músico, cantor ou aquele que incorpora a cultura rap.

Rastafari

Rating ( negócio ) Ratings



Rave [ rêiv ] ( delirar ) - Tipo de festa em que se ouve música eletrônica e que dura muitas horas e até dias.

RAW ( SPDIF/ RAW) DVD

Raw foodism – dieta baseada no consumo exclusivo de frutas, castanhas, folhas , algas, cogumelos, grãos germinados e mel. Tudo cru, e de preferência orgânico.

Ray-ban [ rái-ban ] - (Interdita raio) - Tipo de vidro, lente de óculos que impede a passagem do raio do sol.

// Espécie de vidro de cor esverdeada que filtra parte dos raios luminosos que incidem sobre ele.

Ready web - Serviço de hotelaria

Reality show ( Mostra da realidade ) - Qualquer programa televisivo baseado na vida real, em que os acontecimentos nele retratados são da própria realidade que vivenciam os seus participantes, que são pessoas em sua própria realidade, e não personagens de um enredo ficcional.

Rear ( traseiro ) – Tecla de hometheater

Rec { Forma reduzida de Record ( Gravar ) } – Comando que em certos aparelhos como o microsystem permite gravar para a fita o que está sendo reproduzido no CD , no Pen Drive, no Rádio , na fita do outro compartimento, através do microfone ou em outro aparelho através do AUX . Rec. Record indicador de gravação



Recall [ ricól ] - (Rechamada) - Especialmente de fábrica de automóveis para ajuste de determinado defeito de fábrica. / retorna o canal sintonizado anterormente / Rediscagem automática do úlimo número discado

Receive mode

Receiver [ ricívér ]- ( receptor ) - Aparelho receptor; receptador. \ coração do home theater, ao qual ficam ligados todos os aparelhos ( DVDs , CDs players, video-cassetes, etc. ) e também todos os alto-falantes do sistema. E este equipamento que processa o sinal para a destribui;áo do som e retransmite a imagem para o televisor.

Rec / ITR – Para gravar o programa desejado.

Record [ ricórd ] - (gravar) - Função que faz com que registre som imagem, etc. em aparelhos eletro-eletrônicos - 2. Disco/ 3. Realização que supera todas as anteriores, no mesmo gênero e em condições idênticas.\1. Ato desportivo, devidamente homologado, que supera tudo o que , no mesmo gênero, se fez anteriormente. 2. Proeza inaudita. #. Ponto máximo.

Redial [ ] – ( ) – Função em aparelho telefônico / redisca

Reg - Tecla do controle remoto de TV.

Reggae [ réguêi ] ( reggae ) - Estilo de música popular jamaicana de ritmo bem sincopado que surgiu no final da década de 60 e que tem Bob Marley como eu maior representante, responsável maior pela difusão do reggae no mundo.O termo “ reggae ” teria origem no som que faz no baixo. O “re” seria o movimento para baixo, e o “gae”, o movimento para cima.

Reggae roots

Relax [ Rilex ] – ( relax ) - Distenção voluntária dos músculos, acompanhada de diminuição da tensão mental, produzindo uma sensação de repouso. ( Ver no Soares Amora )



Release [ Rilíz ] – ( lançamento ) - Permitir a publicação ou exibição de notícias ou filmes] / Notícia distribuída aos meios de comunicação em geral para ser divulgada gratuitamente.



Remain – Indica todo o tempo restante da reprodução de todo o CD

Remake [ rímêiki ] - ( refazer ) – Refere-se a obra artística antiga principalmente , e que é feita numa nova versão, especialmente filme cinematográfico.

Remix ( gerado pelo DUB )

REN ( Ringer Equivalent Number ) É utilizado para indicar quantos aparelhos podem ser conectados à linha telefônica ( wireless )

Rendevouz - 1. S. encontro, reunião, entrevista, lugar de encontro.

Reniew

Rent a car [ rênt a cár ] - ( Alugue um carro)

Rep ( V. Repeat )

Repeat ( repetir ) – Comando que em certos aparelhos como o Microsystem por exemplo faz com que se repita continuamente a reprodução de uma faixa, de todo o CD ou ainda de uma sequênca programada.

Repeat all - ( Repetir tudo ) – Comando que em certos aparelhos eletroeletrônicos gera repetição continuada, da midia inteira ou de te toda as faixas nela programadas.

Replay [ ríplêi ] – ( ) - Passar de novo; especialmente imagens em televisão/ 1. Ato ou efeito de reprisar; por ext. repetição. \ Repetição de imagens durante uma transmissáo ao vivo. 2. Por ext. Repetição. / Ato ou efeito de reprisar uma cena, durante transmissão ao vivo. Repetição.

Reset - ( acertar , reajustar ) - Recomposição; recolocação, novo engaste\: (Tip.) Matéria recomposta. / jogo eletrônico / (DVD ) – Zera o contador da fita // recomeça o jogo ( em jogo eletrônico ) / no relógio / coloca todos os ajustes da imagem e som na condição normal ( ajuste de fábrica ) / Retorna os ajustes de imagem para a condição inical de fábrica / Tecla de home theater



Resolution – fax

Resort [ rizórt ] - ( refúgio ) -

Rest ( descanso ) – Tecla de hometheater

Resume – Sair do sistema de menu

Return ( retornar ) - Comando que em certos aparelhos eletro-eletrônicos como o DVD faz retornar ao menu da mídia reproduzida, além de poder fazer retornar ao seu início.

R EV - A fita está sendo revertida rapidamente no modo reprodução para busca visual.

Reverb – Efeito sonoro de guitarra , inventado por Dick Dale e que e característica principal da Surf Music.

Reverse ( Mus. Techno ) Seleciona canal anteriormente sntonizada pela busca direta. \ ( mus. Techno ) efeito reverbs.

Reverse mode – Ouvir um lado, dois ou indefinidamente os dois lados.

Reverse skip - Comando de certos aparelhos eletro-eletrônicos como microsystem que permite uma busca em retrocesso na mídia.

Review ( revisão ) – Tecla de aparelho eletroeletrônico como TV que permite retornar ao canal anteriormente sintonizado.

Revival [ renascimento] - Retorno da popularidade de algum modismo , após muito tempo de esquecimento; reapresentação de alguma obra e arte antiga.

Rew – Tecla de controle de TV

Rewind – ( Rebobinar ) – Comando do aparelho toca-fita que faz retroceder de modo rápido a fita.

Rhythm – Oposto a normal – a parte em que o efeito Loop atuou será pulada ao retornar para a reprodução normal.

Rhythm‘n‘blues

Richet ( mede a intensidade dos terremotos )

Riesling – ( Tipo de uva vinho branco )

Riff ( mús.)

Right speed - em jogo eletrônico

Ring - (ringue) Local onde os lutadores de box disputam/ cercados de cordas elásticas.\

Tablado elevado , cercado de cordas , onde se disputam lutas de Box, Jiu jtsu , romana, luta livre e outras.

Ringer - Número indicado na etiqueta do aparelho.

Ringneck ( animal )

RMS ( 10 w RMS ) – Potência de som.

Roach - Odontologia

Road show –

Road star

Roam – Fora de área de serviço

Roaming - Indica que o telefone está fora da área de mobilidade

Robot [ ] - ( ) - Mecanismo automático que realiza tarefas imitando movimentos humanos.

Rock [ ‘rók ] - ( balançar, agitar; embalar; oscilar, balançar. ) – 1. Forma abreviada de rock in roll. 2.Jogada efetuada no jogo de xadrez em que a torre é trocada de casa com / efeito sonoro(DSC) / Função de som(DSC) / gênero popular musical que se definiu nos EUA no final dos anos 40.

Rockabilly [ ] – ( ) -



Rock in roll [ ] - ( ) - Música e dança muito agitada, de origem norte-americana cuja base é composta de guitarra, baixo, bateria e um vocal vigoroso com letras rebeldes de protesto ou de cunho existencialista.



Rocksteady – Variação do reggae



Roll on [ rôulôn ] – ( rolar sobre ) – Sistema de uso de certos produtos líquidos em frasco que consiste numa esfera presa à boca do frasco que dosa a saída do produto.

Roller [ ] – ( rolador ) - No surf significa aquele que desce a onda sem manobras

Roman – na mpressora.

Roman condensed – na impressora

Room [ ‘rúm ] – ( ) - Quarto, aposento, câmara, camarote, compartimento de casa (imobiliária)

Room office ( serviço de hotelaria ) ( quarto escrit[orio, talvez )

Rotary Club

Rotate direction – Jogo eletrônco / ( de rotate / shooting )

Round [ râund ]- ( rodada ) - Cada um dos tempos em que se divide uma luta de Box. Também refere-e a cada uma das fases de uma negociação.

Royalts [ ] - ( realeza ) - Renda que se paga a um eventual autor pelo uso de suas patentes, pelo uso ou exploração dos direitos.



RPC



RPT (disp/rpt ) – Quando areprodução do Cd não está sendo executado, mostra no display onúmero da bandeja do CD seleconado / Altera o modo de exibição do tempo de reprodução.

RSDL – { Reverse Spirsl Dual Layer } – ( Espiral reverso , dupla camada ) um recurso do formato DVD , que permite que duas camadas de informação sejam colocadas em um mesmo lado de um disco, quando isso acontece, o material informativo do DVD acusa a presen;a de “dupla camada“ . Nos aparelhos mais antigos a leitura pode apresentar um intervalo na troca de camadas.

R. Surf – { } - Tecla de controle remoto que faz retornar ao canal preferido ( TV )

RUK - Código para desbloquear cartão de telefonia celular

Rum [ rúm ] – ( ) - aguardente.

Rush [ râsh ] ( pressa ) - Período do dia em que nas grandes cidades, o tráfego é muito mais intenso, provocando não raro congestionamentos com grande afluência de veículos.



RW - Tipo de mídia









SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS







S - Mostra o canal selecionado e tira o menu da tela Permite selecionar o menu de som entre estéreo / Sap ou mono para modelos estéreos

SACD - disco

Safari -

Safety car

Sales manager

Salt 1 – Política de controle de armas nuceares mediante acordos bilateais – 1972 / 2 ( 1979 )

Sample - a utilização que um artista de hip-hop faz de um trecho de música para dar vida a algo novo, uma nova música.

Sampler [ sâmpér ] - ( amostrador ) - Provador, classificador; encaminhador de amostras; dispositivo ou instrumento de tirar amostras; marcador. \ Mus.

Sample rate – No desenvolvimento de som de áudio para computadores ou telecomunicações, a freqüência de amostragem é o número de amostas de um som que é capturado por um segundo para representar o evento digitalmente.

Sand board ( sand board ) – Esporte em que se desliza na areia sobre uma prancha, etc.

Sans serif – na impressora

Sans serif condesed – na impressora

SAP ( Second Audio Program ) – ( Programa de Auxílio Secundáio ) - Selecina trilha sonora original, quando há transmissão nessa sintonia. São gravados com sinais de audio secundários, que pdem ser reproduzidos em lugar do som original.

SARS - [ ] – ( Síndrome Respiratória Aguda Severa )



SAT - Para sintonizar através de satélite / ( CBL / SAT ) para sintonizar TV via cabo ou satélite



Scan – Inicia a reprodução ; interrompe temporariamente a reprodução do CD.Interrompe e desinterrompe a reprodução de CD \ Pan&Scan – Imagem panorâmica Scan – ( consulta rápida ) –

Scanner [ íscânér ] – ( ) – Acessório de computador que serve para / Digitalizador ou escâner é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora. Ele faz varreduras na imagem física gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos. Scanner – Captura imagens de fotografias impressas, páginas de revstas e fontes similares para visuaizar e editar em seu computaor. Os scanners podem ser de mão, de alimentação de papel ou de mesa, e pode scannear PB ou cores / geralmente são cnectados para PC com uma Iterface



Scarf ( cachecol ) – Cachecol feminino.

Sch

Schnauzzer ( animal – 276 – 1101 )

Scope -

Score [ ] - ( ) - Mostrador que indica a contagem de pontos em aparelhos de jogos eletro-eletrônicos como o pinball , por exemplo.

Scotch [ iscóthi ] – ( Escocês ) Termo usado em relação ao whisky quando é produzido totalmente na escócia.

Scotch brite [ iscóthi-bráit ] - ( escocês ) - Pano amarelo que enxuga satisfatoriamente. Para mochila na viagem.

Scratch Amp – Outra coisa 03\04

Scratches [ iscréthis ] – que inseriu os scratchs do Koala no play

Scream - grito , berro, uso.

Screen play [ iscrín plêi ] – ( exibir, mostrar, passar (fita de cinema )

Script [ ] - ( roteiro ) - Texto que contém os diálogos e as indicações cênicas de um filme, telenovela, etc. / espetáculo teatral , programa de rádio, televisão, etc.



Scroll lock é uma tecla (relacionado a um led que representa o seu estado ligado/desligado) presente na maioria dos teclados dos computadores modernos. O seu comportamento depende dosoftware que está em uso. A tecla foi criada pela IBM, e seu propósito era modificar a função das teclas direcionais. Quando o scroll lock estava ligado, as teclas direcionais rolavam os conteúdos de uma tela em modo texto sem mover o cursor, como o usual. Desta forma, Scroll lock tem uma função similar às teclas Num Lock e Caps Lock, isto é, habilita uma função secundária para um grupo de teclas.

Atualmente, poucos programas modernos ainda utilizam o Scroll Lock, como o Microsoft Excel, que rola a tela sem modificar a célula ativa quando o Scroll Lock está ligado.



Search - ( busca ) - Retrocede som com a reprodução / (DVD ) Exbe o menu Marker / seleciona um determinado item e ponto para iniciar a sua reprodução. Search - ( procurar ) – Comando de aparelho eletro-eletrônico que o faz buscar determinada faixa, arquivo, pasta, etc. / Em hometheater permite selecionar horário de início, faixa e título do disco desejado.



Secan – sistema de video

Security – Altea código de seurança para ninguém fazer ligação; telefones de emergência ( bombeiro/poícia )restrições de chamadas/ se pode alterar no telefone as ligações das pessoas que você não quer receber nem deixar o número.

Select [ seléct ] – ( Selecionar ) - Função em certos aparelhos eletro-eletrônicos para selecionar canal, etc./seleção de temporizador ( select/enter – confirma seleção do menu )/ No hometheater permite selecionar cada nível de volume individual de cada caixa acústica ou ajuste de saída.

Self-made man ( Homem que se fez por si ) - Diz-se do homem que consegue destacada posição pelos seus próprios esforços.

Self service [ séuf-sérvis ] ( auto serviço ) - Serviço de que dispõe determinados estabelecimentos comerciais como restaurante, farmácia, etc. , em que o próprio cliente se serve.





Send – Tecla do celular fazer ou receber )

Serial Killer [ sirial kíler ] ( assassino em série ) – Criminoso psicopatológico que tem fixação por determinado tipo de pessoas as quais serão suas vitimas ou segue uma própria lógica nesta sua atuação. Também é o filme com esta temática.

Set [ sét ] - ( cenário ; partida ) - 1. Teatr. Telev. - Recinto com cenário , onde se realiza uma peça ou se grava um programa. 2. Cin. Lugar onde é feita a filmagem; 3. Desp. Subdivisão de uma partida de certas modalidades (volleyball , tennis, etc.) / estabelece a marcação de canais Foi através dos sets de drum‘n‘bass. Set – no fax



Set lists

Set point [ sét pôint ] – ( ponto do set ) – Expressão usada no tennis

Set up - ( instalação ) – Comando que em certos aparelho eletro-eletrônicos, como o DVD dá acesso ao menu de configurações do sistema para sua devida instalação.

Sex appeal – ( apelo sexual ) - O que excita o desejo sexual. Que tem corpo bonito sensual.

Sex symbol

Shakes – Alimento ( Forma reduzida de milkshakes talvez )



Shakespeariano - Relativo ao poeta e dramaturgo inglês Willian Shakespeare ( 1564 – 1616 ) , ao seu estilo ou a suas obras. 2. Característico de Shakeaspeare e suas obras.

Shampoo – Preparado saponáceo empregado na limpeza dos cabelos.

Sharp ( som cristalino ) oposto a soft

Shift ( mudança ) – Tecla que em certos aparelhos eletroeletrônicos executa a segunda função de uma outra que tenha dupla função ; também faz retornar ao passo anterior ou pular para o próximo passo, durante o ajuste do relógio ou ajutes de programação do temporizador, também usados para ajustes de sintonia; no teclado do computador desloca o teclado no modo de caixa alta.

Shinauzer ( 34971492 ) \ 3457 1462 )

Shine ( foi assistir a shine do cinema )

Shitsom ( animal )

Shock wave flash – Família de multimedia player para mostrar ou convir arquivos

Shooting ( rotate / shooting ) jogo eletrônico

Shop - loja , caa comercial; armazém; oficina , fábrica.

Shopping [ shópín ] Forma reduzida de Shopping Center.

Shopping Center [ Shópín cêntér ] - ( Centro de compras ) - Prédio que abriga lojas variadas além de cinemas , serviços, praças de alimentação, entretenimentos, estacionamnto etc.

Short [ shórt ] – ( curto/a ) - Calça curta menor que a bermuda , e usada por esportistas. // Espécie de calção usado por homens e mulheres. / Filme de curta duração, documentário ou noticiário.

Short Wave - onda curta

Show [ shôu ] - ( espetáculo ) - Espetácuo teatral, radiofônico ou televisivo com um ou vários artistas, números artísticos variados \ ao vivo , etc.

Show Biz

Show business [ shôu biuzinés ] – ( ) – Negócios relacionados com o mundo do espetáculo, seja músicais ,cinema, etc.



Showman

Showmício [ shôumício ] - ( espetáculo com comício ) - Comício em que há também a apresentação de cantores, grupos musicais, etc.

Showroom [ shôurúm ] – ( Salão de exposição ) – Salão enorme em que se expõe produtos, especialmente lançamentos , de uma determinada fábrica , indústria, loja ,etc.



Shuf { forma reduzida de shuffle (embaralhar )} - Tecla do controle remoto de aparelhos como o microsytem que permite a reprodução aleatória, quer dizer, fora da ordem em que está estabelecida, das faixas de uma mídia. É um comando semelhante ao random.

Shuffle { embaralhar ) – O mesmo que shuf

Shuttle – Permite formas diferentes de reprodução, pausa, câmara lenta, execução, avanço , execução reversa

Sidewalk [ ] - Calçada , passeio.

SIGA ( info.) Máquina

Sight

Silk-screen [ sílk’screen ] - ( tela de seda ) – Processo de impressão em tecido de pintura, gravura,etc. , através de uma tela específica para este fim. \ 1. Processo de impressão para pequenas tiragens , que se obtém utilizando uma tela de seda/ A estampa obtida por esse processo. / é uma técnica de estamparia têxtil, também conhecida como serigrafia./ técnica para pintura sobre seda. Processo de impressão direta. Na serigrafia utiliza-se uma tela permeável de malhas finas, que é esticada em um quando. No passado, a tela era feita de seda ( daí o nome silk-screen, do inglês) ou gaze. Hoje ela é fabricada com tecidos de poliéster ou também com uma rede de arame muito fina. A serigrafia cerâmica pelas suas particularidades é, dentro das artes serigráficas, o processo mais complexo e exigente.



Single [ síngôu ] - ( único ) ( mús. )



Site [ sáite ] – ( local ) - Conjunto de páginas que compõem um “lugar” na internet, hospedadas por um servidor e marcadas por uma identidade visual e de organização.

Sixties rock ( estilo )

Ska – Variação de reggae / o nome ska teria origem no som que é produzido na guitarra

Skank [ ískânk ] – ( ) – Maconha transformada em laboratório com altíssima quantidade de THC .





Skate [ ískêit ] – ( patim ) - 1. Prancha de madeira prensada ou fibra de carbono, montada sobre dois eixos e rodas de poliuretano sobre a qual se desliza em pistas apropiadas ou nas ruas. É também o nome deste esporte. / Tábua com rodas para patinar.

Ski [ ískí ] – ( esqui ) - 1. Esporte praticado sobre a neve, em que se usa patins apropriados e duas hastes que se segura para equilibrar o corpo.



Skinhead [ ískínrréd ] – ( cabeça pelada ) – Subcultura originária dos jovens da classe operária no Reino Unido no final dos anos 60 e mais tarde diseminada. Caracteriza-se pelo corte de cabelo muito curto ou rapado, um estilo particular de se vestir ( que costuma incluir botas e/ou suspensórios), o culto à virilidade, ao futebol e ao hábito de beber cerveja.

Skip - CD / video / DVD / Determina um tempo após o qual retorna o televisor para o cana selecionado anteriormente ( se tiver ocorrido uma mudança de canal após a tecla ser presionada )

Skip back Tecla e retorno de faixa

Skip search – Avança 30” de gravação

Skylab

Skyline Lounge Club – ( Maksoud )

Slater vision – ( salas de aula com ... )

Sleep [islíp] - ( dormir ) - Função de aparelho eletro-eletrônico ( TV, etc. ) que programa um tempo em que o aparelho permanecerá ligado até se desligar automaticamente, ou até mesmo para se desligar após reprodução de mídia.

Sleep off ( snooze sleep off ) – interrompe temporariamente a função

Sleep timer – Seleciona um período de tempo após o qual o aparelho irá automaticamente para o stand-by

Slide [ ísláid ] – ( ) - Dispositivo fotográfico emoldurado, destinado a projeção fixa/ fotopositiva copiada numa chapa transparente constituída por um quadro isolado de filme de 35 milímetros , em geral para projeção fixa; diapositivo

Slim [ íslím ] – ( fino/a ) - Paletó preto com lapelas de seda, usado geralmente à noite, em certas cerimônias.

Sling – 1. O médico introduz uma fita vaginal na regiáo próxima ao abdomen inferior da mulher. 2. Essa fita vai lavar a uretra próxima à zona de certa pressão do orgáo, mas sem aumentar a tensão na parede vaginal e sem elevar a uretra. 3. A cirurgia dura em torno de 15 minutos e em pouco tempo a paciente pode retornar sua vida normal , inclusive praticar esportes.

Slogan [ íslôgân ] – ( ) - Frase concisa que se repete em anúncios resumindo as vantagens de uma marca ou produto para fixar um produto ou marca na memória do consumidor ; Frase semelhante usada em propaganda política. Mote ou divisa de produto ou serviço \ 1. Breve fórmula lançada para propagar uma opiniáo. 2. Com. Frase curta que resume em algumas palavras convincentes as vantagens de uma marca, de uma firma, um produto.

Slot

Slow – ( Devagar ) – Comando que em aparelhos como o DVD permite a reprodução lenta do filme seja em avanço ou retrocesso.( lento ) - Tecla do controle remoto de aparelho eletroeletrônico como DVD que ativa a reprodução lenta do filme.

Slow down [ íslôu dáun] - ( ir mais devagar ) - Atraso, retardamento, diminuição.

Slow motion [ íslôu môtiôn ] - (movimento lento ) - Em câmara lenta, lento, vagaroso; de pouca velocidade.Slow motion [ íslôu môtiôn ] - (movimento lento ) - Em câmara lenta, lento, vagaroso; de pouca velocidade. Slow motion [ íslôu môtiôn ] - (movimento lento ) - Em câmara lenta, lento, vagaroso; de pouca velocidade.



SLP – Velocidade da fita na gravação ou reprodução

Smart card [ ímártcárd ] ( Cartão inteligente )- Cartão que valida passagem em transporte coletivo seja inteira ou meia, desde que se haja carregado pagando seus créditos, ou isenta. Smart card [ ímártcárd ] ( Cartão inteligente )- Cartão que valida passagem em transporte coletivo seja inteira ou meia, desde que se haja carregado pagando seus créditos, ou isenta. Smart card [ ímártcárd ] ( Cartão inteligente )- Cartão que valida passagem em transporte coletivo seja inteira ou meia, desde que se haja carregado pagando seus créditos, ou isenta.







Smart picture – acessa diferentes tipos de ajustes de imagem Smart picture – acessa diferentes tipos de ajustes de imagem Smart picture – acessa diferentes tipos de ajustes de imagem





Smart phone



Smart sound – Acessa diferentes tipos de ajustes de som. Smart sound – Acessa diferentes tipos de ajustes de som. Smart sound – Acessa diferentes tipos de ajustes de som.







S. mode – { Sound mode } – ( modo de som ) – Tecla em controle remoto que ajusta o som(TV ) S. mode – { Sound mode } – ( modo de som ) – Tecla em controle remoto que ajusta o som(TV ) S. mode – { Sound mode } – ( modo de som ) – Tecla em controle remoto que ajusta o som(TV )





Smoking [ ísmôkím ] - ( ) - Traje masculino cerimonioso, constituído e paletó preto de lapelas de cetim; faixa de cintura e calças da mesma cor. \ usado em cerimônias noturnas Smoking [ ísmôkím ] - ( ) - Traje masculino cerimonioso, constituído e paletó preto de lapelas de cetim; faixa de cintura e calças da mesma cor. \ usado em cerimônias noturnas Smoking [ ísmôkím ] - ( ) - Traje masculino cerimonioso, constituído e paletó preto de lapelas de cetim; faixa de cintura e calças da mesma cor. \ usado em cerimônias noturnas



SMP – [ Symmetric MultiProcessing ] - ( MultiProcesamento Simétrico ) banda telefônica é processamento de programas por város procesadores que compartilham um sistema operacional e memória comuns



SMS – [ Short Message Service ] – ( seviço de mensagens curtas ) – Serviço disponível em telefones celulares que permite o envio de mensagens escritas curtas ( 255 caracteres em GSM e 160 em CDMA ), entre ests equipamentos e entre outros dispositivos de mão, como palm e handheld, e até entre telefones fixos.

snuff são filmes que mostram mortes ou assassinatos reais de uma ou mais pessoas, sem a ajuda de efeitos especiais, para o propósito de distribuição e entretenimento ou exploração financeira. Embora existam muitos filmes que de fato mostram mortes reais, a existência de uma indústria financeira em torno deste tipo de filme geralmente é vista como uma lenda urbana.[1]



Snack bar [-ísnák-bár ] – ( lanchonete ) - Balcão onde se servem refeições ligeiras. Snack bar [-ísnák-bár ] – ( lanchonete ) - Balcão onde se servem refeições ligeiras.





Snacks – salgadinhos Snacks – salgadinhos Snacks – salgadinhos





Snapper-case – (DVD) –estojo ) capa de papelão Snapper-case – (DVD) –estojo ) capa de papelão Snapper-case – (DVD) –estojo ) capa de papelão





Snooker [ isnukâr ] - ( ) - Variedade de bilhar jogado com oito bolas de cores diferentes Snooker [ isnukâr ] - ( ) - Variedade de bilhar jogado com oito bolas de cores diferentes Snooker [ isnukâr ] - ( ) - Variedade de bilhar jogado com oito bolas de cores diferentes



Snoop

Snooze [ isnúzz ] – ( ) ( snooze/sleep off ) - Interrompe temporaramente a função despertador quando está acionada. Conecta também o programa sleep antes do tempo programado. Snooze [ isnúzz ] – ( ) ( snooze/sleep off ) - Interrompe temporaramente a função despertador quando está acionada. Conecta também o programa sleep antes do tempo programado. Snooze [ isnúzz ] – ( ) ( snooze/sleep off ) - Interrompe temporaramente a função despertador quando está acionada. Conecta também o programa sleep antes do tempo programado.



Snorkel ( respirador de mergulho )

Snow ( frequência ) – do Eq. Display.

Snowboard [ isnôu-bórd ] – ( tábua de neve ) - Esporte no qual se desliza na neve com

os pés apoiados sobre uma prancha apropriada. Snowboard [ isnôu-bórd ] – ( tábua de neve ) - Esporte no qual se desliza na neve com

os pés apoiados sobre uma prancha apropriada.











































Snuff movie – s.m. Com a banalização do teleterrorismo e das decaptações virtuais, a filmografia do snuff movie vai acabar engrossando o catálogo dos DVDs alternativos.

Socialite [ sochialáiti ] - ( ) - Pessoa geralmente nascida em família rica e que cultiva um estilo de vida luxuoso, frequentando festas e lugares da moda.

















Society [ sossáit ] - ( sociedade ) - A sociedade , a parte influente.

Soft [ sófit ] - ( Macio; suave, brando, doce, etc. ) - o que é leve , delicado Soft ( som suave ) ( oposto a sharp ) Soft ( som suave ) ( oposto a sharp )







Soft drink [ sófit-drínk ] – ( doce bebida ) - refrigerante

Soft rock [ sóft-rók ] – ( suave rock ) – Refere-se a um tipo de rock que é mais brando.

Software [ sóft- Conjunto de instruções armazenados em disco. / programa do computador/ conjunto de programas e procedimentos relacionados ao funcionamento de um conjunto de processamento de dados.\Conjunto de todos os recursos humanos, lógicos e mesmo de instalação e de organização, com os quais se exploram uma máquina, equipamento ou sistema. Refere-se à habilidade do homem. Opóe-se a hardware. Software [ sófit-uér ] - ( ) - O conjunto de programas e procedimentos relacionados ao funcionamento de um conjunto de processamento de dados armazenados em disco. Software [ sófit-uér ] - ( ) - O conjunto de programas e procedimentos relacionados ao funcionamento de um conjunto de processamento de dados armazenados em disco.





Sojourner – Robô levado a Marte pela Mars Pathinfinder em 1997. Protótipo de robôs atuais ( Spirit e Opportunity )

SONAR – ( Sound Navigation Ranging ) – Localizaçáo de navegação pelo som. Instrumento que, por meio de vibração de alta frequência, indica a localização de minas, submarinos e outros submersos que refletem essas vibrações.

Songbook [ sông-búk ] - ( livro de canção/ cancioneiro ) - Livro que cotém letras e partituras de um cantor, compositor.Muitas vezes vem acompanhado com um ou mais Cds com as músicas na interpretação de outros artistas ou do próprio artista./ livro impresso com tablaturas e/ou partituras instrumentais de uma ou mais bandas ou músicos. Na maioria das vezes portam um conteúdo oficial, que ode ser escrito até pelo próprio compositor das músicas ou até revistos pelo mesmo

Soul [ Sôul ] – ( alma ) – Estilo de música / no visor

Sound ( sound / OTR ) – em jogos \ aparelhos, etc.

Sound effects – Som com efeitos

Sound Eq – Para equalizar

Sound mode { modo de som } Comando de aparelho como microsystem que seleciona o modo de som

Soud multiplex – Função em que grava CD ou Fita para uso de karaokê

Sound navigator

Sound settings – Função que indica o volume que deseja tocar a duração sinalizador de minuto e também o som que deseje que quer que toque ao receber chamada.

Sound systems ( Sistemas de som ) – Sistemas de som montados nas ruas para fazer festas ( final dos anos 40 na Jamaica ) \Fenômeno de se colocar músicas nas ruas levando som para a frente de universidades, praças, bares, restaurantes, etc. levando a expressáo de produções musicais locais como o reggae para o público pois as mesmas não eram tocadas nas rádios , graças ao monopólio das gravadoras multinacionais ( Jamaica ) / sistema de som montados nas ruas para fazer festas / final dos anos 40 – Jamaica. Sound systems – Fenômeno de se colocar músicas nas ruas levando som para a frente de universidades, praças, bares, restaurantes, etc. , levando a expressão de produções musicais locais como o reggae para o público pois as mesmas não eram tocadas nas rádios graças ao monopólio das gravadoras muiltinacionais ( Jamaica ) Sound systems – Fenômeno de se colocar músicas nas ruas levando som para a frente de universidades, praças, bares, restaurantes, etc. , levando a expressão de produções musicais locais como o reggae para o público pois as mesmas não eram tocadas nas rádios graças ao monopólio das gravadoras muiltinacionais ( Jamaica )





Sound tubes

Source - [ fonte ] – Comando em controle remoto que exibe todas as fontes de vídeo disponíveis , possibilita ver display do menu de fine de transmissão de TV ; seleciona modo de CD , compartimento 1,2,3, etc. , seleciona o canal AUX. (Microsystem ) possibilita passar pela sequência de seleções / No hometheater seleciona a fonte de entrada do som

South Beach – Tipo de dieta que divide os carboidratos em bons ( fibras ) e maus (refinados ) e recomenda a ingestão apenas dos bons. Permitindo o consumo de gorduras insaturadas ( peixes, azeite, etc. )

Souvenir [ suvênir ] - ( lembrança ) - Objeto característico de um lugar, e que é vendido principalmente a turistas.

Soweted

SP [ ] – ( ) – Em relógios digitais refere-se ao comando que altera o mostrador de horas e minutos para dia e mês ou para alteração de hora, minuto, mês e dia. Também para disparar ou parar o cronômetro. / DVD – Para mudança de velocidade de gravação da fita SP ( SP/EQ) – Seleciona velocidade a fita para opeação menu / entra no menu de funçõesSP ( SP/EP ) SP ( SP/SLP ) – ( DVD ) – Velocidade da foita na gravação ou reprodução / no relógio







Spa ( ou spar talvez )

Space - Introduz umintervalo de 4 segundos nas passagens de uma faixa para outra

Spams



Span - E.mail não solicitado na internet / mensagem em massa para uma lista separada de pessoas inscritas e um grupo de discussão. usenet.

Spar [ spár ] – ( ) -



SPDIF ( SPDIF/ RAW )



Speaker – Caixa de som ou auto-falante ( acrescentada pelo sistema dolby stereo ou dolby pro logic ) DVD dolby stereo Speaker Conector para caixa acústica.



Speed ( Selecona a velocidade de tempo de gravação da fita ) ( VCR )

Splatter – Tipo de música

Split ( álbum (vinil ) com uma banda de cada lado ) Split ( móvel ) – Aparelho de refrigeração.



Spot [ ispót ] – ( ) - Luz forte orientável que permite a iluminação localizada para uma pessoa ou objeto em particular, permitindo-lhe destaque. É também a lâmpada que dá essa luz ; Noutra acepção é filme publicitário de curta duração. ( um show de spots de rádio )

Speed [ ] – ( ) – Seleciona a velocidade de tempo de grava;áo da fita (VCR )



Spiner –

Spining ( áreas mais sujeitas a lesões ) // sapatilha de spinning = procedimeto em academia

Spirit – Robô explorador de Marte \ Robô lançado a Marte em 2004 para explorar sua superfície enviam fotos oceanos perdidos aperfeiçoado sistema de transmissáo. / sonda gêmea com pouso através de airbags. Investiga o interior da clatera Gusev / Chegou a Marte no dia 03 /01 / 2004

Spitzer -Telescópio espacial lançado em Agosto do qual tornou possível analisar raios infra-vermelhos de uma forma inédita pelo qual se descobriu Sedma





Sport - Esporte (roupa, traje, etc.)

Spot – ( de luz )

Spray [ sprêi ] – ( borrifador ) – Qualidade de produto industrializado líquido ou pastoso, perfume, desodorante, loção, inseticida, etc. que vem acondicionado em vasilhame que funciona como pulverizador que asperge o produto sobre um local ou espalhando-o em um ambiente formado de finas gotículas. É também o recipiente provido desse dispositivo.



Spread –

SQL Sever – Curso info.

Squash [ ] – ( ) – Espécie de jogo no qual se rebate uma bola pequena, de borracha com uma raquete apropriada contra a parede deixando que toque apenas uma vez no chão antes de rebater e que se pode jogar contra um oponente.

Squat parties – Festas livres de ocupação a prédios abandonados que acontecem na Europa na década de 90.

Squezze – garrafa que armazena água ( esportistas, ciclistas, malhação, etc. )



SRS – Tecla de controle remoto que seleciona o modo SRS Thusurround HD ( TV )

SRT ( gravação instantânea )

ST [ ] – ( ) – Em relógios digitais, refere-se ao comando que altera o mostrador de horas e minutos para dia e mês ou para alteração de hora, minuto, mês e dia. Também para disparar ou parar o cronômetro.ST ( ST/ SAP ) – Seleciona estéreo, mono ou SAP nos canais que estiverem transmitindo som com essas características ST Mono – Salvar uma estação de rádio ( Microsystem )

Staff [ istâf ] - ( funcionários )- Grupo de acessores de um executivo.

Stainless [ stéinlés ] – ( Inoxidável ) – Refere-se à característica do aço de não pegar ferrugem.

Stand [ stând ] ( barraca ) Espaço improvisado que se cria para venda, promoção ou divulgação de determinado produto. Referere-e também ao espaço reservado a cada expositor, numa feira ou amostra, bem como a banca de jornais e revistas, e ainda pode ser um local fechado para tiro ao alvo.

Standard - ( normal ) - Modelo comum de produto, sem nenhuma característica especial.

Standby - ( Estado de Prontidão ) - Estado em que um aparelho eletro-eletrônico está pronto para ser acionado através do controle remoto. Significa que o aparelho está em descanso, mas pronto para trabalhar; está ligado, mas em descanso, mas Tal estado é indicado por um led (pontino de luz ) que permanece aceso.

Stand up -

Start – ( começar ) - Função de certos aparelhos eletro-eletrônicos, especialmente de jogos que faz com que seinicie uma partida , etc. / no fax

Station

Status – ( ) - 1. Posição do indivíduo no grupo (ou do grupo em outro maior de que faça parte) determinada pelo conjunto de direitos e deveres que caracterizam suas relações com outras pessoas. 2. Classe social. 3. Reputação. / siuação, etc. / (exit/status ) - Obtenção de indicação da situação

STD - TV a cabo standar

Steel – aço

Step – ( Passo ) – Comando de aparelho eletro-eletrônico, como o DVD , que permite passar para a próxima fase da divisão estabelecida na mídia ou numa programação. Em aparelhos como hometheater faz visualizar a imagem bem lentamente, reprodução quadro a quadro.

Stereo – Som em dois canais , que surgiu nos anos 60 , como um incremento aos vinis em monaural ou mono.

Stick – bastão usado no hockey

Still A reprodução é interrompida em um quadro. CH o videocassete está sintonizado no canal./ ( controle VCR ) para fita na gravção / congela a imagem na reprodução. / parada de cena na reprodução



Streaming ( melhorar o nosso streaming na internet )



Stock cars – ( carro de estoque ) – Refere-se a uma modalidade automobilística brasileira, criada em 1979 onde originalmente participavam carros de passeio sem modificações especiais para a corrida. Posteriormente, mudanças passaram a ser permitidas, porém se mantendo o mesmo aspecto de carro de passeio.

Stone washed - [ istôun-uóshéd ] – ( lavado a pedra ) -Tipo de jeans que

Stop [ istóp ] - ( Parar ) - Comando de certos aparelhos eletro-eletrônicos que interrompe o seu funcionamento.

Stopwatch ( cronômetro )

Store - memória – todos os dados relacionados / armazena informações ( números telefônicos, nomes, etc. )\ hering store

Strass – Pedra que pode vir no piercing ou em sapatos, etc.

Stress [ istréss ] ( tensão ) - Estado de saúde alterado, física e psiquicamnte devido às tensões do dia-a-dia da vida moderna, ou ainda a soma de respostas físicas e mentais da incapacidade de distinguir entre o real e as expectativas pessoais e que faz a pessoa sentir-se num estado de espírito propenso à intolerância , mau humor, impaciência, desânimo, etc. O termo foi publicado pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. Existem dois tipos de stress: crônico e orgânico. O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um detrminado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de stress persistem por umlongo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Strike [ istráik ] - ( ) – Jogada no boliche em que todas as peças são derrubadas num mesmo arremesso de bola

Strip- tease – Espetáculo em que uma atriz despe a sua roupa parcial ou totalmente, peça por peça à vista do público ou particular e geralmente compassada ao som de música.

Stripper –

Studio [ stúdio ] - 1. Oficina de fotógrafo pintor ou escultor. 2. Recinto fechado onde se filmam cenas para a televisão e o cinema. 3. Local equipado onde se realizam gravações para o rádio e/ou televisão 4. Sala de aula de ensino, de dança, etc.

Studioworks ( info )

Subtitle ( legenda ) – Comando que em aparelhos como o DVD, seleciona o idioma da legenda dentre os disponíveis na mídia reproduzida, ou ainda trás a opção de não mostrá-las.

Subwoofer – Caixa grande , criada apenas para reproduzir graves em aparelhos como o hometheater .

Suit [ ] -( Acomodar, convir ) -Série de composições instrumentais que constratam pelo andamento e pelo caráter 2. Bras. Quarto de dormir com banheiro anexo e exclusivo. //Nos hotéis, apartamento com sala e banheiro privativo.



Sundae [ sândêi ] – ( ) - Sorvete recoberto por calda de um determinado sabor (Chocolate, morango, etc. ) pedaços de nozes, creme chantilli, etc.



Super

Superavit

Super band - Ch 23 – ch 36









Super picture – Permite obter alta definição de imagem

Superstar [ súperístár ] - ( super-estrela ) Pessoa que se destaca na arte , no esporte, etc. com sucesso acima da média.

Superwoofer – Falantes mais simples que garantem um reforço pequeno para os graves em aparelho como o hometheater. Tomada para caixa amplificada de supergraves



Surf [ sârf ] - ( arrebentação ) - Esporte que se pratica no mar deslizando sobre as ondas em pé sobre pranchas feitas para este fim. Também é uma tecla de controle remoto de aparelho eletro-eletrônico como TV que permite selecionar um determinado número de canais para vê-los rapidamente um após o outro e retornar ao canal que e estava assistindo então.

Surf music – Estilo musical criado na Calif[ornia, no in[icio dos anos 60, por grupos vocais como Beach Boys e Jan&Dean que em suas letras cantavam o cotidiano de quem vivia {a beira mar e caracterizada por um efeito de reverbera;áo no som da guitarra. Chamada de reverbera;áo \ teve um novo boom nos anos 90.

Surf swimming – Treinamento feito dentro e fora de pescina para quem pretende levar o esporte a sério ou apenas se aventurar na modalidade ( aula em que... )

Surround – efeito de som envolvente

Sushman

SVCD ( gravado com ) tipo de disco

Swap - (cambial) (Que servem para proteção contra as oscilações do dólar.) / Um arquivo de troca ( ou espaço de troca, oi, no windows NT , uma página de arquivo ) é um espaço no disco rígido usado como uma extensão da memória real

Sweepstake [ suípstêik ] – ( aposta ) - Espécie de loteria combinada com corrida de cavalos.

Swim

Swing [ suíng ] – ( balanço ) 1. Qualidade ritmica do jazz. 2. Certo tipo de soco no pugilismo. 3. Balança. 4. Prática sexual com troca de casais. / para as aletas iniciarem seu movimento automático ( máquina de lavar )/

Para obter melhores esultados. ( tecla )

Switch [ suíthi ] – ( interruptor ) – Peça conectada à fiação elétrica de determinado ambiente, geralmente afixado na parede , provido de um botão que interrompe ou permite a passagem de energia para funcionar ou desligar lâmpada , aparelho, etc.

S. woofer - Tecla

Sync dub – Para códigs sincronizads de fita

SYs Rq - SysRq, SysReq ou Sys Req (abreviação de System Request) é uma tecla típica de um teclado de computador pessoal. Em geral, a indicação SysRq está associada à tecla Print Screen, que, no sistema operacional Microsoft Windows transfere para a área de transferência do sistema operacional uma imagem da tela que é exibida no momento em que a tecla é pressionada.

Nos computadores mais antigos, da época do MS-DOS, a tecla Print Screen servia para que a impressora imprimisse tudo o que estava escrito na tela.

A expressão SysRq é abreviação de “System Request”.

Atualmente, uma das poucas funções dessa tecla é fazer Print Screen (todos os programas e aplicações)



System : raios. Serve : sistema que permite conexão à internet ( DVD ) seleciona o sistema de cor e fitas pré-gravadas (auto / pal-m/ ntsc ) / seleciona sistema de cor de fitas pré-gravadas

.







TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT







T - Tesla Unidade padrão de densidade de fluxo magnético / tone - telefonia

Tab ( tabular ) Teclado do computador / 1. Ordenar dado, dispô-os em forma de tabela. 2 Utizar caracteres denominados de tabulação para posicionar formas de impresao o exposição, como no caso de carro ou tabela de impressão ou informações no vídeo



Take – ( Um take em que se mostra... )



Take it easy [ têikirízí ] - ( torne isto fácil ) - Expressão usada para pedir calma, paciência.

Take out - No display ( deve retirar o CD )

Talk Tecla para responder ou fazer chamada, notadamente em telefone sem fio

Talking show / Talk show [ tólkin shôu ] - ( ) - Progama televisivo de entrevistas, debates, etc. , geralmente com um apresentador ou apresentadora de sucesso e que recebe convidados ídolos, pessoas ilustres e até pessoas comuns.

Tamper proof - trava de proteção



Tape [ têip ] - ( fita ) – Fita de gravação de audio acondicionada em um invólucro característico que a mantém enrolada em si através de um aro preso a um eixo por uma ponta e com a outra ponta presa a outro aro de forma que possa ter mobilidade em toda a sua extensão que contacta com o cabeçote de um aparelho próprio para sua reprodução. Este termo quando em destaque (aceso ) em um aparelho como o micrsystem indica que ete modo de reprodução está ativo. No aparelho eletroeletrônico indica também o compartimento onde se pode reproduzi-lo

Tape deck [ têipidék ] - ( fitas ) – Aparelho eletro-eletrrônico para reproduzir som de tapes.

Tape recorder [ têip-récórder ] - ( Gravador de fitas ) - Aparelho eletro-eletrônico para gravar tapes.

Tape select – Aparece no visor ao selecionar fita para gravação.

Tatoo -

Taxi - Carro de aluguel com o motorista.

Taxi boy -

Taxi girl ( Moça Taxa ) – Empregada de boate e outros lugares de diversão que recebe uma importância para o estabelecimento cada vez que dança com um dos freqüentadores.

Taylorismo – pag. 353 – Sistema de organização industrial devido Frederick W. Taylor, engenheiro e economista norte-americano (1856 – 1915 ); é baseado nos pincípios da divisão de tarefas, a fim de se conseguir com o mínimo de tempo e de atividade, o máximo de rendimento.

T. Bass – { } – Tecla de controle remoto que altera a qualidade do som

TBR Times - chave interruptora

TDMA – Uma das tecnologias digitais de telefonia sem fio.

Tear off - na impressora

Techno Efeito sonoro / música eletrônica em geral. / gênero musical.

Tecno-house [ técnô-ráuzz ] – Espécie de música

Teen - jovem, sensível (Treze a 19 anos)

Teen spirit - ( aquele que tem o espírito da subversão )

Teleman

Telemarketer [ télémárkêtér ] – ( ) – Pessoa que trabalha com telemarketing.



Telemarketing [ télémárkétín ] - ( mercadologia através de telefone ) - Serviço em que por telefone se trata de assuntos ligados aos produtos ou serviços de uma empresa com seus clientes por meio de contato telefônico.





Teleplay

Teleprompter ( téléprômptér ) - Dispositivo instalado sobre a câmara de televisão, no qual os textos a serem lidos pelo locutor passam em forma de letreiro para que possam lê-los sem desviar os olhos da máquina.

Tennis [ tênis ] – ( ) – Esporte que se pratica em quadra apropriada dividida em duas áreas onde se posicionam os rivais, individualmente ou em dupla , os quais , através de raquetes apropriadas, atiram uma pequena bola macia de borracha no campo do adversário que deve rebatê-la de volta para o campo rival permitindo antes que toque em seu campo apenas uma vez.

Test drive [ tést-dráiv ] ( teste de direção ) - Seviço de que dispõe certas concessionárias, permitindo que o cliente possa dirigir para testar um carro à venda para avaliação e possível compra.

The end [ dhí-ênd ] - ( fim ) - Expressão que aparece no final dos filmes de língua inglesa , encerrando-os.

Thinner ( não álcool , não benzina ) , etc.

3 –bean laser pick up – LASER de feixe triplo

3d Ai - Three Acoustic Image com envolvimento espacial de som



Thriller [ ] - ( ) - Narrativa ou peça ou fita horrífica e empolgante , de suspense.

THX - Padrãoo de excelncia de som, criado pela empresa de George Lucas, a Lucas Film, quase sinoônimo de efeitos especiais. Equipamentos com este certificado chegam a ter 71 canais de audio e preços bastantes proibitivos.

Ticket [ tíquét ] – ( bilhete ) - Pequeno cartão, bilhete ou comprovante de venda que serve de ingressso, passagem, etc.

Ticket master

Tie break [ tái-brîki ] –( desempate ) – último ponto ou set de uma partida de vôlei, basquete, tênis, etc. / Tie-breaker é o set decisivo do vôlei. Após os jogadores jogarem 4 sets e estiverem empatados em 2 sets a 2, vamos para o quinto e último set. A única diferença que existe para com os outros 4 sets é que o tié-breaker é de apenas quinzes pontos e, assim como nos outros, sem limite de pontuação. Só acaba quando uma das equipes tiverem dois ou mais pontos de diferença para a outra.

TIFF - Imagem estática. Não JPEG

Tilt ( deu tilt )

Time ( tempo ) – Tecla de aparelho eletroeletrônico que programa um tempo para o aparelho desligar-se automaticamente;também seleciona off time e on time ; exibe tempo de reprodução da faixa que está sendo ouvida e tempo e reprodução restante até o final.

Timer [ táimér ] – ( cronômetro ) - Espécie de relógio que se ajusta para que soe um alarme ao final de determinado período em minutos, no qual uma tarefa, em geral de natureza culinária, está sendo realizada./Temporizador que liga o aparelho (TV,etc. ) num horário prédeterminado visor que mostra o relógio & indicador do relógio/ fita / 1. Dispositivo que liga ou desliga automaticamente um circuito dentro de um tempo previamente ajustado. 2. Dispositivo que permite manter o regisro de tempo e interromper, periodicamente a sua execução. / marca o tempo em que a música toca ou também os minutos da música / Pode fazer com que se reinicie a execução da mídia (CD , DVD)

Timer check - Para verificar a hora em que o timer foi programado para ligar aparelho.

Timer off ( timer off ) – Recurso de certos aparelhos eletroeletrônico que permite auto desligar-se num horário pré-programado / (DVD) Para entrar para o modo espera para gravação temporizada.

Timer on ( temporizador )– Recurso de certos aparelhos eletroeletrônicos que permite que se auto ligue num horário pré-programado.

Timer set – comando para altear números no relógio

Timing [ táimín } – ( ) - Noção exata do momento em que determinado ato deve ser realizado , para que surta o maior efeito. O momento ou o lapso de tempo para fazer alguma coisa

Tint tinto

Title ( título ) – Comando que em certos aparelhos de DVD exibe o título do filme em reprodução, além de ativar o menu de títulos na mídia para selecionar opções, desde que este recurso esteja disponível na mída.

TM - ( Telefonia )

TMR Aparece na tela quando programado para ligar ou desligar ou desligar automaticamene.



Toll free ( taxa livre )

Tools (ferramentas ) – Tecla que permite elecionar rapidamente as funções usadas com mais freqüência . ( TV )

Tom’s ou( Tomis) hardware ( Info )

Tone Toque com ou sem som na s teclas

Top [ tóp ] ( topo ) - Espécie de blusa feminina curtíssima que cobre apenas os seios.

Top flow system

Top less [ tópléss ] - ( sem a parte cima ) – Prática feminina de tomar sol sem a parte superior do biquini com o fim de bronzear também os seios.

Top marketing

Top menu

Top model [ tóp-módél ] – ( Alta modelo ) - Modelo que desfruta de fama internacional e que cobra altíssimo cachê para participar de desfiles de moda. Atende a um padrão e beleza, medidas, etc.

Top of mind [ tóp-óv-máind ] – ( topo da mente ) - Premiação anual que se dá às empresas de diferentes áreas cujos nomes são mais lembrados nas pesquisas feitas entre o público ( criado por Ênio Carvalho [ sócio-diretor de Marketing Consultoria ] implantado na Bahia desde 1995.









Touch screen

Tour [ túr ] – ( volta ) - Passeio que se faz para conhecer determinado lugar.

Tourne –

Towner

Toy – ( filhotes – 363 4020 )

TPM – ( Facilitador em TPM em ndústria )

TPS – Tae program Sensor – ( para localizar o iníco de ma faixa. Em fita cassete )

Tr ( em faixa ) rádio

Track ( ch/track ) ajusta manual do tracking ( VCR ) / Reproduz apeas 1 faxa de um dos CDs / Aparece no visor para reproduçãode uma música

Tracking ( controle VCR ) - Ajusta o tracking manualmente / busca sintonia

Trade Marke – Marca de fábrica. Expressão impressa em produtos industriais pra garantia da sua procedência.

Trailer [ trêilér ] – ( reboque ; ) - 1. Veículo de forma semelhante a uma casa, que se adapta à traseira de um automóvel para a prática de acampamento. 2. Exibição , em cinema ou televisão , de trechos de filme com exibição próxima. / é um conjunto monolítico formado pela carroceria com conjunto de dois eixos e pelo menos quatro rodas são engatados na carroceria do caminhão para o transporte, formando um conjunto de duas carrocerias puxodo por esse caminhão. / Trailer é um videoclipe bpara anunciar um filme de cinema, de televisão, um jogo eletrônico ou uma outra publicação.

Trainee [ trêini ] - ( estagiário ) - Pessoa em treinamento num departamento, fábrica, indústria, firma, etc.para exerecer determinada função

Trainning [ trêinin ] – ( trêino ) - Traje completo para a prática de esportes, especialmente corrida e caminhada.



Trance ( música )



Transfer

Transition – Tipo de lente

Trash [ trésh ] - ( lixo ) – Filme , geralmente de terror , que apresenta propositado mau gosto com cenas aberrantes e comediosas.

Trash metal – Vertente da música pesada que fundiu a técnica heavy metal com a fúria do punk.

Treb - Faixa de equalização.

Treble - Refere-se aos sons agudos (Tr)

Treiler Veículo estacionário usado como pequeno estabelecimento ( lanchonete ) comercial em lugar público.

Trial – Uma das várias categorias do motocross

Triathlontrip

Triband ( tel. )

Trip hop (gênero musical )



Trk ( ch/trk )

Truman – pág. 440

T-shirt ( t-shirt ) - Camisa de malha de mangas curtas.

Tume - Dá acesso ao ajuste desse horário e do volume que liga automaticamente o aparelho

Tuned – antena a ajustar

Tuner ( sintonizador ) – Comando de aparelho como o microsystem que selciona modo de captação de radio (AM , FM , etc. )

Tuner memory ( Memória do sintonizador ) – Recurso de que dispõe certos aparelhos como o microsystem de memorizar determinadas frequências para pronta sintonia.

Tunning ( sintonização ) – Comando de certos aparelhos como o micrsoystem que possibilita sintonizar estação de rádio.

Tunning down

Tunning up

Turbo - ( Teclado do computador / Assembler desenvovido pela

Borland International

Turbo picture – ( Imagem potencializada )- Para a imagem ficar mais brilhante e definida do que a imagem norma.

Turbo sound - ( Som potencializado ) O som fica mais enfatizado e amplificado do que o normal.

Tureco sound Liga ou desliga função turbo ( soweted ? )

Turn ( volta ) – Comando de aparelho eletro-eletrônico para sintonizar a estação da rádio desejada.

Turn down – ( volta para baixo ) – Comando de aparelho eletroeletrônico como microsystem que faz o sintonizador percorrer automaticamente o dial de cima para baixo parando sempre numa estação cujo sinal seja captado.

Turn up ( volta para cima ) – Comando de aparelho eletro-eletrônico como microsystem que faz o sintonizador percorrer automaticamente o dial de baixo para cima parando sempre numa estação cujo sinal seja captado.

TV ( de TV/Video ) Seleciona a entrada do sinal. TV ou video

TV CVR Seleção de canais pelo televsor e pelo video cassete

TV Power - Controle VCR



Tweed [ tuíd ] - ( ) - Tecido de lã, natural, áspero e em geral tramado com fios de duas ou mais cores.



Twist [ tuíst ] - ( ) - Tipo de dança.



Twitter [ ] - ( ) - Tipo de alto falante.







UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU





UBS – liga/ deliga o reforço de sons graves

UFOS [ Unidentified Flaying Object ] - ( Objeto Voador Não-Identificado)

UHF Ch 14 – Ch 69 - Ultra High Frequency ( Frequência ultra-alta. )



UHT Sistema de envasamento



Ultra band – ch 94 e ch 100 – ch 125

Ultra bass - (TV)

Ultra Mobile PC

Ultra Slim Design ( DVD )

Underground [ ândérgrâund ] ( subterrâneo ) - Música alternativa, aquela desenvolveu um número considerável de adeptos, sem no entanto obter sucesso comercial. Este tipo de música de um modo geral possui pouco ou nenhum apelo de massa, visibilidade ou presença comercial. Por extensão significa movimento ou grupo que atua fora dos padrões vigentes da sociedade, relacionando-se a movimentos de vanguarda, clandestinos e até subversivos. Assim, é também uma expressão usada para designar um ambiente cultural que foge aos padrões comerciais, aos modismos e que está fora da mídia, muito conhecido como Movimento Underground ou cena Underground.

UNESCO – United Natiosn Scientific and Cultural Organization ( Organização das Nações Unidas de Educação, Ciência e Cultura )

UNICEF - United Nations International Children’s Emergency Found - Fundo Internacional da Nações Unidas de Ajuda de Emergência à Infância )

Up - Na função rádio, percrre em ordem crescente as frequências das emissoras ( modo manual ), inicia a procura pela emissora seguinte / teclas

Upgrade [ âpgrêid ] – ( ) - Atualização de produto ( geralmente programa de computador) pela substituição da versão anterior por outra mais potente ou aperfeiçoada.

UPI – United Press International ( Agência de Notícias Americana )

Upper - Golpe no Box

USA – United States of America

USB – { Universal Serial Bus } - Tipo de conexão Plug and Play que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.

UsenetUSIS – United States Information Service ( Serviço de Informações dos Estados Unidos ) (?)











VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV





V - Inicial de vídeo na tecla

VAC [ Virtual Audio Cable ] –( Cabo de áudio virtual ) - Recurso de microsystem que permite para mapear áudio a partir de uma aplicação para outra ( hall / concert / coinema/ disco / arcade /cyber )







Vamp [ vâmp ] - ( vampira : forma reduzida ) - Mulher formosa, capaz de, por seus atrativos e astúcia, transtornar a cabeça dos homens; mulher fatal.

Van [ Vén ] - Perua de duas ou mais portas laterais , para seis ou mais passageiros.

VCD

VCR [ ví-cí-érr ] – ( Video Cassete Recorder ) – Indicador de video cassete. Tecla para



VDU [ ví-dí-iú ] - ( iniciais de Visual Display Unit ) -

VHF [ ví-êidj-éf ] - ( Very High Frequency ) – Frequência muito alta do espectro do rádio é a band( band) que se estende de 30Mhz até 300Mhz os comprimentos de onda que correspondem a essas frequências de limite são de 10 metros / Antena ch02 – ch13 / cabo 01 – 13

Vibe

Vibrike

Video [ vídél ] – ( videocassete ) / entrada

Video clip [ vídél clíp ] – ( vídeo ) - Take em que se apresentam cenas que se sucedem como ilustracão de uma determinada música que é executada concomitantemente.

Video game [ vídeo guêim ] - ( Jogo de vídeo ) - Jogo eletrônico no qual o jogador interage com imagens numa tela de vídeo.

Video Hit –

Video in - Entrada para videocassete, videolaser e gravador de minidiscos

Video out

Video Recording Format – Formato de gravação de vídeo ( um padrão unificado para gravação de vídeo

Video Search ( controle de VCR – avanço e retrocesso com imagem / video search – Avanço quadro a quadro / Avanço u retrocesso da imagem na reprodução.

Video tape – 1. Fita magnética usada em televisão para gravação de imagens, geralmenate associadas com o som, destinadas a futuras transmissões; tape. 2. Por ext. O processo pelo qual as produções de televisão são registradas nessa fita.

View finder ( na câmera digital )



VGA ( Info. ) ( celular ) Cânera VGA integrada.

VHS

Viking (1 e 2 ) – Sondas espaciais americanas para coleta de informações sobre o espaço – informações sobre Marte / Célebres missões que transmitiram imagens e conduziram experiências na superfície do planeta, voltadas para a detecção de vida. (1976 )

Village –

Vintage - ( equipamento de estúdio )

VIP [ vip ] – ( iniciais de Very Important Person ) –

VJ [ ví-jêi ] - ( iniciais de video jockey ) – Apresentador de programas de video clip.

Voiagers - Naves espaciais não tripuladas, destinadas a alcançar órbitas de diferentes planetas e ultrapassar as fronteiras do sistema solar(1 e 2 ) Imagens da atmosfera de Júpter, Saturno e anéis de Urano e Netuno

Voice tags – Armazena voz gravada no celular



Volley ball [ vôlêiból ] – ( bola ) - Esporte praticado em quadra apropriada que divide-se em duas partes por uma faixa de rede suspensa à altura acima da cabeça e por sobre a qual as equipes disputantes arremessam uma bola a qual deve ser rebatida em toque único sem que a deixe cair ao solo.



Volt [ vôlt ] – ( ) - Unidade de força eletromotriz, a qual, aplicada a um condutor cuja resistência seja de um ohm , produz corrente de um ampere



Voltage selector - seetor de voltagem

Voyager

Voyeur

VU - Unidade de Volume













WWWWWWWWWWWWWWWWWW

Waffer/Wafer

Waffle [ ] - ( ) - sm. Espécie de panqueca grossa, preparada em torradeira elétrica especial.

Wake up – Função do computador

Walkie-Talkie [ uólk-tólk ] – ( ) - Transmissor e receptor portátil para comunicação oral a curta distância.

Walkman [ uólki-mên ] - Aparelho sonoro portátil, composto de toca fitas, headphones e, geralmente, rádio AM- FM.

Walleriano – 1. Relativo a Augustus Volney Waller (1816 – 1870 ), fisiologista inglês. 2. Med. Diz-se do método que consiste em identficar a ragião das fibras nervosas, observando a direção da defenerescência após o corte do nervo.

Wall street

Wannabe – ( todo mundo é cool, jornalista ou Wannabe )

WAP – ( telefonia ) – via WAP

Ware -

Warrant [ uórrânt ] - ( garantia ) - Título nominativo e transmissível de garantia de mercadoria depositada em armazém geral.

WC [ ] - ( iniciais de water-closet { água ) - Compartimento sanitário com mictório, privada, pia, etc. / latrina com descarga de água.

WAP - Wireless Application Protocol – Processo que permite o acesso à internet pelo celular / ( protocolo de aplicação sem fio , ou Wireless Application Potocol ) é uma especificaão para um conjunto de protoclos de comunicação que padroniza o jeito com que os equipamentos sem fio como telefones celulares e transmissores de rádio podem ser usaos para acessar a internet, incuindo e-mail, world, wide web, grupos de notícias e conversa intrcalada pela internet ( padronizar equipamentos e sistemas de serviço )

Warrant – Dir. e Com. Título nominativo e transmissível de garantia pignoráticia que os armazéns gerais expedem sobre mercadorias nele depositadas. Wap – ( Abreviação em inglês para protocolo de apolicações sem fio)



Watergate [ uótergêit ] – ( ) – Escândalo político norte-americano / Escândalo na política americana em que assessores e agentes próximos ao Richard Nixon se envolveram em trama deespionagem em torno do Partido Democrata que revelou um grande esquema de corrupção da máquia administrativa 1947 Nixon renunciou por isso

Water loo [ uótérlú ] – Famosa batalha em que Napoleão foi derrotado pelas tropas inglesas e prusianas em

Waterpolo – Polo aquático.

Water resist [ uótér- resíst ] – ( resiste à água ) – Inscrição em relógios que indica serem à prova d‘água.

Watt [ uót ] – ( ) – Unidade de medida de potência de energia elétrica.

Wave [ uêivi ] – ( onda )

Way of life [ uêi-óv-láif ] -

Wear

Web ( tecido, teia )

Web can

Web design

Web log -( Web – rede / Log – diário )

Web master – Administrador de sites

Web site

Webway

Wednesday

Week-end [ uíkênd ] – ( fim de semana )

Weekly – Para ativar a programação semanal / na tela

Weimaraner

Welcome –

Weslayand – 1. Relativo ao metodismo, seita religiosa protestante fundada por Jonh

Wesley ( 1703 – 1791 ), teólogo inglês. 2. Que tem o caráter do metodismo. S.m. metodista.

Weste - ( ou westie ? ) - animais

Western [ uéstérn ] - ( ) - Filme ou romance cujo enredo se passa no oeste americano à época da sua ocupação.



Whisky [ uísquí ] – ( ) – Bebida alcoólica feita de grãos fermentados de cevada ou milho.



Whisky a go go

Wiclefismo – Doutrina religiosa de Jonh Wiclef (1320? – 1384 ) , um dos precursores da reforma.

Wide ( largo ) – Tecla de aparelho eletroeletrônico como TV que proporciona na tela o formato retangular de cinema da imagem.

Wide Range Voltage – Ajuste automático para qualquer tensão da rede elétrca.

Widescreen –permite que as TVs de tela comprida tenham uma imagem perfeita, sem as tarjas pretas horizontais.

Wildiano – 1. Relativo a Oscar Wild (1654 – 1900 ) – Escritor e teólogo irlandês. 2. Que tem o caráter das obras de Oscar Wilde. Sm. Adepto das concepções literárias de

Oscar Wilde.

Winchester [ uínchéstér ] - ( ) - O disco rígido do computador, onde são rmazenados os programas instalados no aparelho. 2. Rifle de dois canos de calibre 0,30

Windows [ uíndôus ] – ( janelas ) – Uma janela é uma visível em separado na tela na tela do computador em um sistema que permite visões múltiplas áreas como Grafcal User Interface . As janelas são gerenciadas por um gerenciador de janelas como parte de um sistema de janelas.

Windsurf [ uíndsârf ] ( surf ao vento ) – Esporte que se pratica sobre uma prancha provida de vela e que desliza sobre as águas pela ação do vento na vela. É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela entre 2 a 5 metros de altura e consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento.

Wingnut

Winner [ uínér ] – ( vencedor ) – Indica o ganhador de uma partida em jogos eletro-eletrônicos.

Winut

Wireless (sem fios)

WMA – Arquivo que podeou não ser reproduzido / formato de disco

W. O. –

Wonkytechno - Ritmo radical da dance music

Woofer [ uúfér ] – ( ) - Alto-falante para sons graves

Woodstock – ( 1968 ) Encontro de hippies do mundo inteiro para um festival musical. pg. 499

Word [ uôrd ] – Na arquitetura dos computadores , uma palavra é uma unidade de dados que pode ser movida em uma simples operação de armaznamento para um registrador de processos // uma palavra pode conter uma instrução, um endereço armazenado ou um dado de aplicação que pode ser manipulado.

Wordshop [ uôrdshóp ] - ( ) - 1. Nome dado nos EUA e Inglaterra a diversas escolas teatrais de vanguarda, na década de 40. 2. P.ext. Reunião de trabalho na qual os participantes desenvolvem atividades relacionadas a um tema determinado

Workshop

World music [ uôrdmiusic ] – ( música do mundo ) – Tendência musical em que se usa várias rítmicas de diferentes países, culturas, etc. , a partir de pesquisas realizadas de diferentes gêneros musicais.

World wide web ( ampla rede mundial )- Refere-se aos recursos e usuários da internet que usam o protocolo de transmissão de hypertexto ) ( HTTP ) ; é o universo e informações acessíveis pela rede.

Workaholic [ uôrkarólic ] - ( ) - Indivíduo viciado em trabalho.

Worm ( verme )

Wow and flutter ( 0,15 por cento )

WRESTLING – ( LUTA )

WSC { World Wide Web Consortium } – Inventado por Berners-Liu

WWW – World wide web



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX







X-Bass – { X-Baixo ) – Comando de aparelho como o microsystem que reforça os sons graves.

Xerox

X-tone – Acesso à função que reforça graves e agudos

XTS - Em aparelhos como hometheater faz o som de efeito natural e realístico







YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY



Yahoo –Site que organiza a outros sites da World Wide Web em hierarquia de tópicos e categoria

Yankee [ iánqui ] - ( ) -

Year – ( na tela )

Yesterday

You

Yes

Youn



Yorkshire Espécie de cachorro

Yorkshire terrier

Youtube

Yuppie [ iúpíi ] - ( ) - Designação , em geral pejorativa, aplicada a certos adultos da classe média alta, especialmente profissionais executivos, por seu comportamento consumista e pela ausência de perspectiva social em sua filosofia de vida. 2. Relativo a ou próprio desses indivíduos.











ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ





Zero back – Busca o ponto zero do contador ( controle de VCR )

Zipper [ zípér ] – ( zíper ) – Fecho de correr para roupas com calça, blusa, calçado, bolsa,etc.

Zoo

Zoom - ( zoom) -Em filmagem ou fotografia, refere-se ao mecanismo do aparelho que aproxima ou afasta a imagem a ser trabalhada. Em aparelho eletro-eletrônico, é um comando que amplia, e reduz após ampliada , a imagem reproduzida na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário